domingo, 18 de julho de 2010

CONHEÇA COMO SURGIU O HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Conheça como surgiu o Handebol em Cadeira de Rodas!

TOLEDO/PARANÁ/BRASIL
http://www.efadaptada.com.br/hcr/

http://www.efadaptada.com.br/hcr/esporte.html



O fato gerador do interesse em resgatar as ações práticas que tiveram por objetivo adaptar o jogo de handebol para pessoas portadoras de deficiência foi o encontro de três trajetórias profissionais: a vivência do Professor Ms. Décio Roberto Calegari na modalidade, onde já exerceu as funções de atleta, árbitro, treinador e dirigente e o prazer proporcionado pelo desenvolvimento de trabalhos com Portadores de Necessidades Especiais, a partir da implantação do Projeto de Atividades Motoras Adaptadas (Projeto AMA), idealizado pelo Professor Dr. José Irineu Gorla junto ao Curso de Educação Física da Universidade Paranaense e coordenado pelo professor Ricardo Alexandre Carminato junto a UNIPAR CAMPUS TOLEDO.

Inicialmente foi produzido um estudo exploratório que, além de identificar as iniciativas que já existiam nesta modalidade pretendeu estabelecer parâmetros iniciais para a inclusão da modalidade no Projeto AMA e a construção de referencial teórico e técnico para implantação e evolução da modalidade no âmbito do Movimento Paraolímpico Nacional e Internacional.

A estratégia inicial foi identificar na internet as iniciativas que prevêem a utilização do Handebol adaptado para cadeirantes utilizando-se de mecanismos de busca (Google, Yahoo, Cadê).

Cabe registrar que este não é um texto definitivo sobre o assunto e se alguém teve uma experiência de adaptação do handebol e gostaria de registrá-la basta enviar uma mensagem eletrônica com documentos, fotos e depoimentos para que a mesma seja incluída neste histórico.

INICIATIVAS NACIONAIS

Handebol na Terceira Idade
Em âmbito nacional foram identificadas ações de desenvolvimento de Handebol para a Terceira Idade nas cidades de Itajaí/SC, Descalvado/SP e na Universidade Metodista de São Paulo.

Handebol Especial
Tem-se conhecimento de uma equipe de Curitiba/PR que teria disputado uma competição internacional, tendo inclusive conquistado um resultado expressivo. Aguardando material!

INCIATIVAS INTERNACIONAIS

Em âmbito internacional a pesquisa permitiu identificar que existem adaptações do Handebol para surdos e deficientes mentais com a modalidade fazendo parte dos Deaflympics (olimpíadas dos deficientes auditivos) e das Special Olympics (olimpíadas especiais) onde o handebol é disputado em três formatos diferenciados.

Deaflympics – Deficientes Auditivos
Na Olimpíada para DA – deficientes auditivos realizada em Melbourne/Austrália em janeiro de 2005 cinco seleções masculinas disputaram a medalha de ouro. Na primeira fase as cinco seleções jogaram entre si em turno único e a classificação final determinou os jogos das semifinais (www.deaflympics.com, 2005).
A Croácia que terminou a fase de classificação em primeiro lugar venceu a Dinamarca (4ª colocada) por 30x22, enquanto que os EUA (3º) surpreenderam a Alemanha (2ª) por 24x22.
Na disputa da medalha de bronze a Alemanha venceu a Dinamarca por 26x20 e a Croácia conquistou a medalha de ouro ao ganhar dos EUA (prata) por 43x26 (www.deaflympics.com, 2005).
O que chama a atenção no Handebol disputado por DA é a utilização das mesmas regras da IHF, facilitando a integração e desenvolvimento motor do DA.

Special Olympics (Olimpíadas Especiais)
Já nas Olimpíadas Especiais algumas adaptações são necessárias.
Inicialmente todos devem passar por uma bateria de testes classificatórios que incluem quatro provas: Tiro ao Alvo; Velocidade de passe; Drible e Força de Arremesso.
Todos os jogadores fazem o teste e o escore da equipe é determinado pela soma dos 7 melhores resultados divididos por sete.
As competições são disputados em quatro situações diferenciadas:
a) equipes de handebol utilizando os mesmos 7 jogadores do handebol normal, com a possibilidade de 5 reservas.
b) Equipes com 5 jogadores e 4 reservas
c) Equipes mistas com 4 DM e 3 normais
d) Provas individuais para atletas que não tem condição de participar das competições de equipes, compostas por três provas: passe com alvo, drible em dez metros e arremesso. (www.specialolympics.org, 2005)

PRECURSSORES HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

A bibliografia que serviu de base para o desenvolvimento deste estudo foi um artigo publicado pela acadêmica Daniela Eiko Itani, sob a orientação dos professores doutores Paulo Ferreira de Araújo e José Julio Gavião em que a acadêmica apresenta as condições em que se desenvolveu a prática do handebol para cadeirantes na UNICAMP.
Ao adaptar as regras às condições dos deficientes ITANI (2004) relaciona entre as principais dificuldades encontradas pelos praticantes o tamanho da quadra e a quantidade de jogadores, que sofria grande variação, impedindo a prática do jogo com sete jogadores.
Uma dúvida que não fica esclarecida em seu artigo diz respeito aos impulsos na cadeira que, levando em consideração que poderiam ser dados três impulsos, proporcionaria um grande deslocamento para o jogador.
Estas informações foram destacadas porque foram fundamentais no desenvolvimento da proposta implantada no Projeto AMA – Atividade Motora Adaptada, desenvolvido pela Universidade Paranaense em Toledo/PR.

Foram identificadas iniciativas isoladas das Prefeituras de Santos, São Sebastião e Jundiaí no Estado de São Paulo, no Estado do Rio de Janeiro por parte da Prefeitura da Capital e do Centro Educacional Santa Mônica, na Bahia através do Núcleo de Educação Física e Esporte Adaptado de Feira de Santana e na Sociedade Hípica de Campinas/SP.

SÃO PAULO:
- Santos
- São Sebastião
- Jundiaí
- Campinas: Sociedade Hípica

RIO DE JANEIRO
- Prefeitura Municipal
- Centro Educacional Santa Mônica

BAHIA
- Núcleo de Educação Física e Esporte Adaptado de Feira de Santana.

vejam mais em : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.handebolemcadeiraderodas.com.br/mediac/400_0/media/DIR_153836/PICT0006.JPG&imgrefurl=http://www.handebolemcadeiraderodas.com.br/text/150794.html&usg=__oT4b00AoxpLyCjLHGP1hq42_77I=&h=300&w=400&sz=62&hl=pt-BR&start=13&itbs=1&tbnid=0ArjFLBWdMj2gM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Do%2Bque%2B%25C3%25A9%2Beduca%25C3%25A7%25C3%25A3o0%2Bf%25C3%25ADsica%2Badaptada%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

Nenhum comentário: