quarta-feira, 7 de julho de 2010

E s c a r a s

Este post é mais um de alerta para este gravíssimo problema, tanto para quem está internado em um hospital, (principalmente) quanto para quem está acamado em sua casa.
Escara, úlcera de pressão, ferida, não importa o nome pelo qual é chamado. O que realmente importa é o mal que causam para uma pessoa já fragilizada em sua saúde.
No geral, as escaras são tão graves que dificilmente se consegue a cura. Implantes, cirurgias plásticas, reversão muscular, outros métodos utilizados para a cura, todos com longos meses ou até mesmo anos para se obter um êxito relativo em relação a cura.
Se conseguir cicatrizar, certamente durante o resto da vida da pessoa, ela terá que ter cuidados redobrados para evitar que  reapareça. O local atingido ficara frágil, sensível, pois perdemos massa muscular e carne e um mínimo descuido lá estará ela novamente, porém mais grave que da primeira vez.
Os custos para a cicatrização são enormes. Curativos especiais, pomadas importadas, inúmeros procedimentos sem fim. O custo para evitar que reapareça depois que cicatrizou, dependendo do local, (região sacra, calcanhar, orelhas), são maiores ainda, pois terá que ter cuidados especiais enquanto viver utilizando almofadas especiais, colchões especiais, óleos hidratantes. Até mesmo contratar alguém para aonde você for esta pessoa lhe acompanhar e ajudá-lo em sua rotina diária.
Portanto, se você, um familiar, alguém conhecido, estiver doente, hospitalizado, cuidado. Não aceite nunca que lhe digam que é “normal”, NÃO É! Exija cuidados, existe colchão piramidal, colchão inflável, higiene adequada, mudança de decúbito(virar o doente). Quando for a hora do banho entre junto e verifique, é um direito seu e do seu ente querido.
Fica o alerta pessoal! Cuidado mesmo! É um mal terrível que pode ser totalmente controlado. Não interessando se é SUS, particular ou sua casa. Quem já padeceu de escara sabe o que estou dizendo. Ficar 2 longos anos em uma cama deitado de bruços, dormir sentado meses e meses, nunca mais calçar um sapato, amputar parte de seu corpo e até mesmo a morte por infecções generalizadas.
Abraço.

Nenhum comentário: