sexta-feira, 23 de julho de 2010

ALONGAMENTO ÓSSEO




Crédito para  a página da Internet CLÍNICA DE CRESCIMENTO INFANTIL

http://www.baixaestatura.com.br/alongamento.asp



Funções do Hormônio de Crescimento :::


http://www.baixaestatura.com.br/funcoesdohormonio.asp

O Hormônio de Crescimento (HC) tem as maiores e mais importantes funções do organismo humano. E por incrível que possa aparecer, ele tem pouca ação direta no crescimento do ser humano. Quem faz crescer é o hormônio IGF-1, produzido n o fígado e que é estimulado pelo HC

O órgão que mais produz HC antes do nascimento é a placenta, Após a fecundação a Placenta aumenta em 100 vezes a produção do HC e este estimula o IGF-1 materno a produzir o crescimento fetal. Por isso que as gestantes estão sempre felizes, com a pele melhorada e com disposição. Também por causa disso que algumas mulheres têm os pés (e até a altura) aumentados durante a gravidez.

No Quadro 13, vemos as funções gerais do HC. Como o HC é produzido em pequenas quantidades, se a criança pratica muito esporte, ele é direcionado para a massa muscular, óssea e manutenção da atividade física e ficará em falta para o crescimento e memória.

Caso falhem todas as tentativas de crescimento no adolescente, ainda podemos fazer o Alongamento Ósseo, que é uma espécie de cirurgia que promove o crescimento das pernas e que dão um aspecto equilibrado conforme mostram os Quadros abaixo.




Exames necessários para o Diagnósticos de Baixa Estatura :::


Nem todas as crianças precisam dos exames abaixo

Só pedimos a Teste da Clonidina para crianças com altura fora das Curvas de Crescimento. Outros só são pedidos quando a Puberdade já está se manifestando

Também damos pouco valor a Idade Óssea pelas mãos, visto elas serem as primeiras a se calcificar. Damos prioridade para o R-X dos joelhos, pois 60% do crescimento se devem a eles.

Tratamento da Baixa Estatura :::
http://www.baixaestatura.com.br/tratamento.asp


O tratamento da baixa estatura envolve várias etapas. Independente da patologia, a parte Psicológica deve ser tratada primeira. Criança feliz, já é metade do tratamento. Preconceitos, estresses, excesso de atividade cultura ou desportiva, excesso de proteção ou carência afetiva, irão influenciar negativamente no tratamento.





No Quadro 16, exemplificamos o bem estar do paciente

Excesso de Esporte ( Over Training )
http://www.baixaestatura.com.br/excesso.asp


Crianças baixas devem praticar esportes com moderação, sem se cansar e sem praticar atividades competitivas.


Nenhum esporte, em excesso, ajuda a crescer. Pelo contrário, atrapalham a estatura final. Crianças altas vão jogar Vôlei, ou Basquete, não que estes esportes melhorem a altura.
 
Porque ser alto:::
http://www.baixaestatura.com.br/porqueseralto.asp
 
Exigência social

Figurinistas, modelos, grandes personalidades fazem a exigência

Mercado competitivo

Nos USA, o candidato mais alto tem preferência à vaga
Maior representabilidade empresarial

Limitações na Atividade Básica da Vida Diária

Grandes máquinas, caminhões e automóveis são programados pela média alta dos consumidores.

Preocupação com a estética

Pessoas altas são mais vistas, se sobressaem melhor inclusive nos esportes

Pessoas altas são mais vistas, se sobressaem melhor inclusive nos esportes

Neurose da altura

O alto precisa ser conquistado, escalado

Na altura temos uma visão maior da distância.


Porque tratar também adultos e idosos :::


http://www.baixaestatura.com.br/porquetratar.asp


Descobrimos também que o idoso e o recém nascido tem os mesmos problemas e as mesmas deficiências. Após os 89-90 anos o metabolismo do idoso se assemelha ao dos prematuros.


Graças a meu pai, que com 80 anos de idade (em 1980) apresentou um quadro inicial do Mal de Alzheimer e um Carcinoma Prostático, e cuja sobrevida era de apenas 3 anos, mudamos drasticamente nossos estudos para a Deficiência Hormonal do Idoso e constatamos que as mesmas eram similares aos dos Prematuros e que o tratamento poderia ser o mesmo.

Hoje, passados 14 anos, meu pai atualmente com 95 anos está curado do Alzheimer, do Câncer de Próstata e com aparência física e idade biológica de 72 anos de idade.


Nos Prematuros a deficiência hormonal é pela ausência de produção e nos Idosos pela perda da capacidade de manter os níveis hormonais em quantidade suficiente para a sobrevida e resistência humoral.

E como todo mundo costuma descobrir, depois de certa idade os idosos se transformam em crianças, precisam de alimentação especial na boca, fraldas e muito carinho. Daí a existência de uma Clínica do Envelhecimento Saudável, juntamente com uma Clínica Pediátrica, pois os tratamentos e condutas são as mesmas, muda apenas o tamanho do paciente


Esportes e Baixa estatura :::


http://www.baixaestatura.com.br/esportes.asp




Nenhum esporte ajuda a crescer.....Pelo contrário.....Atrapalha o crescimento



Excesso de esporte promove baixa estatura, pois a liberação hormonal da atividade esportiva excessiva leva ao fechamento precoce das cartilagens de crescimento pelo consumo do IGF-1 e a produção antecipada de hormônio anabolizantes (Testosterona, DHEA e etc.)



Criança alta vai jogar Vôlei , não o Vôlei leva a alta estatura. O mesmo ocorre com a natação, basquete, tênis e etc. No Quadro 7 vemos as idades corretas para a prática esportiva



O problema é que nossos professores de educação física confundem criança saudável com campeão olímpico, forçando demais a pratica esportiva.

Herança Genética:::
http://www.baixaestatura.com.br/herancagenetica.asp

O Gene responsável pela altura é o SHOX, um Gene Pseudo Autossômico ligado principalmente ao X.




Isso quer dizer que a mulher é a responsável pela altura dos filhos e não o homem, pois este recebe o seu X de sua mãe e o transmitirá aos filhos. Ou seja, ou a mãe ou a avó paterna são as responsáveis pela herança da altura. No Quadro 4 temos exemplo das várias formas genéticas possíveis.


Baixa estatura


Informações gerais

Tratamento



Definição:



Termo relativo referente a qualquer pessoa que esteja mais de dois desvios-padrão abaixo da altura mediana (aproximadamente nos 5% mais baixos), quando comparada com outras pessoas da mesma idade e do mesmo sexo.



Considerações gerais:



Baixa estatura é um termo relativo aplicado a crianças ou adolescentes que estejam nitidamente abaixo da altura mediana de outras crianças e de outros adolescentes da mesma idade.



A baixa estatura não é necessariamente um sintoma ou um sinal. Um casal relativamente baixo, mas absolutamente normal, pode ter uma criança baixa, porém absolutamente normal, que fique abaixo da marca dos dois desvios-padrão de altura. Por outro lado, a baixa estatura pode ser um sintoma de uma condição médica e, como muitas dessas condições têm tratamento, ela deve ser avaliada pelo médico.



Causas comuns:



baixa estatura familiar ou baixa estatura genética (a altura herdada está abaixo da média, mas é normal)

puberdade tardia (uma das causas de baixa estatura temporária, é autocorretiva, até alcançar a altura normal)

puberdade precoce

hipotireoidismo congênito

hipotireoidismo

acondroplasia

hipopituitarismo (nanismo pituitário)

craniofaringioma

progeria

síndrome de Morquio

síndrome de Noonan

osteogênese imperfeita

raquitismo

síndrome de Russell-Silver

síndrome de Sanfilippo

síndrome de Turner

síndrome de Cockayne

síndrome de Rothmund-Thomson

síndrome de Bloom

síndrome de Seckel

síndrome de Cornelia de Lange

síndrome de Hallerman-Streiff

síndrome de Aarskog

carcinoma adrenocortical

pneumonia por hidrocarboneto

Obs.: Este problema pode ter outras causas. A lista não menciona todas elas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas desse sintoma podem incluir doenças pouco comuns e medicamentos. Além disso, as causas variam conforme a idade e sexo da pessoa afetada. Utilize a opção Sintomas para explorar as explicações possíveis para a ocorrência deste distúrbio, seja isolado ou combinado com outros problemas.




Nenhum comentário: