domingo, 4 de julho de 2010

Inaugurada em Jacarepaguá a décima vila olímpica da Prefeitura do Rio

ESPORTES
Inaugurada em Jacarepaguá a décima vila olímpica da Prefeitura do Rio

Entrega do novo equipamento de esportes e lazer reuniu mais de mil pessoas

02/05/2010

Foto: Beth SantosOs moradores de Jacarepaguá receberam neste domingo, dia 2 de maio, um presente da Prefeitura do Rio que vai deixar todo mundo em forma: a Vila Olímpica Professor Manoel Gomes Tubino, na área do Mato Alto, a décima a ser inaugurada na cidade, com 15 modalidades esportivas e espaços para atividades educativas e de lazer, num investimento de R$ 7 milhões.

Instalado na Rua Cândido Benício n° 2.973, entre as comunidades da Chacrinha e Bateau Mouche, o novo equipamento municipal atenderá mais de 3 mil pessoas por mês, oferecendo natação, tênis, badminton, basquete, vôlei, dança e ginástica artística, lutas e atletismo, entre outros esportes. Todas as instalações têm acesso facilitado para pessoas com deficiência.

A inauguração teve a presença do Prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral, além de váriosFoto: Beth Santos representantes da comunidade local, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e os próprios moradores, numa grande confraternização que reuniu mais de mil pessoas. Houve "aulões" de ginástica aeróbica e demonstrações de badminton, futebol de campo, atletismo e tae-kwon-do,com equipes de outras vilas olímpicas convidadas. A bateria do GRES Renascer de Jacarepaguá encerrou a festa, fazendo todo mundo cair no samba.

- E a próxima vila olímpica já está quase pronta, em Vila Isabel, a qual vamos dar o nome do (ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional) Juan Antonio Samaranch, que faleceu este ano - anunciou o Prefeito durante o evento. Ele explicou que a idéia é acelerar as obras e antecipar a entrega desse equipamento para o dia 18 de maio, quando haverá nova visita dos observadores do Comitê à cidade.

Paes também listou os próximos bairros cariocas a receber vilas olímpicas: Caju (onde as obras já estão avançadas), Honório Gurgel, Sepetiba, Guaratiba e Ilha do Governador. E destacou que a aposta, em todas as unidades, é sempre na descoberta e preparação de jovens talentos esportivos.

- Com essa expansão vamos ampliar o atendimento que, hoje, já chega a 150 mil pessoas. Só da Rede Municipal de Ensino são 70 mil crianças na rede de vilas, que a gente quer aumentar e qualificar, para cada vez mais ter o esporte como uma forma de trazer a garotada pro lado do bem, que é o que a gente precisa no Rio de Janeiro - defendeu o Prefeito. Ao seu lado, o governador Cabral elogiou a estrutura oferecida à população de Jacarepaguá.

Atividades para todos os gostos
Construída pela RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, a Vila Olímpica Manoel Tubino vai funcionar de terça a sexta-feira das 7h às 17h e, aos sábados e domingos, das 9h às 16h. No entanto, nestaFoto: Beth Santos primeira semana (de 4 a 8 de maio) a unidade estará aberta apenas para receber as inscrições e organizar as turmas de crianças, jovens, adultos e pessoas na terceira idade.

Muita gente não perdeu tempo e hoje mesmo já estava fazendo fila na administração, onde pegava fichas de inscrição para si ou mesmo para os filhos e netos.

- Acordei 5h da manhã para deixar o almoço pronto e vir aqui conhecer e fazer minha inscrição. Minha filha foi à igreja, mas assim que ela chegar eu vou falar com ela pra vir logo e inscrever meus netos também - contava Déia Mariz, de 70 anos, após pegar uma das fichas. Moradora de Jacarepaguá há 30 anos, ela estava radiante com as instalações da Vila Olímpica.

- Gostei demais, é uma beleza isso aqui! - comemorava, já fazendo planos de chamar as amigas, todas na terceira idade, para fazer ginástica com ela. - Vamos fechar uma turma! - se animou.
 Foto: Beth Santos
Atividades é que não vão faltar. O local conta com três piscinas: uma semi-olímpica, uma infantil e uma especial para pessoas com deficiência. Há ainda uma pista de atletismo em dimensões oficiais, arquibancada e piso em saibro, e duas quadras abertas cercadas por alambrados, uma delas com marcações especialmente para tênis e badmintom. A outra quadra é polivalente para basquete, vôlei, futsal e ginástica artística.

Além dessas instalações, há três prédios de uso comum: o da administração e os que abrigam as salas de artes marciais e de dança. Para completar, foi erguida uma lanchonete com mesas e bancos em concreto, vestiários e banheiros avulsos, e um parque infantil com vários brinquedos.

A vila foi entregue ao público neste domingo, mas a Prefeitura já iniciou as obras de expansão das instalações, com a construção de um ginásio poliesportivo coberto ao lado da pista de atletismo. O novo espaço terá arquibancadas, vestiários e banheiros próprios.

Homenagem
O professor Manoel Tubino, que dá o nome à nova Vila Olímpica da Prefeitura do Rio, é considerado uma referência nacional em Educação Física, tendo sido o primeiro brasileiro a presidir a Federação Internacional de Educação Física (Fiep). Também foi presidente do Conselho Nacional de Desporto (CND), maior instância do esporte na década de 80, e responsável pela modernização da legislação esportiva no Brasil. Manoel Tubino foi ainda Secretário Nacional de Esportes, na década de 90, instituição que, mais tarde, deu origem ao Ministério dos Esportes.

Texto: Karine Fonte
Fotos: Beth Santos

Um comentário:

Mellany Miranda disse...

Sérgio Cabral, reeleja-o por um Rio de Janeiro sempre melhor. Veja a criativa jingle.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=e7mI9i6ydkQ