domingo, 25 de julho de 2010

Clodoaldo Silva é convocado para o Mundial da Holanda

Convocação é o primeiro passo para as Paraolimpíadas em Londres 2012



O "Tubarão das Piscinas", Clodoaldo Silva, está de volta com força total. Ele foi convocado e vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Natação Paraolímpica do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), que será realizado na cidade holandesa de Eindhoven, entre os dias 15 e 21 de agosto. A convocação foi feita na última semana, pelo departamento técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e é o primeiro passo do potiguar rumo as Paraolimpíadas de Londres em 2012.







A volta às piscinas em competições oficiais aconteceu em abril deste ano, após quase dois anos parado. Três meses depois de ir para água, Clodoaldo Silva foi convocado para o mundial. Recuperado de um desgaste dos discos invertebrados, diagnosticado no Parapan-americano em 2007, em Pequim, o atleta potiguar volta às competições internacionais cheio de ânimo. Clodoaldo também mudou de categoria, passando da S4 para a S5, ou seja, ele compete agora com atletas de comprometimento menor que a sua deficiência.







O principal objetivo de Clodoaldo é a Paraolimpíada de Londres em 2012, para isso ele traçou duas importantes metas que servirão como um “treinamento de luxo”, como ele mesmo chama, para 2012. A primeira delas ele acabou de conquistar, que era ser convocado e participar do mundial de natação na Holanda, a segunda é o Parapan-americano, em Guadalara, no México em 2011. “Vou nadar várias provas nestas duas competições, para conseguir me preparar bem e chegar em Londres, brigando por medalhas douradas”, explicou o atleta.







Clodoaldo compete pela Associação Niteroiense dos Deficientes Fisicos (Andef). Para buscar índices ainda melhores em função de sua reclassificação, o “Tubarão das Piscinas” está treinando forte. São treinos diários de até sete horas, divididos entre piscina, academia, flexibilidade e Medicine Ball.







“Desde o ano passado, estou nadando forte numa rígida rotina de treinos e dietas, para recuperar o tempo e a forma física perdidos. Para o mundial, me sinto pronto novamente. Estou muito otimista e confiante. Quero brigar pra trazer medalhas para o Brasil”, disse Clodoaldo.







O Campeonato Mundial de Natação Paraolímpica, que é a segunda maior competição da modalidade perdendo apenas para as Paraolimpíadas, começou em 1998, apenas em Piscinas Longas (50m). A primeira edição aconteceu em Christchurch (Nova Zelândia), em 2002 a competição ocorreu em Mar del Plata (Argentina), em 2006 em Durban (África do Sul) e em 2009 a disputa foi em solo brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, com a estréia em Piscinas Curtas (25m). Nesta última etapa, o Brasil fez bonito abocanhando 44 madalhas e ficando em 4º lugar no ranking geral, atrás da Rússia (1º lugar), Austrália (2º) e Estados Unidos (3º).







A delegação verde-amarela, que embarca para Holanda no dia 3 de agosto, será formada por 24 atletas. Clodoaldo retorna junto com os outros nadadores e com a comissão técnica, no dia 22 do mesmo mês para o Brasil. Atualmente, o atleta potiguar está se preparando em Natal para competição, onde fica até o dia 20 deste mês.

Nenhum comentário: