Quando criamos nosso Memorial da vida escolar, umas das primeiras tarefas do curso, encontrei esse vídeo na internet e gostaria de compartilhar...
http://cursogestariiluzia.blogspot.com/2009/08/como-fazer-um-memorial.html
http://www.memorialdescritivo.com/
http://lapivetta.blogspot.com
Memorial Acadêmico
A cada semestre, a cada novo processo seletivo, uma dúvida freqüente paira entre os candidatos a uma bolsa do Programa de Educação Tutorial: como fazer um memorial acadêmico? Ou mesmo “o que é um memorial acadêmico”? Os próprios bolsistas encontraram esta reincidente questão como percalço à conquista de uma bolsa.
É uma pergunta de resposta complicada porque, em primeiro lugar, um memorial acadêmico é um texto bastante pessoal, não havendo uma linha precisa a definir o certo e o errado em sua construção.
O que todos os candidatos devem saber, sobretudo, é que trata-se de um texto em que eles terão a oportunidade de oferecer suas primeiras informações aos avaliadores.
É como um cartão de apresentação, mostrando um pouco sobre aquele que deseja uma vaga.
Com esta breve compreensão do que venha a ser o memorial, parte-se, pois, ao que é relevante ou não às informações que serão passadas.
A partir daí, o candidato deve saber que, em qualquer processo seletivo, é possível que lhe peçam a apresentação oral do memorial durante uma entrevista ou dinâmica de grupo, por exemplo. Por isso, é necessário saber selecionar informações e ser objetivo quanto à mensagem que se quer passar.
Num memorial acadêmico, como é de se esperar, deve constar um breve histórico estudantil do autor, não maior do que duas páginas, com os pontos relevantes que constam em seu currículo e suas possíveis aspirações.
Podem ser incluídas experiências em outras bolsas e estágios, ou mesmo conhecimentos adquiridos em disciplinas cursadas em períodos anteriores.
Esta elaboração é de total liberdade do autor, mas devem ser adotadas algumas medidas para que o texto ganhe em qualidade e, principalmente, desperte o interesse de quem estará a avaliá-lo.
É bom saber o que os avaliadores podem querer num candidato.
Este é um passo importante, pois além de ser uma boa opção na construção de um memorial, ajuda na melhor compreensão do que caracteriza o estágio, o emprego, ou a bolsa à qual se aspira.
Em suma, muitos candidatos prestam exames de seleção sem conhecer que tipo de processo seletivo estão prestando e para que finalidade.
Também conta muito a objetividade.
Alongar-se demais num ponto do texto implica, além da leitura enfadonha, a impressão de que o autor se baseia em apenas um de seus atributos, ou ainda de que não sabe informar o que realmente interessa aos leitores.
Pior, ainda, é se o texto se estende por um ponto extremamente desinteressante.
Por fim, o último, mas não menos relevante aspecto a ser considerado é a motivação do candidato.
O que o move a prestar o exame?
Esta é uma pergunta chave para a escolha dos avaliadores, que começa a ser respondida num bom texto de apresentação.
Disponibilizar as janelas de horário pode ser uma boa alternativa, mas a melhor pedida é tornar claras todas as razões que o levam a tentar a bolsa ou estágio desejado.
O memorial é um texto pessoal, sim, mas com certos cuidados ele pode se tornar mais atraente e construir uma melhor mensagem a respeito de um candidato.
No entanto, ainda vale lembrar que ele se restringe a um cartão de visitas.
Há muitos outros fatores que contam numa seleção, mas estas dicas podem, mais do que ajudar a escrever memoriais acadêmicos, despertar nos graduandos o interesse em estar mais bem preparados.
por Hélio Rocha
PASSO A PASSO PARA VOCE FAZER SEU MEMORIAL
O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.
Recomenda-se que o memorial inclua em sua estrutura seções que destaquem as informações mais significativas, como a formação, as atividades técnico-científicas e artístico-culturais, as atividades docentes, as atividades de administração, a produção científica, entre outras.
O texto deve ser redigido na primeira pessoa do singular, o que permitirá ao candidato enfatizar o mérito de suas realizações.
Sugestão de Estrutura do Memorial Acadêmico
1. Folha de rosto
a) nome do candidato
b) título (Memorial Descritivo)
c) local
d) ano
2. Formação, aperfeiçoamento e atualização
Na descrição, mencionar:
a) educação superior - graduação
b) educação superior - pós-graduação
c) estágios
d) cursos de extensão
e) iniciação científica e monitoria
f) bolsas de estudo
g) participação em congressos, simpósios, seminários e outros eventos congêneres
Deve-se inserir comentários sobre como decorrem os cursos de formação, de aperfeiçoamento e de atualização, assim como o resultado final e também os reflexos na carreira profissional, docente, científica, literária e/ou artística do candidato.
3. Atividades docentes
As atividades docentes referem-se às funções desenvolvidas no ensino e na orientação de estudantes. Na descrição, mencionar:
a) aulas e cursos ministrados (especificar em que disciplinas)
b) orientações de trabalhos de alunos (Feiras de Ciências, das Profissões, entre outros eventos), trabalhos de conclusão de cursos, de estágios e/ou de bolsistas
c) palestras e/ou conferências proferidas
4. Atividades de administração
Indicar outras atividades profissionais que não se enquadrem nas modalidades anteriores:
a) participação em comissões, coordenações, supervisões de trabalhos e/ou projetos
b) participações em conselhos, em comitês e/ou júri de prêmios entre outros
c) participações em órgãos colegiados, comitês executivos, grupos de trabalhos, entre outros
d) consultorias
e) funções eletivas, inclusive diretorias, conselhos de entidades (profissionais e/ou sindicais) indicando função exercida, inclusive de chefia, coordenação, direção com o respectivo tempo de mandato
5. Títulos, homenagens e aprovações em concursos
Mencionar o ano e a distinção outorgada e o local.
6. Produção científica, literária e artística
Incluir trabalhos científicos, literários e/ou artísticos que tenham sido publicados, assim como trabalhos apresentados em congressos, jornadas e outros eventos similares.
7. Motivo da escolha do curso pretendido
Justificar os motivos que levaram o candidato a escolher o curso pretendido, explicitando as expectativas do candidato com o mesmo.
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2 comentários:
Olá, eu achei um site legal sobre memorial descritivo.
MemorialDescritivo.com
Dá uma olhada lá, tem vários exemplos também.
Abraços.
Olá professor, gostaria de comunicar que mudei o endereço do meu blog, sendo assim, o link que vinculou ao seu com o vídeo sobre memorial não abrirá mais, se quiser colocar o novo endereço segue abaixo: http://lapivetta.blogspot.com
Att
Luzia
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