terça-feira, 20 de julho de 2010

Enade 2010 avaliará os cursos de Educação Física das universidades brasileiras

Enade 2010 avaliará os cursos de 

Educação Física das universidades 

brasileiras

Exame avalia estudantes do ensino superior.
Prova ocorrerá em 21 de novembro.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) definiu, em portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14), quais serão os conteúdos cobrados na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano.

Segundo as portarias, a prova, de quatro horas de duração, terá a avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada curso.

Deverão fazer o exame estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição,
odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além dos cursos
superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão
ambiental e radiologia.

Na prova com questões gerais, será cobrada a formação de um profissional ético,
competente e comprometido, segundo o texto.

Essa parte da prova terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla
escolha, que abordarão situações-problema, simulações, estudos de caso e interpretação
de textos, de imagens, de gráficos e de tabelas.

Alguns dos temas que serão cobrados na parte de questões gerais são ecologia,
biodiversidade, arte, cultura e filosofia, mapas, exclusão e minorias, vida urbana e
rural, relações de trabalho, globalização, relações de gênero, violência, terrorismo,
relações de trabalho, propriedade intelectual.

Ainda em formação geral, serão cobradas as capacidades de ler e interpretar textos;
analisar e criticar informações; extrair conclusões por indução e/ou dedução;
estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
detectar contradições; fazer escolhas valorativas, avaliando conseqüências,;questionar
 a realidade e argumentar coerentemente.

Segundo o texto, as questões discursivas avaliarão aspectos como clareza,
coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e
 correção gramatical do texto.

A parte específica da prova terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de
múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

O exame será aplicado no dia 21 de novembro, às 13h. O exame havia sido
marcado inicialmente para o dia 7 de novembro, mas a data foi alterada devido
ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro.

Em agronomia, será cobrado, na área de formação básica, o aprendizado em
matemática, física, química, biologia, estatística, informática e expressão gráfica.
Na área profissional, cairão temas relacionados a solos, fitotecnia, fitossanidade,
economia, administração e extensão rural, zootecnia, engenharia rural, ecologia
 e manejo ambiental, horticultura, silvicultura, tecnologia de produtos agropecuários,
metodologia científica e experimentação e deontologia.

Em biomedicina, o profissional deve ter formação generalista, humanista,
crítica e reflexiva. A prova incluirá abordagens, processos e métodos físicos,
 químicos, matemáticos, estatísticos e de bioinformática; bases moleculares
e celulares dos processos normais e alterados da estrutura e função dos
tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos,
parasitológicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos do processo
saúde-doença; dimensões da relação indivíduo/sociedade; e processos
relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia,
 genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores
 predisponentes à doença e serviços complementares, incluindo-se o diagnóstico laboratorial.

Em educação física: cobrará conhecimentos filosóficos, antropológicos, sociológicos
e históricos que enfocam aspectos éticos, culturais, estéticos e epistemológicos; o
ser humano nos aspectos morfológicos, fisiológicos e biomecânicos; mecanismos e
processos do desenvolvimento humano, contemplando aspectos motores, aquisição
de habilidades e fatores psicológicos; características e diferentes formas de realização
de jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas/artes marciais, lazer e exercício
físico/atividade física; procedimentos éticos, métodos e técnicas de estudo e pesquisa
aplicados aos processos de intervenção profissional; fundamentos teórico-metodológicos
articulados ao processo de ensino-aprendizagem, de gestão e organização das diversas
possibilidades de intervenção do profissional. Em enfermagem: cobrará bases biológicas
 e sociais da enfermagem, como estrutura, evolução e funcionamento dos sistemas do ser
humano nas dimensões física e mental, cidadania e saúde: saúde coletiva, sistema único de
 saúde; história da enfermagem, legislação, ética e bioética em enfermagem; processo de i
nvestigação em saúde/enfermagem: metodologia científica; biossegurança; assistência
de enfermagem, como avaliação do estado de saúde/doença do ser humano, em todo
seu ciclo vital; administração em enfermagem e educação.

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