Enade 2010 avaliará os cursos de
Educação Física das universidades
brasileiras
Exame avalia estudantes do ensino superior.Prova ocorrerá em 21 de novembro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) definiu, em portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14), quais serão os conteúdos cobrados na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano.
Segundo as portarias, a prova, de quatro horas de duração, terá a avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada curso.
Deverão fazer o exame estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição,
odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além dos cursos
superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão
ambiental e radiologia.
Na prova com questões gerais, será cobrada a formação de um profissional ético,
competente e comprometido, segundo o texto.
Essa parte da prova terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla
escolha, que abordarão situações-problema, simulações, estudos de caso e interpretação
de textos, de imagens, de gráficos e de tabelas.
Alguns dos temas que serão cobrados na parte de questões gerais são ecologia,
biodiversidade, arte, cultura e filosofia, mapas, exclusão e minorias, vida urbana e
rural, relações de trabalho, globalização, relações de gênero, violência, terrorismo,
relações de trabalho, propriedade intelectual.
Ainda em formação geral, serão cobradas as capacidades de ler e interpretar textos;
analisar e criticar informações; extrair conclusões por indução e/ou dedução;
estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
detectar contradições; fazer escolhas valorativas, avaliando conseqüências,;questionar
a realidade e argumentar coerentemente.
Segundo o texto, as questões discursivas avaliarão aspectos como clareza,
coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e
correção gramatical do texto.
A parte específica da prova terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de
múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
O exame será aplicado no dia 21 de novembro, às 13h. O exame havia sido
marcado inicialmente para o dia 7 de novembro, mas a data foi alterada devido
ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro.
Em agronomia, será cobrado, na área de formação básica, o aprendizado em
matemática, física, química, biologia, estatística, informática e expressão gráfica.
Na área profissional, cairão temas relacionados a solos, fitotecnia, fitossanidade,
economia, administração e extensão rural, zootecnia, engenharia rural, ecologia
e manejo ambiental, horticultura, silvicultura, tecnologia de produtos agropecuários,
metodologia científica e experimentação e deontologia.
Em biomedicina, o profissional deve ter formação generalista, humanista,
crítica e reflexiva. A prova incluirá abordagens, processos e métodos físicos,
químicos, matemáticos, estatísticos e de bioinformática; bases moleculares
e celulares dos processos normais e alterados da estrutura e função dos
tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos,
parasitológicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos do processo
saúde-doença; dimensões da relação indivíduo/sociedade; e processos
relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia,
genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores
predisponentes à doença e serviços complementares, incluindo-se o diagnóstico laboratorial.
Em educação física: cobrará conhecimentos filosóficos, antropológicos, sociológicos
e históricos que enfocam aspectos éticos, culturais, estéticos e epistemológicos; o
ser humano nos aspectos morfológicos, fisiológicos e biomecânicos; mecanismos e
processos do desenvolvimento humano, contemplando aspectos motores, aquisição
de habilidades e fatores psicológicos; características e diferentes formas de realização
de jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas/artes marciais, lazer e exercício
físico/atividade física; procedimentos éticos, métodos e técnicas de estudo e pesquisa
aplicados aos processos de intervenção profissional; fundamentos teórico-metodológicos
articulados ao processo de ensino-aprendizagem, de gestão e organização das diversas
possibilidades de intervenção do profissional. Em enfermagem: cobrará bases biológicas
e sociais da enfermagem, como estrutura, evolução e funcionamento dos sistemas do ser
humano nas dimensões física e mental, cidadania e saúde: saúde coletiva, sistema único de
saúde; história da enfermagem, legislação, ética e bioética em enfermagem; processo de i
nvestigação em saúde/enfermagem: metodologia científica; biossegurança; assistência
de enfermagem, como avaliação do estado de saúde/doença do ser humano, em todo
seu ciclo vital; administração em enfermagem e educação.
Segundo as portarias, a prova, de quatro horas de duração, terá a avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada curso.
Deverão fazer o exame estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição,
odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além dos cursos
superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão
ambiental e radiologia.
Na prova com questões gerais, será cobrada a formação de um profissional ético,
competente e comprometido, segundo o texto.
Essa parte da prova terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla
escolha, que abordarão situações-problema, simulações, estudos de caso e interpretação
de textos, de imagens, de gráficos e de tabelas.
Alguns dos temas que serão cobrados na parte de questões gerais são ecologia,
biodiversidade, arte, cultura e filosofia, mapas, exclusão e minorias, vida urbana e
rural, relações de trabalho, globalização, relações de gênero, violência, terrorismo,
relações de trabalho, propriedade intelectual.
Ainda em formação geral, serão cobradas as capacidades de ler e interpretar textos;
analisar e criticar informações; extrair conclusões por indução e/ou dedução;
estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
detectar contradições; fazer escolhas valorativas, avaliando conseqüências,;questionar
a realidade e argumentar coerentemente.
Segundo o texto, as questões discursivas avaliarão aspectos como clareza,
coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e
correção gramatical do texto.
A parte específica da prova terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de
múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
O exame será aplicado no dia 21 de novembro, às 13h. O exame havia sido
marcado inicialmente para o dia 7 de novembro, mas a data foi alterada devido
ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro.
Em agronomia, será cobrado, na área de formação básica, o aprendizado em
matemática, física, química, biologia, estatística, informática e expressão gráfica.
Na área profissional, cairão temas relacionados a solos, fitotecnia, fitossanidade,
economia, administração e extensão rural, zootecnia, engenharia rural, ecologia
e manejo ambiental, horticultura, silvicultura, tecnologia de produtos agropecuários,
metodologia científica e experimentação e deontologia.
Em biomedicina, o profissional deve ter formação generalista, humanista,
crítica e reflexiva. A prova incluirá abordagens, processos e métodos físicos,
químicos, matemáticos, estatísticos e de bioinformática; bases moleculares
e celulares dos processos normais e alterados da estrutura e função dos
tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos,
parasitológicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos do processo
saúde-doença; dimensões da relação indivíduo/sociedade; e processos
relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia,
genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores
predisponentes à doença e serviços complementares, incluindo-se o diagnóstico laboratorial.
Em educação física: cobrará conhecimentos filosóficos, antropológicos, sociológicos
e históricos que enfocam aspectos éticos, culturais, estéticos e epistemológicos; o
ser humano nos aspectos morfológicos, fisiológicos e biomecânicos; mecanismos e
processos do desenvolvimento humano, contemplando aspectos motores, aquisição
de habilidades e fatores psicológicos; características e diferentes formas de realização
de jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas/artes marciais, lazer e exercício
físico/atividade física; procedimentos éticos, métodos e técnicas de estudo e pesquisa
aplicados aos processos de intervenção profissional; fundamentos teórico-metodológicos
articulados ao processo de ensino-aprendizagem, de gestão e organização das diversas
possibilidades de intervenção do profissional. Em enfermagem: cobrará bases biológicas
e sociais da enfermagem, como estrutura, evolução e funcionamento dos sistemas do ser
humano nas dimensões física e mental, cidadania e saúde: saúde coletiva, sistema único de
saúde; história da enfermagem, legislação, ética e bioética em enfermagem; processo de i
nvestigação em saúde/enfermagem: metodologia científica; biossegurança; assistência
de enfermagem, como avaliação do estado de saúde/doença do ser humano, em todo
seu ciclo vital; administração em enfermagem e educação.
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