sábado, 24 de julho de 2010

HIPERATIVIDADE E ATIVIDADES ESPORTIVAS





vejam mais no site :  http://www.hiperatividade.com.br/article.php?sid=96


MAIS ARTIGOS :  http://www.hiperatividade.com.br/topics.php?artigos=1


http://home.wanadoo.nl/quiteria/Hiperatividade.html

http://veja.abril.com.br/especiais/bebes/p_076.html


MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO:


http://www.faculdadesdombosco.edu.br/v2.1/documentos/monografia_hiperatividade.pdf




DEFICIENTES EM AÇÃOhttp://www.deficientesemacao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=449:-carta-na-escola-debate-inclusao-de-alunos-hiperativos&catid=63:educacao-especial&Itemid=54


Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e educação física   http://www.efdeportes.com/efd99/tdah.htm


Crianças hiperativas - RJ TV 


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM354330-7823-CRIANCAS+HIPERATIVAS,00.html

Um assunto que sempre provoca muitas dúvidas está relacionado com a quantidade de atividade física que se deve dar para uma criança ou jovem com TDAH, para que possam "gastar" sua energia.

Sinto dizer que o sintoma hiperatividade não se esgota...

A questão é mais de qualidade do que quantidade.

Michael S. Saphiro, psicólogo infantil e instrutor faixa preta de Tae Kwon Do , apresenta uma boa argumentação para as questões específicas de auto-estima e interação social que a maioria das crianças com TDAH enfrenta - evidentes para quem trabalha com elas, sejam pais, professores ou terapeutas.




"A participação em um esporte coletivo é, freqüentemente, encarada como uma ótima maneira de “normalizar” a criança portadora do transtorno e de ajudá-la a lidar com algumas dessas questões. 


Nós todos temos visto crianças com TDAH lutar para encontrar seu lugar na “ordem social de escolha” quando entram em times de esportes como futebol, basquete e beisebol. Ao mesmo tempo, tivemos nossos corações partidos ao ver essas crianças agüentarem a zombaria de seus companheiros por causa de sua agitação, impulsividade ou incapacidade de prestar atenção no jogo. Infelizmente, as ações (ou, não-ações) de uma única criança pode, algumas vezes, fazer pender a balança entre vitória e derrota. 


Embora todos os pais reconheçam o valor dos esportes de grupo como um “escape” para a energia excessiva, ninguém quer ver seu filho criticado ou, pior, relegado ao banco de reservas durante toda a temporada esportiva.

Pensando nisso, toda vez que encontro com pais para rever as opções de tratamento para seus filhos, sempre converso com eles a respeito da participação em esportes marciais, principalmente o Tae Kwon Do. Como seu correspondente japonês, o karatê, o Tae Kwon Do é uma arte marcial, de origem coreana, que enfatiza golpes de mão e pontapés sofisticados. Os benefícios do Tae Kwon Do são, em grande parte, idênticos àqueles que qualquer artista de uma arte marcial sente: boas condições físicas, auto-confiança, disciplina e a habilidade de se proteger quando necessário. Entretanto, a criança com TDAH ainda é capaz de conseguir vários outros benefícios, que são especialmente importantes no contexto da sua condição.

Para que as crianças com TDAH possam efetivamente aprender, novas tarefas e conceitos devem ser divididos em partes menores, fáceis de entender, e algum tipo de recompensa ou reforço deve ser oferecido à medida que elas progridem. 


Essa estratégia é resumida no sistema de faixas do Tae Kwon Do, que permite à criança sentir a satisfação da conquista, que é o resultado de aprender a nova habilidade que caracteriza cada estágio.


 Novos conceitos são construídos em cima dos antigos – esta é a principal premissa da técnica de “aprendizagem do domínio completo”, tão benéfica para as crianças com TDAH. Ao mesmo que propiciam a repetição (na forma de treinos) necessária para adquirir o controle absoluto, as aulas de Tae Kwon Do também propiciam mudanças freqüentes de atividade para capturar e manter a atenção do aluno. Além disso, o aluno de artes marciais com TDAH terá ampla oportunidade de “queimar” energia reprimida em ambiente divertido e orientado para o exercício. Já que os alunos de Tae Kwon Do tem permissão para progredir no seu próprio ritmo, o sucesso ou o fracasso de um time inteiro não depende do desempenho de um único indivíduo. Ao mesmo tempo, as crianças ainda podem apreciar a camaradagem e a interação social de um esporte popular.

O auto-controle e o auto-domínio estão, naturalmente, entre as habilidades que são especificamente valiosas para as crianças com TDAH. Pais freqüentemente me perguntam se essas habilidades podem ser aprendidas por crianças que, pela própria natureza do problema, algumas vezes parecem incapazes de se controlarem. É exatamente por essa razão que esses atributos devem ser ensinados à criança, através do uso de estrutura, consistência e disciplina.


 De um ponto de vista puramente físico, atividades como trabalhar uma “forma” (uma das séries de movimentos coreografados que o aluno deve aprender em cada nível) pode ajudar a criança com TDAH a aprender como fazer aquilo que é naturalmente difícil para ela – trabalhar dentro de um modelo estruturado de atividade, em vez de seguir seus próprios impulsos. 


Com o tempo, isso traz sentimentos de segurança e auto-controle. Um dojang (uma academia de Tae Kwon Do) bem administrado situa a criança em ambiente que impõe regras e limites que não mudam, dia após dia. Somente nesse tipo de ambiente um aluno com TDAH pode aprender que há conseqüências para cada comportamento, bom ou ruim.

Freqüentemente, os pais expressam o medo de que o Tae Kwon Do possa tornar sua impulsiva criança ainda mais agressiva, “armando-a” com “armas” físicas mais eficientes. Isso aconteceria, realmente, em um ambiente que encorajasse o comportamento agressivo. 


No entanto, todos os alunos de Tae Kwon Do devem aprender, antes de tudo, os cinco princípios da sua arte: cortesia, integridade, perseverança, auto-controle e espírito indomável. 


No dojan, os alunos são treinados a usar métodos não-agressivos para resolver disputas e para evitar confrontações físicas tanto quanto estiver dentro das suas possibilidades. Quando aprendem a lutar, são ensinados a usar suas técnicas em uma situação altamente controlada, que requer estratégia, planejamento e “cabeça fria”. 


Isto é precisamente o que se exige de uma criança extremamente impulsiva em virtude do seu TDAH, que, por sua própria natureza, tende a não deixar o tempo passar entre o pensamento e a ação.

Finalmente, o Tae Kwon Do pode ser muito importante para contrabalançar os problemas de auto-estima e obediência que as crianças com TDAH invariavelmente desenvolvem como conseqüência de estar constantemente envolvidas em problemas. 


Já que essas crianças são freqüentemente estigmatizadas, em razão do seu comportamento disruptivo, acabam pensando em si mesmas como “estranhas” ou “burras”. Sem amigos, e frustradas por aquilo que enxergam como sua própria incapacidade de “fazer a coisa certa”, elas desenvolvem ou apatia ou desafio diante da autoridade. 


O treino do Tae Kwon Do desvia essa tendência, enfatizando os antigos e venerados princípios de respeito e lealdade ao instrutor. Na verdade, o professor astuto normalmente condicionará a participação do aluno ao comportamento polido e respeitoso em aula.


 Esses novos atributos normalmente se expandem para maior concordância, respeito e obediência em casa e na escola.

Todas as crianças em idade escolar necessitam experiências bem sucedidas para poder se transformar em adultos psicologicamente saudáveis. Isto é especialmente verdadeiro para a criança com TDAH, que tipicamente tem poucas experiências desse tipo. 


Enfatizando vitórias pessoais e progresso individual, o Tae Kwon Do pode encaminhar essas crianças para o sucesso melhor que qualquer outro tipo de disciplina. "Apesar de ser apenas uma parte da abordagem multidisciplinar do TDAH, ele será sempre incluído no meu arsenal de recomendações aos pais."

Um comentário:

Academia Garra. disse...

Muito boa a postagem. Sou estudando de Educação Física e Professor de Taekwondo e estou fazendo um trabalho sobre o Taekwondo como auxílio no tratamento de TDAH. Esse artigo irá me ajudar bastante. Parabéns pelo trabalho.

Amorim.

http://academiagarra-es.blogspot.com/