sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OLIMPIADAS E PARAOLIMPIADAS 2016 - BRASIL DA MOSTRAS DE COMPETENCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO





Um verdadeiro SHOW a defesa do direito a sediar as Olimpiadas e Paraolimpíadas de 2016 no BRASIL foi mostrada neste dia pelo Presidente Luis Inácio Lula da silva. Calmo, com consistência, determinação e com o desejo de vitoria desenhado no olhar, nosso Presidente deu mostras de como deve ser um discurso prático e convincente, com o qual conduziu a bandeira nacional a poder, em 2016, ser a sede dos maiores jogos mundiais esportivos e paraesportivos. Concorrendo com fortísissimas candidatas, uma equipe multidisciplinar consistente e muito trabalho,viajando diuturnamente a fim de que nosso sonho fosse concretizado.Com a Eliminação de Chicago na primeira escolha, a partir daquele momento, a candidatura do Brasil solidificou-se e, certamente não havia um só brasileiro que a partir daquele momento não tivesse a plena certeza da vitória final. Agora, cabe-nos fazer cumprir todas as alineas contidas na proposta que, a proposito, foi de um altíssimo nível profissional e de competência. Parabens do BLOG DO PROFESSOR SERGIO CASTRO a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para esta magnífica e marcante conquista de todos nós brasileiro.
O enorme empenho do governo brasileiro e os R$ 138 milhões gastos na campanha levaram o Brasil a realizar um sonho antigo: esta foi a quinta vez que o país entrou na briga para sediar os Jogos. O mesmo já havia ocorrido em 1936 (candidatura independente, sem anuência COB), 2000, 2004 e 2012 — apenas em 2000 a candidatura não foi carioca, mas de Brasília (leia mais sobre as candidaturas anteriores).

COPENHAGUE (Dinamarca) – O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a receber uma edição dos Jogos Olímpicos. A cidade brasileira venceu a concorrência com Madri, Chicago e Tóquio, nesta sexta-feira, em votação realizada em Copenhague, na Dinamarca. A decisão saiu apenas na terceira rodada de votos, com vitória do Rio de Janeiro sobre Madri. De forma surpreendente, Chicago foi a primeira cidade eliminada, enquanto Tóquio caiu na segunda rodada. Os cariocas "bateram" os madrilenhos por 66 a 32, mais da metade dos votos.

Rio de Janeiro: a cidade mais feliz do mundo!
Sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016


Divulgação - Co-RIO 2016

O Rio de Janeiro foi escolhido, nesta sexta-feira (02/10), como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O resultado inédito na história do esporte mundial foi anunciado pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, em Copenhagen, na Dinamarca. É a primeira vez que uma cidade da América do Sul tem o direito de receber os Jogos.

A capital fluminense entrou na final contra Chicago, Tóquio e Madri. A cidade norte-americana saiu na primeira rodada de votações com a menor votação (18). Até então, os espanhóis estavam em vantagem em relação aos cariocas no pleito (28 a 26). Na segunda rodada, os japoneses foram eliminados e o Rio de Janeiro recebeu os votos dos americanos. Nesta etapa, a candidatura verde-amarela alcançou 46, contra 29 de Madri.

Na rodada decisiva, início da tarde no Brasil, final da tarde na Dinamarca, Rogge anunciou a tão esperada decisão: Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A delegação brasileira em Copenhagen, que conta com a presença do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o nadador mineiro Daniel Dias, e a pernambucana Rosinha, do atletismo, explodiu em alegria.

A festa iniciada no Bella Center correu o mundo nas imagens da transmissão de TV e chegou às areias da praia de Copacabana. Uma verdadeira expectativa de final de Copa do Mundo de futebol encerrou-se com uma comemoração bem brasileira: sol, praia, música e muita alegria.

Fazendo uma análise dos números do Rio de Janeiro, os membros do COI que votaram em Tóquio e Chicago nas rodadas iniciais, optaram pela candidatura brasileira na decisiva.

“A vitória é uma conquista muito grande para o movimento paraolímpico. Tenho certeza que vamos caminhar para uma consolidação nos próximos anos e com um incremento do apoio ao esporte, tanto convencional quanto paraolímpico. Já temos de começar a nos preparar para contar com a maior e melhor delegação de atletas, com o intuito de brigar para ficar entre os cinco primeiros. Temos que parabenizar o presidente Lula, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, pelo trabalho perfeito da candidatura”, disse, emocionado, Andrew Parsons.

A campanha bem sucedida dos cariocas iniciou-se em 2007, com o anúncio da terceira candidatura – perdera para 2004 e 2012. A organização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, foram uma prova de fogo, pela qual o Rio passou com louvor.

Para esta final, os brasileiros chegaram com a menor nota do COI (6,4), após visita às finalistas, no primeiro trimestre de 2009. Tóquio fora a melhor (8,3), seguida de Madri (8,1) e Chicago (7,0).

A desvantagem foi revertida com a bela apresentação do Comitê Organizador do Rio 2016. O Rio expôs por 45 minutos, em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português), os motivos para ser a escolhida para 2016.

A apresentação
“Chegou nossa hora e para nós esta será uma oportunidade sem igual. Além de um compromisso, a realização dos Jogos Olimpícos no Rio é um desejo do Estado brasileiro, portanto do povo brasileiro. Demos todas as garantias pedidas pelo COI e estamos investindo no legado”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, assegurou: “O Brasil está pronto, o Rio está pronto. O Rio oferece ação, garantias e oportunidade de futuro”, defendeu Nuzman.

Para o Secretário Geral do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório, que apresentou a parte técnica do projeto, os jogos vão mudar a cara do Rio. “O desafio foi atender a todas as questões levantadas pelo COI. O Rio tem um excelente projeto técnico”,garantiu ele.

O rei Pelé também está convicto do potencial da candidaura brasileira. “Mostramos que o Brasil e o Rio de Janeiro estão de fato preparados”. Isabel Swan fez de sua própria experiência como atleta olímpica a sua defesa para o Rio. “O esporte pode transformar vidas. A Rio 2016 inspirará novos talentos e encorajará a participação no esporte como ferramenta de inclusao social”.

Media Guide Comunicação/Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br / 61 3031-3035 ou 61 8161-9271)
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)

Nenhum comentário: