domingo, 25 de julho de 2010

COMO FAZER UM MEMORIAL ACADEMICO

Como fazer um memorial?

Quando criamos nosso Memorial da vida escolar, umas das primeiras tarefas do curso, encontrei esse vídeo na internet e gostaria de compartilhar...

http://cursogestariiluzia.blogspot.com/2009/08/como-fazer-um-memorial.html

http://www.memorialdescritivo.com/

http://lapivetta.blogspot.com





Memorial Acadêmico

A cada semestre, a cada novo processo seletivo, uma dúvida freqüente paira entre os candidatos a uma bolsa do Programa de Educação Tutorial: como fazer um memorial acadêmico? Ou mesmo “o que é um memorial acadêmico”? Os próprios bolsistas encontraram esta reincidente questão como percalço à conquista de uma bolsa.

É uma pergunta de resposta complicada porque, em primeiro lugar, um memorial acadêmico é um texto bastante pessoal, não havendo uma linha precisa a definir o certo e o errado em sua construção.

 O que todos os candidatos devem saber, sobretudo, é que trata-se de um texto em que eles terão a oportunidade de oferecer suas primeiras informações aos avaliadores.

É como um cartão de apresentação, mostrando um pouco sobre aquele que deseja uma vaga.

Com esta breve compreensão do que venha a ser o memorial, parte-se, pois, ao que é relevante ou não às informações que serão passadas.

A partir daí, o candidato deve saber que, em qualquer processo seletivo, é possível que lhe peçam a apresentação oral do memorial durante uma entrevista ou dinâmica de grupo, por exemplo. Por isso, é necessário saber selecionar informações e ser objetivo quanto à mensagem que se quer passar.

Num memorial acadêmico, como é de se esperar, deve constar um breve histórico estudantil do autor, não maior do que duas páginas, com os pontos relevantes que constam em seu currículo e suas possíveis aspirações.

Podem ser incluídas experiências em outras bolsas e estágios, ou mesmo conhecimentos adquiridos em disciplinas cursadas em períodos anteriores.

Esta elaboração é de total liberdade do autor, mas devem ser adotadas algumas medidas para que o texto ganhe em qualidade e, principalmente, desperte o interesse de quem estará a avaliá-lo.

É bom saber o que os avaliadores podem querer num candidato.

Este é um passo importante, pois além de ser uma boa opção na construção de um memorial, ajuda na melhor compreensão do que caracteriza o estágio, o emprego, ou a bolsa à qual se aspira.

Em suma, muitos candidatos prestam exames de seleção sem conhecer que tipo de processo seletivo estão prestando e para que finalidade.

Também conta muito a objetividade.

Alongar-se demais num ponto do texto implica, além da leitura enfadonha, a impressão de que o autor se baseia em apenas um de seus atributos, ou ainda de que não sabe informar o que realmente interessa aos leitores.

Pior, ainda, é se o texto se estende por um ponto extremamente desinteressante.

Por fim, o último, mas não menos relevante aspecto a ser considerado é a motivação do candidato.

O que o move a prestar o exame?

Esta é uma pergunta chave para a escolha dos avaliadores, que começa a ser respondida num bom texto de apresentação.

Disponibilizar as janelas de horário pode ser uma boa alternativa, mas a melhor pedida é tornar claras todas as razões que o levam a tentar a bolsa ou estágio desejado.

O memorial é um texto pessoal, sim, mas com certos cuidados ele pode se tornar mais atraente e construir uma melhor mensagem a respeito de um candidato.

No entanto, ainda vale lembrar que ele se restringe a um cartão de visitas.

Há muitos outros fatores que contam numa seleção, mas estas dicas podem, mais do que ajudar a escrever memoriais acadêmicos, despertar nos graduandos o interesse em estar mais bem preparados.

por Hélio Rocha

PASSO A PASSO PARA VOCE FAZER SEU MEMORIAL


O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.

Recomenda-se que o memorial inclua em sua estrutura seções que destaquem as informações mais significativas, como a formação, as atividades técnico-científicas e artístico-culturais, as atividades docentes, as atividades de administração, a produção científica, entre outras.

O texto deve ser redigido na primeira pessoa do singular, o que permitirá ao candidato enfatizar o mérito de suas realizações.

Sugestão de Estrutura do Memorial Acadêmico

1. Folha de rosto

a) nome do candidato

b) título (Memorial Descritivo)

c) local

d) ano

2. Formação, aperfeiçoamento e atualização

Na descrição, mencionar:

a) educação superior - graduação

b) educação superior - pós-graduação

c) estágios

d) cursos de extensão

e) iniciação científica e monitoria

f) bolsas de estudo

g) participação em congressos, simpósios, seminários e outros eventos congêneres

Deve-se inserir comentários sobre como decorrem os cursos de formação, de aperfeiçoamento e de atualização, assim como o resultado final e também os reflexos na carreira profissional, docente, científica, literária e/ou artística do candidato.

3. Atividades docentes

As atividades docentes referem-se às funções desenvolvidas no ensino e na orientação de estudantes. Na descrição, mencionar:

a) aulas e cursos ministrados (especificar em que disciplinas)

b) orientações de trabalhos de alunos (Feiras de Ciências, das Profissões, entre outros eventos), trabalhos de conclusão de cursos, de estágios e/ou de bolsistas

c) palestras e/ou conferências proferidas

4. Atividades de administração

Indicar outras atividades profissionais que não se enquadrem nas modalidades anteriores:

a) participação em comissões, coordenações, supervisões de trabalhos e/ou projetos

b) participações em conselhos, em comitês e/ou júri de prêmios entre outros

c) participações em órgãos colegiados, comitês executivos, grupos de trabalhos, entre outros

d) consultorias

e) funções eletivas, inclusive diretorias, conselhos de entidades (profissionais e/ou sindicais) indicando função exercida, inclusive de chefia, coordenação, direção com o respectivo tempo de mandato

5. Títulos, homenagens e aprovações em concursos

Mencionar o ano e a distinção outorgada e o local.

6. Produção científica, literária e artística

Incluir trabalhos científicos, literários e/ou artísticos que tenham sido publicados, assim como trabalhos apresentados em congressos, jornadas e outros eventos similares.

7. Motivo da escolha do curso pretendido

Justificar os motivos que levaram o candidato a escolher o curso pretendido, explicitando as expectativas do candidato com o mesmo.

exemplo ilustrado memorial academico:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://0.gravatar.com/avatar/a3ee2433f55e4d30b9e6f3d3439fcbfc%3Fs%3D48%26d%3Didenticon%26r%3DG&imgrefurl=http://psicanalisesporte.wordpress.com/album/memorial/&usg=__eKpbl-0HrZh_OtyGifJbGt7sOl0=&h=48&w=48&sz=2&hl=pt-BR&start=2&um=1&itbs=1&tbnid=3O5qwEV7kgFgVM:&tbnh=48&tbnw=48&prev=/images%3Fq%3D%2522memorial%2Bacademico%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1

2 comentários:

Eduardo Bandeira disse...

Olá, eu achei um site legal sobre memorial descritivo.

MemorialDescritivo.com

Dá uma olhada lá, tem vários exemplos também.

Abraços.

Luzia disse...

Olá professor, gostaria de comunicar que mudei o endereço do meu blog, sendo assim, o link que vinculou ao seu com o vídeo sobre memorial não abrirá mais, se quiser colocar o novo endereço segue abaixo: http://lapivetta.blogspot.com

Att
Luzia