sábado, 24 de julho de 2010

Famílias (de pessoas com deficiências intelectuais) têm dificuldades em aderir programa contra obesidade

iNFOATIVO.DEFNET  Nº 4450 - ano 14 - 23/07/2010

EDIÇÃO EXTRA

Editor Responsável - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade - CREMESP 103282

http://infoativodefnet.blogspot.com  

  www.defnet.org.br  

RETRANSMITE E SOLICITA DIFUSÃO NA INTERNET 
Famílias (de pessoas com deficiências intelectuais) têm dificuldades em aderir programa contra obesidade

Publicado por Júlio Bernardes em 22 de julho de 2010 - 19:05 - Categoria: Saúde
As questões socioeconômicas e de dinâmica familiar são as maiores dificuldades apontadas por familiares de crianças e adolescentes com deficiência intelectual para a orientação e prevenção das consequências da obesidade. É o que revela uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP que defende a criação de políticas públicas e maiores opções de atendimento para essa população, especialmente junto às famílias de baixa renda.
fisioterapeuta Cláudia Queiroz, autora da pesquisa, atua em um programa para orientar e  prevenir  sobre complicações da obesidade oferecido por uma instituição para portadores de deficiência intelectual na Zona Norte de São Paulo. Lá, a pesquisadora analisou as principais dificuladades relatadas pelas famílias participantes.  Cláudia conta que a equipe é composta por uma psicóloga, uma neuropediatra e uma fisioterapeuta. “Em média, são atendidos de 45 a 50 crianças e adolescentes obesos por mês, e seus familiares, em reuniões mensais de orientação ou, em casos mais críticos, com atendimento quinzenal.”
Além da dificuldade financeira para adquirir alimentos considerados saudáveis e para matriculá-los em uma academia, os familiares citam a falta de tempo para acompanhar seus filhos nas atividades físicas e a falta de preparo dos profissionais atuantes nestes estabelecimentos. “A obesidade tem crescido entre crianças e adolescentes como um todo e, no caso dos jovens com deficiência intelectual, existem ainda outros agravantes como possíveis distúrbios hormonais, alterações cardio respiratórias e pouca atividade física, que favorecem a uma vida sedentária e, consequentemente, a ocorrência da obesidade”, explica a fisioterapeuta.
As principais orientações fornecidas pelo serviço estão relacionadas com alimentação mais saudável e atividade física regular. “Na pesquisa, verificou-se que a alimentação dos pacientes é inadequada”, aponta. “Muitas famílias tem poder aquisitivo prejudicado e não apresentam condições para adquirirem alimentos necessários a manter uma dieta saudável, como carnes, magras, peixes, verduras e frutas.
DisponibilidadeA maioria das crianças e adolescentes consomem preferencialmente, alimentos mais calóricos, como os carboidratos, por estarem presentes em alimentos de custo mais acessível, como pães, macarrão, arroz e batata. “Alguns participantes ficam na instituição o dia todo, e fazem refeições ali, mas as opções de alimentos nem sempre são adequadas porque o fornecimento depende de doações, que não tem um fluxo regular”, ressalta Cláudia.  Outro aspecto importante citado na pesquisa é referente a falta de independência e autonomia dos jovens, o que torna indispensável a participação das famílias nas atividades e orientações realizadas pela equipe do programa.
A maioria dos pais envolvidos no programa se queixam da dificuldade de participar das reuniões de orientação durante a semana. “Em muitos casos, as mães são o único adulto da família, e precisam trabalhar para sustentar seus filhos”, conta a fisioterapeuta. Também são mencionadas dificuldades para acompanhar os filhos na atividade física com a frequência recomendada, que é de pelo menos três a quatro vezes por semana.
Há dificuldade de acesso a academias, seja pela não existência de opções próximas a residência, falta de dinheiro para mensalidades ou de atendimento especializado para portadores de deficiência intelectual”, observa Cláudia.“Uma opção poderiam ser as caminhadas, mas nesse caso existe o problema da falta de tempo dos pais para acompanhar os filhos, que apesar de serem adolescentes, necessitam de companhia.” A instituição oferece aulas de educação física e oficina de dança, mas não são suficientes para atender as necessidades do programa.
De acordo com Cláudia, as dificuldades levantadas na pesquisa servirão de base para estudar formas de aprimorar a atuação do programa. “Embora a instituição dependa de doações para se manter, há necessidade de se ampliar o tempo das ações, o número de profissionais atuantes no programa e uma maior divulgação do serviço”, afirma. “Também é preciso implantar políticas públicas para prevenir a obesidade em jovens com deficiência intelectual, pois existem poucas opções específicas de atendimento”.
Mais informações: claudiaqueiroz@usp.br    FONTE: http://www.usp.br/agen/?p=28853

Nenhum comentário: