quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Relação do atletismo com o desenvolvimento da coordenação motora geral de pessoas deficientes visuais

Monografia de conclusão de curso na Universidade Castelo Branco em 2006, é uma revisão de literatura sobre atletismo e deficiência visual, além de um registro das experiências prática dos profissionais em treinamentos de atletismo para cegos e deficientes visuais
VEJAM MAIS EM : http://urece.org.br/novosite/sites/default/files/Relacao_atletismo.pdf

RELAÇÃO DO ATLETISMO COM O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA GERAL DE PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS.
Autores : Diogo Cardoso da Silva
Fábio Dias de Oliveira
RESUMO
Este trabalho retrata quais são os benefícios que o atletismo traz para a coordenação motora geral do deficiente visual. Tendo como base bibliografias que abordam o desenvolvimento motor do deficiente visual, a coordenação motora do deficiente visual e o atletismo adaptado, os autores fazem uma pesquisa do tipo descritiva de natureza de campo. Com seus dados trabalhado através de estatística descritiva inferencial, usando cálculos percentuais.


PALAVRAS CHAVES: Deficiência visual; Desenvolvimento motor do deficiente visual ,Coordenação motora do deficiente visual; Atletismo adaptado para deficiente visual; Deficien
no esporte.
INTRODUÇÃO

A partir de observações realizadas em pessoas deficientes visuais praticantes de atletismo constatou-se um maior domínio da coordenação motora geral comparada com outros deficientes praticantes de alguma outra modalidade desportiva ou sedentários. Tendo em mente que o atletismo é composto basicamente por movimentos naturais, tais como correr, saltar, arremessar e lançar. Podemos realizar um trabalho visando massificar esses movimentos dos deficientes
visuais. Assim melhorando a realização dos mesmos no cotidiano do aluno, que não possui em sua aprendizagem o estimulo visual que facilitaria o aprendizado desses movimentos. Com esse trabalho estudamos essa melhora da coordenação motora geral nos deficientes praticante de atletismo, e criamos uma fonte de estudo para profissionais que trabalham com deficientes visuais.

DEFICIENTE VISUAL

Designa um comportamento de visão, incluindo a cegueira, que, mesmo quando corrigido, prejudica o desempenho educacional do individuo. A definição do grupamento de deficientes visuais, cegos e portadores de visão subnormal, se da por duas escalas oftomologicas acuidade visual (o que se enxerga a determinada distancia) e o campo visual (a amplitude da área alcançada pela visão).(Nogueira, 2006)

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