sábado, 10 de outubro de 2009

TORNAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - LIVRO COM 243 PAGINAS DA UNESCO

VEJAM MAIS SOBRE ESTA OBRA DA UNESCO EM :

http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184683POR.pdf

ApresentAção
O princípio da educação inclusiva foi adotado na Conferência Mundial sobre as
Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade1
, reafrmado no Fórum Mundial de Educação e apoiado pelas Regras Básicas das Nações Unidas em Igualdade de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Defciências. Esse princípio foi debatido novamente em novembro de 2008 durante a 48ª Conferência Internacional de Educação em Genebra. A educação inclusiva de qualidade se baseia no direito de todos – crianças, jovens e adultos – a receberem uma educação de qualidade que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem e enriqueça suas vidas.
Apesar de ter sido bastante discutido e debatido, não há ainda unanimidade
sobre a essência do conceito de educação inclusiva. Em alguns países, de acordo com
Ainscow, o termo inclusão ainda é considerado como uma abordagem para atender
crianças com defciências dentro do contexto dos sistemas regulares de educação.
Internacionalmente, porém, o conceito tem sido compreendido de uma forma mais
ampla como uma reforma que apoia e acolhe a diversidade entre todos os sujeitos
do processo educativo. Ainscow entende que o objetivo da educação inclusiva é de eliminar a exclusão social que resulta de atitudes e respostas à diversidade com relação à etnia, idade, classe social, religião, gênero e habilidades. Assim, parte do princípio que a educação constitui direito humano básico e alicerce de uma sociedade mais justa e solidária
.

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