sábado, 31 de julho de 2010

Deficiência Mental e Um Plano de AulaPublicado

Deficiência Mental e Um Plano de AulaPublicado no dia 09/06/2009 
Menino com Síndrome de Down



http://www.luzimarteixeira.com.br/2009/06/deficiencia-mental-e-um-plano-de-aula/comment-page-2/#comment-15403



Os Portadores de Deficiência Mental (PDMs), são aqueles que se diferem por: suas características mentais, suas capacidades sensoriais, suas características neuromotoras ou físicas, seu comportamento social, suas capacidades de comunicação e suas deficiências. Essas diferenças devem ser notadas a ponto de demandar uma modificação nas práticas pedagógicas para possibilitar o desenvolvimento do sujeito, potencializando suas capacidades.



Caracterizando o PDM



Deficientes mentais leves



Aprendizagem lenta;



Capacidade de dominar habilidades acadêmicas básicas;



Capacidade de adaptação social e pessoa;



Capacidade de freqüentar escola comum em classes especiail ou regular.



Deficientes Mentais Moderados



Atraso significativo na aprendizagem;



Distúrbios psicomotores visíveis;



Adaptação a programas sistematizados;



Capacidade de formar hábitos higiênicos de rotina;



Capacidade de ajustamento satisfatório em relação à família, à escola e à comunidade.



Deficientes Mentais Severos



Acentuado prejuízo na comunicação;



Acentuado prejuízo na mobilidade;



Alcance de resultados no trabalho condicionado e repetitivo, com supervisão e ajuda constantes.



Deficientes Mentais Profundos



Dependência completa;



Limitações extremamente acentuadas na aprendizagem.





A pessoa portadora de deficiência mental é um indivíduo que pode:



Ser alfabetizada, embora possua um grau de inteligência abaixo da média. Por isso deve seguir um programa curricular adaptado as sua condições pessoais;



Ajustar-se socialmente;



Realizar tarefas simples e algumas até mais complexas;



Praticar atividades psicomotoras, com certo grau de desempenho e até participar de atividades esportivas, se estas estiverem adaptadas aos seus níveis e limitações.





Tipos de defasagens





Psicomotoras



Lentidão na marcha;



Gestos e posturas inadequados;



Deficiência na coordenação de movimentos globais e finos;



Distúrbios de equilíbrio;



Distúrbios na relação espaço - temporal;



Deficiência ventilatória - funcional.



Afetivos-Sociais



Baixa resposta frente a eventos sociais;



Desconhecimento das limitações e possibilidades;



Desajuste em atividades em grandes grupos;



Demonstração de reações emocionais ao ser solicitado individuais ou em grupo.



Cognitivas



Atenção dirigida limitada;



Limitações de aprendizagem espontânea;



Memória falha nas questões espaciais e temporais;



Lentidão para aquisição de fala;



Distúrbios na aquisição de imagem corporal.



Conceitos Fundamentais para a intervenção com PDM´s:



Normalização



Implica garantir vida a mais normal possível para a pessoa portadora de deficiência, proporcionando-lhe oportunidades humanas, que não se distanciem de sua realidade, possibilitando-lhe condições de estar mais pronto para o exercício da vida diária. Implica tratamento normal, que não significa desconhecimento de suas limitações e impedimentos, proporcionados pela deficiência.



Integração



Significa igualdade de oportunidade, de poder tomar partes nas mesmas oportunidades oferecidas por sua comunidade e que venham a oferecer seu desenvolvimento e aprendizado.





Individualização



Significa o exercício do conhecimento particular de cada indivíduo, garantindo-lhe melhores condições para adaptar-se ao grupos, que se constituiem da sua escola, da sua comunidade, etc. Cada pessoa necessita de uma solução individual, embora isso não represente atendimento individual, mas sim garantir-lhe condições de aprendizado compatíveis com sua individualidade.





Relacionamento com PDM´s



A insegurança em lidar com PDM´s denota mais um aspecto de desinformação, do que de ocorrência de dificuldades nas relações com elas.





Perfil do Professor



O professor deve ser:



- Seguro; Estimulador; Versátil; Persiste, Comunicativo e Paciente.



O professor deve ter:



- Rapidez de raciocínio, bom senso, atenção, auto-domínio, resistência à rotina e capacidade de observação



Diretrizes para Exercícios:



Passar a informação do exercício de modo que possa ser assimilada com facilidade



Incluir estratégias para evitar distrações e promover motivação



Promover aprendizado de tarefas simples e progredir para complexas



Realizar repetição do ato constantemente - Princípio da aprendizagem motora



Ao mudar a tarefa sempre parta de algo de base já aprendido



Busque sempre conhecimentos a cerca da patologia, conheça seu aluno, oriente os pais ou cuidadores, realize seu trabalho de forma consciente e com amor.



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