domingo, 4 de outubro de 2009

MARA GABRILLI - CONHEÇA A HOME PAGE DESTA NOTÁVEL PERSONAGEM DA HISTORIA NACIONAL SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIENCIA

MARA GABRILLI - CONHEÇA A HOME PAGE DESTA NOTÁVEL PERSONAGEM DA HISTORIA NACIONAL SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIENCIAS EM : http://www.maragabrilli.com.br/home.html

QUEM SOU EU ?
Mara Gabrilli, não se intimida diante de desafios. A vida lhe impôs muitos, outros ela foi buscar. "Gosto de transformar", afirma a publicitária, psicóloga, colunista de revista, empreendedora social, ex-secretária municipal e vereadora na Câmara de São Paulo, 41 anos, que ficou tetraplégica em 1994 por causa de um acidente que quase lhe custou a vida. Passou cinco meses internada - dois em respirador artificial - e recebeu uma nova condição: a impossibilidade de se mexer do pescoço para baixo. Quando os médicos lhe disseram que ela tinha 1% de chance de voltar a se movimentar, ela disse: "Um não zero. Tenho muito trabalho a fazer!" Foi aí que Mara iniciou seus projetos utilizando seu corpo junto com outras ferramentas preciosas: a cabeça e o coração.
Fundou, em 1997, a ONG Projeto Próximo Passo para promover pesquisas para cura de paralisias, promoção do Desenho Universal e atletas com deficiência. Hoje chamado Instituto Mara Gabrilli, tem a PPP como um de seus braços apoiando 90 atletas. Três foram às Paraolimpíadas de Pequim. O IMG já contribuiu com diversas pesquisas em laboratórios na USP, entre elas a que resultou na primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias: a BR-1. Também participou da mostra de arquitetura e decoração Casa Cor São Paulo promovendo o conceito de Desenho Universal.

No âmbito político, Mara foi a primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (2005/2007). Desenvolveu dezenas de projetos em infra-estrutura urbana, educação, saúde, transporte, cultura, trabalho, entre outros, que trouxeram mudanças para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, mas que, no fim das contas, beneficiam a toda população por meio do conceito do Desenho Universal.

Em atuação na Câmara Municipal desde fevereiro de 2007, foi a segunda melhor avaliada entre os 55 vereadores paulistanos, por estudo da ONG Voto Consciente. No quesito Coerência - o cumprimento das propostas feitas na campanha - teve a maior nota: 9,53. Em 2008 foi reeleita com 79.912 votos - a mulher mais votada do Brasil e a quinta entre os vereadores paulistanos.

Mara ainda escreve uma coluna mensal para a revista TPM (TRIP Editora) há 8 anos e comanda, desde abril de 2007, o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Rede Eldorado AM.

Todo esta trabalho social, político, científico e, sobretudo humanista, fez com que Mara Gabrilli fosse eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo, um dos Cem Brasileiros Mais Influentes (2008) da revista Isto É, finalista do Prêmio Claudia 2008 na categoria Políticas Públicas e figura, também, entre os 100 Brasileiros Mais Influentes (2008) da revista Época (Editora Globo) na categoria Benfeitores.

Nenhum comentário: