quinta-feira, 1 de julho de 2010

Paraplegia e Tetraplegia - Parte 3

Paraplegia e Tetraplegia - Parte 3

Postado por: Vera (Deficiente Ciente) | Categoria(s):  | Postado: Sexta-feira, Agosto 28, 2009

0

Caro leitor,

Dando continuidade ao assunto sobre paraplegia e tetraplegia conheceremos, hoje, no blog Deficiente Ciente, as consequências motoras das lesões.

Conseqüências Motoras da Paraplegia e da Tetraplegia

Nas lesões medulares completas, o comprometimento mais importante e mais conhecido da sociedade é a perda da capacidade de locomoção. As lesões completas implicam o uso de cadeira de rodas por toda a vida.

As lesões medulares incompletas, apesar de mais raras, ocorrem também em nível expressivo, e implicam o uso permanente de cadeira de rodas, tutores (curtos ou longos) e/ou andadores.
Uma lesão abaixo de C4 permite que a pessoa seja mantida com vida, desde que atendida de imediato, com socorro adequado, e levada urgentemente para um centro especializado em lesões medulares. As lesões cervicais provocam também redução da capacidade respiratória, já que os músculos intercostais passam a apresentar uma paresia. Da mesma forma, está comprometida a maioria dos músculos do tronco, dos braços e das pernas. A pessoa perde a preensão dos dedos da mão. No entanto, nas lesões cervicais, o deltóide, parte do bíceps e o peitoral menor permanecem funcionais, e com eles os tetraplégicos são capazes de digitar um computador, dirigir carros, nadar, praticar atletismo, jogar rugby, tênis em cadeiras de rodas, etc., bem como estudar e exercer as mais variadas profissões.

As lesões nas regiões mais baixas da medula torácica não comprometem a função respiratória.

Os comprometimentos podem apresentar os mais diversos graus. Eles variam de discretos enfraquecimentos das capacidades neurológicas até uma total perda funcional.



Conseqüêcias não-motoras da Paraplegia e da Tetraplegia
Nas lesões medulares, juntamente com os comprometimentos das funções motoras, são acometidos também a sensibilidade, os reflexos, o sistema simpático-parasimpático, sendo afetados ainda os esfíncteres anal e urinário.

Entre as conseqüências não-motoras da paraplegia e da tetraplegia, apresentam maior importância:

  • Tendência a ocorrer escaras (úlceras) de decúbito. As escaras são uma “porta aberta” para infecções. (Veja matérias nesse blog, Deficiente Ciente, sobre as úlceras de decúbito ou escaras.)
  • Os atletas e técnicos devem ser sensibilizados para o fato de que as escaras implicam tratamento sério, já que podem evoluir para um quadro bem pior, e devem ser consideradas como um fator que, temporariamente, restringe a prática esportiva;
  •  Tendência a ocorrer infecções urinárias, que podem provocar insuficiências renais;
  • Contraturas;
  • Osteoporose;
  • Disfunção do sistema de regulação térmica. Os tetraplégicos e os paraplégicos com lesão acima de aproximadamente T5 não apresentam sudorese suficiente para compensar o estresse térmico. Com isso, salas de aula abafadas, ginásios abafados e mal ventilados e demais ambientes quentes, tais como em piscinas, praias ou quadras; assim como em carros estacionados ou em engarrafamentos no trânsito em horários quentes, etc., podem provocar desmaio ou, caso não sejam adotadas medidas que permitam a compensação térmica, até mesmo a morte por estresse térmico. Em função disso, devem ser adotadas medidas que assegurem a compensação do estresse térmico, tais como: ingestão de líquidos antes, durante e após a prática esportiva; alternância, se for possível, da exposição ao calor com a permanência em lugares mais frescos, etc.;
  • Perda de sensibilidade (dor, frio, calor, tato, contato, propriocepção postural, etc.);
  • Disfunção da atividade da bexiga e do intestino. A bexiga do paraplégico e do tetraplégico é denominada de neurogênica. Atingindo um certo volume, automaticamente ela se esvazia, como no caso de bexigas de crianças menores. Isto implica o uso de fraldas (fralda geriátrica no caso de adultos) e/ou de sondas;
  • Redução da pressão arterial e da pressão nos vasos sangüíneos, dificultando a circulação de “retorno”;
  • Comprometimentos da sexualidade. (Veja matérias nesse blog, Deficiente Ciente, sobre a sexualidade e a pessoa com deficiência.


Leia mais: http://www.deficienteciente.com.br/2009/08/paraplegia-e-tetraplegia-parte-2.html#ixzz0sURNOnqq
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: