domingo, 25 de outubro de 2009

MARATONA NA SELVA - EDIÇÃO 2009 QUASE TERMINA EM TRAGÉDIA





VEJAM MAIS SOBRE A MARATONA NA SELVA EDIÇÃO 2009 EM : http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1147542-7824-MARATONA+NA+SELVA+QUASE+TERMINA+EM+TRAGEDIA,00.html

VEJAM MAIS SITES GOOGLE SOBRE MARATONA NA SELVA EM : http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=maratona+na+selva&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=

Em sua sexta edição, a corrida de aventura Maratona na Selva ocorreu entre os dias 8 e 17 de outubro de 2009 e contou com a presença de 115 atletas vindos de 22 países.
O percurso começou na cidade de Aveiro, no Pará.

Os atletas percorreram a unidade de conservação Floresta Nacional do Tapajós, que fica no oeste do estado, nos municípios de Belterra, Aveiro, Rurópolis e Placas.

A aventura passou ainda por outras 20 comunidades no município de Belterra, totalizando um percurso de 200 km, que termina na Vila de Alter do Chão. Os competidores foram monitorados por uma equipe médica formada por ingleses e brasileiros durante o trajeto. Os estágios variam de 30 a 80 km e, no fim de cada um deles, os corredores puderam compartilhar os acampamentos construídos pelos comunitários.

Cada atleta ficará responsável por carregar seus próprios alimentos, equipamento obrigatório e também o kit de primeiros-socorros ao longo de toda a Maratona na Selva. A hidratação ficará por conta pela equipe de apoio, que fornecerá água mineral para os competidores.


Nossa estrela Feminina maior,JAQUELINE TERTO, campeã da prova em 2008, devido à uma contusão, viu-se obrigada a desistir dos 200 KM, participando a partir dai da prova de 100 KM , onde saiu vitoriosa. Guerreira a Professora Mestre em Psicologia e Professora de Educação Física; Especialista em esportes para pessoas com deficiência, deu demonstrações de superação, assim como o fazem as pessoas com as quais ela realiza um trabalho considerado como um dos melhores para a pessoas com deficiência no Estado do Rio de Janeiro. Jaqueline é Coordenadora Esportiva da VILA OLIMPICA DA MARÉ, no RJ, onde as atividades com essa clientela vai de vento em popa.


Cotidiano - Maratona de Selva 2009: é dada a largada!
14/10/09 às 08h07min

Santarém - A 5 º edição da Maratona de Selva ocorreu entre os dias 8 a 17 de outubro. Concorrentes de todos os lugares do globo batalharam para vencer os caminhos e trilhas da floresta amazônica, cobrindo um percurso de 100 km ou de 200 Km divididos em 4 ou em 6 estágios durante 4 ou 7 dias.

O primeiro desafio dos maratonistas foi uma viagem de mais de 10 horas pelo Rio Tapajós até o local da largada. Saindo de da vila balneária de Alter-do-Chão até a comunidade de Tapuama, que fica a cerca de uma hora do município de Aveiro, no Oeste do Pará.

Há muitos brasileiros, mas maioria dos competidores é de outras nacionalidades, a alta temperatura é a um dos grandes desafios, já que alguns deles saíram de temperaturas -10 º C para encarar o verão amazônico que varia entre 30 º a 40 º C.

Nesta edição participam 130 competidores, destes 40 são brasileiros, e 22 mulheres.'Eles vão enfrentar muitas dificuldades para chegar a Alter-do-Chão, a dica que eu daria é: comam muito peixe frito com farinha, e chibé. Ai certamente eles vão ter mais facilidade para chegar lá. ’ Aconselha um ribeirinho da região.

Pelo caminho 200 km de muitas subidas e descidas. O terreno é íngreme, é preciso segurar-se nas árvores para manter o equilíbrio.

Os maratonistas chegam ao ponto de reabastecimento onde recebem água, visívelmente cansados se apressam para não perder tempo e prosseguir na competição.

‘Essa primeira etapa é muito difícil, requer muito cuidado com o joelho e com os pés. É o momento de manter a concentração. Ainda faltam quatro etapas na maratona, pela frente muitos imprevistos, lagos, igarapés, lama, e muito caminho pela frente.'Conta uma das maratonistas.

A maratona

O percurso de 100 km ou de 200 Km será dividido em 4 ou em 6 estágios durante 4 ou 7 dias.
Cada corredor terá que carregar seus próprios alimentos e equipamentos durante todo o percurso da maratona, no entanto garrafas de água mineral serão fornecidas pelos organizadores do evento. No fim de cada estágio, os corredores compartilharão de acampamentos pré-erigidos no estilo amazônico, com direito a rede no estilo militar.

Há uma equipe de profissionais entre prontos para auxiliar os competidores, oferecendo os padrões mais elevados de integridade e profissionalismo.



Suzy Loyola com informações de Jean Teles e www.junglemarathon.com

Nenhum comentário: