quinta-feira, 8 de julho de 2010

FILMES SOBRE PESSOAS COM DEFICIENCIA


Colunas:
Nível de Ensino:
Área do Conhecimento:
Matéria:
Palavra-Chave:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/busca_site.asp


Uma lição de amor - Emoção a flor da pele (Cinema na Educação)
Sean Penn é um dos atores mais talentosos de sua geração. Não bastasse todo o talento que possui enquanto ator, Penn é uma das personalidades mais ativas e destacadas em termos de posicionamentos políticos...
A Turma da Mônica, em... Acessibilidade! - "Brincar, Sorrir e Sonhar, são coisas sérias!" (Revista Cego a Vista)
Como chamar as pessoas que têm deficiência? - Romeu Kazumi Sassaki (Aprender com as Diferenças)
As condições certas para realizar a inclusão - Maria Amélia Vampré Xavier (Aprender com as Diferenças)
Compartilhando Experiências - Aline Carla (Aprender com as Diferenças)
As Crianças com Deficiência e Aconselhamentos Junto às Famílias no Processo de Educação e Reabilitação - Psicologia e Deficiência – Professor Emílio Figueira (Aprender com as Diferenças)
"Psicologia e Deficiência" como Substituta da Expressão “Psicologia do Excepcional” - Psicologia e Deficiência - Professor Emílio Figueira (Aprender com as Diferenças)
Um toque na língua - Aula 08 (Assaltaram a Gramática)
Após à descontraída exposição sobre o Sistema DOSVOX, na qual Lucas surpreendentemente se esforçará, a fim de apresentar um bom desempenho diante da turma, uma torrente de perguntas mais específicas sobre esse ambiente operacional para deficientes visuais desabou sobre ele, fazendo-o pedir o auxílio de Zé Luís, seu colega cego de turma, para tentar responder a tantos questionamentos levantados pelos demais colegas, dado o grande interesse que o DOSVOX despertou em todos.
Um toque na língua - Aula 5 (Assaltaram a Gramática)
Nos corredores da escola, os alunos conversam animadamente à espera do Professor Edu, que terminava de tomar o seu terceiro cafezinho daquela manhã friorenta e já se dirigia, entusiasmadamente como sempre, à sala de aula, pois lecionar, para ele, mais do que exercer uma importante profissão, para a qual sempre fora vocacionado, significava um trabalho que lhe proporcionava um imenso prazer e um não menor estado de gratificação espiritual.
Você consegue pensar em outras razões pelas quais crianças com necessidades especiais devem frequentar escolas comuns? - Can you think of other reasons why children with special needs should attend ordinary schools (Aprender com as Diferenças)
Inclusão não é Processo é Transformação Rápida - Entrevista realizada pela jornalista Maria Isabel da Silva com Maria Teresa Eglér Mantoan para publicação no jornal da AME. (Aprender com as Diferenças)
Ensaio sobre a Cegueira - Como uma fábula macabra (Planeta Literatura)
Meu Pé Esquerdo - Exemplo de Superação (Cinema na Educação)
Histórias como a de Christy Brown (brilhante atuação de Daniel Day-Lewis, que lhe valeu o Oscar de melhor ator) traduzem a essência daquilo que chamamos de superação. Casos como esse, relatado para o mundo inteiro...
Resoluções para o Ano Novo - Em busca de um mundo melhor (A Semana - Editorial)
Já se passaram alguns dias da virada do ano, mas como nesse período estávamos curtindo alguns dias de férias, não foi possível refletir com a devida seriedade a respeito das mudanças para o ano que se inicia. Na verdade todos nós sempre pensamos em momentos de transição acerca de novos projetos, mudanças necessárias para melhorar nossas vidas em todas as suas instâncias, sejam as pessoais ou as profissionais.
Os pequenos vendedores de pinhão - Os compromissos sociais de todos nós (A Semana - Editorial)
Toda vez que subo a Serra da Mantiqueira e me dirijo para o Centro Universitário Senac, em Campos do Jordão, percebo a presença constante de algumas crianças e adolescentes postados a beira da estrada, já nas proximidades do perímetro urbano daquela conhecida e freqüentada estância turística, vendendo sacos e mais sacos de ...
Os Filhos do Silêncio - Na ausência dos sons e das palavras (Cinema na Educação)
Ao assistir o filme Os Filhos do Silêncio acompanhado de meus filhos fui surpreendido com um comentário deles em que diziam que para podermos entender o que significa ser deficiente auditivo precisaríamos tampar nossos ouvidos durante um dia inteiro e dessa forma simular as dificuldades pelas quais passariam essas pessoas.
Deixa que eu te empurrro - Por Jairo Marques (Aprender com as Diferenças)
Mar Adentro - Lições sobre a vida e a morte (Cinema na Educação)
Quanto tempo demora um mergulho? Alguns segundos, quem sabe até um ou dois minutos para aqueles que têm fôlego de sobra. Ao entrar de cabeça naquela réstia de praia e não considerar o movimento da maré a esvaziar seu local de mergulho o jovem Ramón Sanpedro (Javier Bardem) deu um salto que o levou a ficar ...
Projeto SACI - Pelos direitos dos Portadores de Necessidades Especiais (Dicas de Navegação)
Sinalizando a Saúde para Todos - HIV/AIDS e Pessoas com Deficiência (Aprender com as Diferenças)
Marta Gil - Além do alcance (Entrevistando para Saber)
Internet...ando - Desenvolvendo projetos educacionais na Web (Diário de Classe)
Vivemos uma verdadeira revolução da informação. Nunca antes, em momento algum da história, a humanidade teve acesso tão rápido a tantas informações. Sem dúvida alguma esse processo fantástico se iniciou com a Revolução Industrial e com as inovações decorrentes da mesma, como o telégrafo, o rádio, o cinema, os modernos sistemas de impressão de jornais, o aumento na tiragem de revistas e livros, a televisão e o telefone.
O Jardineiro Fiel - Os “vampiros de almas” e o “continente perdido” (Cinema na Educação)
Quando o governo brasileiro brigou, há poucos anos atrás, com a indústria farmacêutica internacional pelo direito de quebrar patentes e baratear os custos de remédios destinados ao combate da AIDS, poucas pessoas pensaram a respeito do ...
A Diferença Incidindo Sobre Nós - Marco Antonio de Queiroz - MAQ (Aprender com as Diferenças)
Os Normais - Fábio Adiron (Aprender com as Diferenças)
A universidade brasileira na contramão da história - Demitimos doutores e paralisamos a pesquisa (A Semana - Editorial)
Imaginem uma situação hipotética em que o técnico da Seleção Brasileira tira de campo seus melhores jogadores e resolve colocar em seus lugares alguns desconhecidos novatos que ainda não conseguiram conquistar um lugar ao sol no mundo do futebol.
Planeta Educação - Conheça-nos melhor (Dicas de Navegação)
Os Transviados - Capítulo I (Revista Cego a Vista)
Os Transviados - Capítulo II (Revista Cego a Vista)
Os Transviados - Capítulo III - Final (Revista Cego a Vista)
AGAPASM - Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes (Planeta Cultura)
Surdocegueira / Aspectos Legais de Apoio à Surdocegueira - Alex Garcia (Aprender com as Diferenças)
As Origens da Educação de Surdocegos / Princípios Orientadores na Educação de Surdocegos - Alex Garcia (Aprender com as Diferenças)
Os Direitos Dos Surdocegos No Brasil / Dos Critérios Às Condições - Alex Garcia (Aprender com as Diferenças)
Sexton Blake, em... O Fotógrafo Desaparecido! - Blind Joker (Revista Cego a Vista)
A Caminho de Kandahar - A tragédia das mulheres e dos mutilados do Afeganistão (Cinema na Educação)
De acordo com Amartya Sen, economista indiano, ganhador do prêmio Nobel, “pode-se afirmar que uma compreensão adequada de quais são as necessidades econômicas...
Sexton Blake, em... Os Cinco Ovos Estrelados! - Blind Joker (Revista Cego a Vista)
As inovações tecnológicas empregadas na produção de material Braille na Fundação Dorina Nowill para cegos - Roberto Sussumu Wataya (A Voz do Professor)
Em 1946, foi criada a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, hoje Fundação Dorina Nowill para Cegos com o objetivo de produzir, divulgar e distribuir livros em braille para escolas, bibliotecas e organizações que atendam deficientes da visão. A produção e o sistema de distribuição e suas condições específicas podem ser divididas em três áreas ou setores:
Fundação Dorina Nowill para Cegos - Conhecendo a Fundação (Planeta Cultura)
O crescimento do setor voluntário e da defesa de pessoas com deficiência intelectual e a abordagem biomédica às deficiências - deficiência como patologia - Maria Amélia Vampré Xavier(Aprender com as Diferenças)
Fundação Síndrome de Down - O amor que nada pede em troca (Dicas de Navegação)
Promovendo a Inclusão nas Aulas de Inglês - Recursos e práticas que auxiliam os deficientes visuais (Ensino de Línguas)
A inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais, tais como os deficientes visuais, em classes comuns, é um processo amparado por documentos legais como as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica.
Visão e Revisão, Conceito e Pré-Conceito - Cartuns contra a intolerância e o desrespeito aos deficientes (Planeta Literatura)
Eu-Psicanalista - Emílio Figueira (Aprender com as Diferenças)
Donald e sobrinhos, em... Uma árvore de natal de graça! - Blind Joker (Revista Cego a Vista)
Admirável Mundo Novo - O Perfeito e Belo... Frio e Sombrio Futuro (Planeta Literatura)
Orientando um deficiente visual no uso do computador - Luciane Maria Molina Barbosa (Aprender com as Diferenças)
Um novo PLANETA EDUCAÇÃO chegou - Mais informações e análises sobre o universo escolar (A Semana - Editorial)
Ano novo, vida nova. Casa nova para todos nós do Planeta Educação, site novo no ar... Para comemorar o início do ano letivo, o Portal Planeta Educação ganhou cara nova, ficando ainda mais atraente e com maior conteúdo. O principal objetivo é levar a professores, alunos, pais, diretores de colégios e a todos os que estão envolvidos com o universo escolar uma ferramenta de auxílio na melhoria da educação no país que seja ainda mais eficiente. Mais de...
Resposta no Grupo Síndrome de Down - Aprender com as Diferenças (Aprender com as Diferenças)
Escola, para quê? - Editorial (A Semana - Editorial)
Estudamos durante anos e anos de nossas vidas. Teoricamente estamos nos preparando para a vida. Aprendemos (ou não) matemática, história, física, artes ou a nos comunicar em nossa própria língua. Descobrimos o mundo através da geografia, conhecemos o corpo ...
Processo de inclusão dos Portadores de síndrome de Down - Ana Patrícia Beltrão Bastos(Aprender com as Diferenças)
Eufemismo na contramão da inclusão - Romeu Kazumi Sassaki (Aprender com as Diferenças)
Como trabalhar a Motricidade Refinada com Crianças com Deficiência Visual na Educação Infantil - Aprender com as Diferenças (Aprender com as Diferenças)
Programa Trocando em Miúdos: de Igual para Igual - Abril/2007 - Assunto: Entrevista Paulo Romeu Filho (Aprender com as Diferenças)
Vamos voltar ao assunto invisibilidade das crianças com deficiências - Traduzido por Maria Amélia Vampré Xavier (Aprender com as Diferenças)
Diálogos entre Leitores - Aprender com as Diferenças (Aprender com as Diferenças)
Para-Pan ou Para Quem? - Pessoal (Aprender com as Diferenças)
Caminhos para uma inclusão humana - Coluna A voz do professor (A Voz do Professor)
Pais, educadores e demais profissionais estão se deparando, com um dilema: “Como educar nossos filhos para uma sociedade futura ?”. Nossa preocupação e angústia vêm da natureza de não conhecermos em detalhes os aspectos fundamentais desta futura sociedade! Se concordarmos que a função da Educação é a ...
O Direito da Criança Surda de Crescer Bilíngue - Clélia Regina Ramos (Aprender com as Diferenças)
Um Cordel para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - Hélio de Araújo(Aprender com as Diferenças)
Fantasma, em... O terror da selva! - Luís Campos - Blind Joker (Revista Cego a Vista)
A Espada era a Lei - Capítulo I (Revista Cego a Vista)
A Espada era a Lei - Capítulo II (Revista Cego a Vista)
A Espada era a Lei - Capítulo III (Revista Cego a Vista)
A inclusão de crianças surdas ao sistema educacional - Por Mário Osava (Aprender com as Diferenças)
A Espada era a Lei - Capítulo IV - Vida de Esquilo (Revista Cego a Vista)
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Romeu Kazumi Sassaki (Aprender com as Diferenças)
Desenho Universal: - Reflexão e ação (Desenho Universal)
Desenho Universal: reflexão e ação repercute no meio - Maria Lucia Capella Botana (Desenho Universal)
Programa transforma voz em linguagem de sinais - Inovação Tecnológica (Desenho Universal)
Joystick virtual substitui mouse por comandos de voz - Inovação Tecnológica (Desenho Universal)
Projeto de sistema estrutural de orientação urbana para deficientes visuais - Fabio Toshio Ueno(Desenho Universal)
A Igualdade Começa pelo Planejamento da Cidade - Solange Aparecida Massari (Desenho Universal)
A Espada era a Lei - Capítulo V - A Educação de Verruga (Revista Cego a Vista)
A Espada era a Lei - Capítulo VI - O Duelo dos Feiticeiros (Revista Cego a Vista)
“Temos uma escola de século XXI com a cara do século XIX” - Precisamos de meritocracia na educação (A Semana - Editorial)
O primeiro passo é mudar radicalmente a velha cultura que abomina a competição e a meritocracia no ambiente escolar. A ausência de competição e de honra ao mérito é predominante não só em colégios de países em desenvolvimento, como o Brasil, mas também em escolas americanas. Em quase quarenta anos como professor e pesquisador do assunto, sempre me causou perplexidade o fato de que, mesmo em um país como os Estados Unidos...
A Espada era a Lei - Capítulo VII - Acontece um Milagre (Revista Cego a Vista)
Por que a terminologia - Inclusão social (Aprender com as Diferenças)
Fracasso Escolar: Deficientes ou desmotivados - Flávia Colen Meniconi e Isabel Campos Araújo Pádua (Universo Escolar)
Alunas do 8º período do curso de Pedagogia da PUC Minas - Projeto de extensão do Departamento de Educação em parceria com uma escola estadual, localizada na periferia de Contagem
Estatuto da Pessoa com Deficiência: - A quem interessa? (Aprender com as Diferenças)
Luluzinha, em... Sorte de Principiante! - Revista cego a vista (Revista Cego a Vista)
Audiodescrição – recurso de acessibilidade para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual - Lívia Maria Villela de Mello Motta (Aprender com as Diferenças)
Trabalho e Deficiência: as cooperativas como estratégia de inclusão social - Trabalho e Deficiência na Perspectiva da Economia Solidária (Aprender com as Diferenças)
Você consegue pensar em outras razões pelas quais crianças com necessidades especiais devem frequentar escolas comuns? - Can you think of other reasons why children with special needs should attend ordinary schools? (Aprender com as Diferenças)
As Deficiências Representadas na Mídia e o Papel da Psicologia Social - Psicologia e Deficiência – Professor Emílio Figueira (Aprender com as Diferenças)
Mônica, em... Seu Juca de novo no Parque! - Revista cego a vista (Revista Cego a Vista)
Cebolinha e Cascão, em... - Um bloquinho para planos infalíveis (Revista Cego a Vista)
A Terra dos Perdidos - Capítulo I (Revista Cego a Vista)
Depoimentos - Tânia Cunha e Deise Fernandes (Aprender com as Diferenças)
Um toque na Língua - Lições de 1 a 3 (Assaltaram a Gramática)
Muitos de vocês devem ainda se lembrar das bem-humoradas aulas de Língua Portuguesa da série "Um Toque na Língua", que andei publicando na lista DOSVOX e em outras listas de discussão da Internet, no ano de 2004, as quais tinham o objetivo de apresentar, sempre de uma forma simples, concisa e descontraída, informações elucidativas sobre certos pontos gramaticais de nosso idioma, que normalmente apresentam mais dificuldades em nosso dia-a-dia.
Um toque na Língua - Mais aulas do Professor Edu (Assaltaram a Gramática)
Reunidos no pátio da escola, aproveitando o tempo vago pela falta de um dos professores, um grupo de alunos trocam opiniões preocupantes entre si sobre os pontos das diversas disciplinas que foram definidos para as próximas provas.
Questões do Direito Eleitoral na era da Inclusão - Romeu Kazumi Sassaki (Aprender com as Diferenças)
Entrevistando Rosita Edler - Leonardo Campos (Entrevistando para Saber)
Deficiência não é sinônimo de ineficiência - Joyce Carvalho (Aprender com as Diferenças)
Deficiência Mental ou Intelectual? Doença ou Transtorno Mental? - Atualizações semânticas na inclusão de pessoas (Aprender com as Diferenças)
Vai Encarar? - A nação (quase) invisível de pessoas com deficiência (Planeta Literatura)
Encontro de Países Lusófonos para a Divulgação e a Implementação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo - O Encontro Lusófono produziu um documento que foi chamado de Carta de Santos. (Aprender com as Diferenças)
Deficiência Intelectual e envelhecimento - Fábio Adiron (Aprender com as Diferenças)
Os Infames da História: Pobres, Escravos e Deficientes no Brasil - Jorge Márcio Pereira de Andrade (Planeta Literatura)
Assim caminha a juventude... - Lia Zatz (Educação para o Pensar)
Inimaginável pensar que não saibam que sempre foi e sempre será uma minoria dentro da juventude a principal alavanca de novas idéias, de mudanças e de revoluções. Ou não foi assim com a geração 68? Pesquisa realizada em 1967 pela finada revista "Realidade" e citada em caderno especial da Folha sobre o perfil do jovem do século 21...
Liberdade contra a exploração, a violência e o abuso - Freedom from exploitation, violence and abuse (Aprender com as Diferenças)
A cegueira congênita e o desenvolvimento infantil - Dicas (Aprender com as Diferenças)
O direito à diferença na escola - Entrevista com Maria Tereza Eglér Mantoan (Aprender com as Diferenças)
Cada caso é um caso, cada surdo é um surdo - Sônia M.Ramires de Almeida (Aprender com as Diferenças)
Desenvolvimento de um software de autoria para alunos deficientes não-falantes nas atividades de contos e recontos de histórias - Cristóvam Emílio Herculiani (Desenho Universal)
Prêmio Sentidos - Alex Garcia vence o prêmio sentidos (Aprender com as Diferenças)
Como os cegos diferenciam as notas de dinheiro? - Matéria da Revista Época (Aprender com as Diferenças)
Barreiras atitudinais - Obstáculos à pessoa com deficiência na escola (Aprender com as Diferenças)
Eu quero ser deficiente - Fábio Adiron (Aprender com as Diferenças)
Família e irmãos de pessoas com deficiência - Técnicas de orientação e apoio para o relacionamento com o deficiente (Aprender com as Diferenças)
Mamãe é Down - Maria Gabriela, mulher de Fábio e mãe da pequena Valentina (Aprender com as Diferenças)
Melhor ator coadjuvante - Fábio Adiron (Aprender com as Diferenças)
Matéria sobre Dosvox - Entrevista com Luciane Maria Molina Barbosa (Aprender com as Diferenças)
Respeito pelos direitos das crianças é a chave para um futuro inclusivo - Maria Amélia Vampré Xavier (Aprender com as Diferenças)
Tornar a Educação Inclusiva - Livro com download gratuito (Planeta Literatura)
Como Designar Pessoas que Têm Deficiência? - Marco Antonio de Queiroz - MAQ. (Aprender com as Diferenças)
Somos todos deficientes intelectuais? - MAQ (Aprender com as Diferenças)
Não há duas crianças iguais - Traduzido do pacote de recursos educacionais da UNESCO(Aprender com as Diferenças)
Jovem deficiente é barrado pelo Enem - Inclusão (Aprender com as Diferenças)
Sexualidade & Pessoas com deficiência - Infantilização é empecilho ao desenvolvimento sexual(Aprender com as Diferenças)
Leitura facilitada - Prancha de leitura acoplada à lupa (Aprender com as Diferenças)
A Pessoa com Deficiência e sua Realidade nas Estatísticas Brasileiras - Psicologia e Deficiência – Professor Emílio Figueira (Aprender com as Diferenças)
Deficientes auditivos no ensino regular: Você faz a diferença! - Juliana S. R. Bettoni (Ensino de Línguas)
Tornou-se comum nos dias de hoje encontrar alunos inclusos na rede regular de ensino com algum grau de deficiência auditiva (leve, moderada ou severa).
O Dosvox como um Software de Acessibilidade ao Ambiente Digital para Deficientes Visuais e suas Possibilidades no Processo de Alfabetização e Letramento - Delamare MC Filho (Educação e Tecnologia)
O presente trabalho destina-se, em especial, aos professores que podem enxergar e que, talvez, possam mistificar a experiência não vidente, ou seja, a experiência dos deficientes visuais.
Leve sua criança cega para a cozinha, mamãe! - Tradução livre de Sonia B. Hoffmann (Universo Escolar)
Preparar cereais e leite para o café da manhã. Preparar um sanduíche de manteiga de amendoim para um lanche depois da escola. Preparar uma xícara de chocolate-quente antes de dormir.
Usando Realidade Aumentada em um Sistema de Percepção 3D para Deficientes Visuais - Roberto S. Wataya, José A. Valente, Claudio Kirner, Tereza G. Kirner (Aprender com as Diferenças)
Profissão x Vocação - Os “sentidos” desta escolha (Educação Profissional)

Nenhum comentário: