terça-feira, 20 de julho de 2010

Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência

terça-feira, 20 de Julho de 2010


Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa vai lançar uma Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência.

O prazo de apresentação de candidaturas termina a 1 de Outubro de 2010.

1. Objectivos

A Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência, a primeira do género em Portugal, visa proporcionar formação avançada e um novo olhar sobre a deficiência, examinando os factores sociais, políticos, culturais, legais e económicos que definem esta realidade enquanto construto social e contribuem para determinar as respostas colectivas e individuais às pessoas com deficiência. Uma característica chave desta formação é a integração da experiência da deficiência e das perspectivas das pessoas com deficiência como fundamentos do conhecimento e da investigação neste domínio.

2. Destinatários

Profissionais a desenvolverem actividade na área da deficiência incluindo psicólogos, sociólogos, antropólogos, técnicos de serviço social, técnicos de saúde, professores e juristas; pessoas com deficiência e suas famílias; activistas e pessoas interessados em desenvolver conhecimentos nesta área.

3. Condições de Acesso e Selecção dos Candidatos

Licenciatura em qualquer área das Ciências Sociais, do Ensino, do Direito ou das Ciências da Saúde ou em outra área considerada adequada pelo Conselho Científico. Os candidatos serão seleccionados com base na média de licenciatura, considerando também o curriculum académico e profissional.

4. Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os princípios do processo de Bolonha. É composto por 8 unidades curriculares obrigatórias e por 4 de opção.

Cada unidade tem um total de 18 horas de contacto, 15 lectivas mais três de avaliação.

As aulas realizam-se nas instalações do ISCSP às sextas-feiras (18h às 21h30) e sábados (9h às 13h).

5. Equivalência a Mestrado

Para efeitos de progressão de estudos, os alunos aprovados nesta pós-graduação terão equivalência ao primeiro ano do Mestrado em Política Social, do ISCSP.



Mais informações no site do ISCSP

Publicada por JAS

Nenhum comentário: