quinta-feira, 1 de julho de 2010

Significado Funcional do Nível da Lesão Medular

Significado Funcional do Nível da Lesão Medular

Postado por: Vera (Deficiente Ciente) | Categoria(s):  | Postado: Terça-feira, Novembro 24, 2009

4

Vimos no blog Deficiente Ciente  algumas matérias sobre o que é paraplegia e tetraplegia. Hoje vamos conhecer os níveis da lesão medular.

"Embora possam ser mencionadas princípios gerais para o tratamento da lesão da medula, o programa específico para um paciente precisa ser modificado de acordo com o nível da lesão. Quanto mais baixo for o nível da lesão, maior a quantidade de força muscular disponível para o paciente na reabilitação. O conhecimento dos níveis críticos torna possível a predição da função final na ausência de complicações no indivíduo com lesão medular bem treinado e motivado.

Quarto Nível Cervical:
Pacientes tetraplégicos nos quais o quarto segmento cervical está poupado tem bom uso dos esterno-mastóideos e trapézios e músculos paravertebrais cervicais superiores. Eles são incapazes de função voluntária nos membros superiores, tronco ou membros inferiores. Os membros superiores completamente paralisados podem ser apoiados em órteses de antebraços equilibrados.

Quinto Nível Cervical:
Paciente com quinto segmento cervical funcional pode usar os músculos deltóide e bíceps para realizar as atividades da vida diária. A fraqueza parcial do deltóide e do bíceps pode fazer com que o uso de uma órtese de antebraço equilibrada para apoio do cotovelo e ombro, especialmente nos estágios iniciais do programa de reabilitação.

Paciente tetraplégico cuja lesão está abaixo do quinto segmento cervical podem se alimentar, realizar algumas atividades de toucador, ajudar a vestir o membro superior, ajudar a colocar a órtese, empurrar suas cadeiras de rodas por pequenas distâncias.

Pacientes com lesão dos quarto e quintos segmentos cervicais necessitam de ajuda para erguerem-se e ficarem em pé.

Sexto Nível Cervical:
O paciente com lesão abaixo desse nível pode realizar todas as atividades do paciente com lesão mais alta e ainda é capaz de cooperar mais no vestir. A partir desse nível, os indivíduos devem ser capazes de dirigir um automóvel com controles manuais e equipamento adaptativos adicional.

 Sétimo Nível Cervical:
Os principais acréscimos funcionais são o uso do tríceps e dos flexores e extensores extrínsecos. Este paciente é capaz de transferir-se do leito par a cadeira e ainda pegar e soltar e gradamente objetos com a mão sem o uso de splints". (foto ao lado)

Fonte: http://www.wgate.com.br/

Veja também nesse blog
:
Paraplegia e Tetraplegia- Parte1
Paraplegia e Tetraplegia- Parte 2 
Paraplegia e Tetraplegia- Parte 3 
Escaras: um pesadelo... Parte 1
Escaras: um pesadelo... Parte 2
Escaras: um pesadelo... Parte 3
Escaras: um pesadelo... Parte 4
Almofadas Anti escaras


Leia mais: http://www.deficienteciente.com.br/2009/11/significado-funcional-do-nivel-da-lesao.html#ixzz0sURfPrS4
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: