Monografia apresentada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dezembro de 2007, no curso de jornalismo.
Os Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro representaram uma das maiores oportunidades que as pessoas portadoras de deficiência no Brasil já tiveram de se mostrar à sociedade. Apesar disso, os números do último censo do IBGE comprovam que os deficientes ainda são vítimas da exclusão em setores como educação e emprego.
Este trabalho tem por objetivo discutir a inclusão social da pessoa portadora de deficiência visual através da prática esportiva, refletindo sobre o papel que os meios de comunicação exercem nessa integração. O paradesporto tem uma função fundamental na quebra dos paradigmas e na inserção das pessoas com deficiência na sociedade. E a mídia pode ser uma ferramenta importante nessa mudança, caso difunda a imagem do portador de deficiência como um cidadão com direitos iguais a todos. Mas será que é isso que acontece? Para a análise, o presente trabalho traça um perfil dos portadores de deficiência no mundo e no Brasil.
Autor: Marcos Henrique Carvalho Lima
VEJAM MAIS EM : http://urece.org.br/novosite/sites/default/files/Marcos%20Henrique%20Carvalho%20Lima%20monografia.pdf
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário