quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Enxergar através do Corpo

De: Renata Pontes
Tese de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Educação Inclusiva, pela Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006. A monografia defende a possibilidade de o cego 'ver' e demonstra que com incentivo e estimulação apropriada, o deficiente visual pode minimizar as conseqüências da perda da visão. A autora une conhecimento teórico ao trabalho prático como fisioterapeuta voluntária do Instituto Benjamin Constant.
Número de páginas: 40

VEJAM MAIS EM : http://urece.org.br/novosite/sites/default/files/Enxergar_atraves.pdf

OBJETIVOS: Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como condição prévia à conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Educação Inclusiva.

Este trabalho teve como objetivo demonstrar a possibilidade do cego ‘ver’. Que
com o incentivo e a estimulação apropriada, os sentidos que ainda existem se
organizam promovendo uma integração a fim de minimizar as conseqüências
da perda visual para o seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Foram enfatizadas algumas ações importantes e possíveis de serem executadas para
tentar proporcionar ao deficiente visual uma melhor qualidade de vida.

Define-se quem é esse deficiente; descreve-se o funcionamento dos sentidos sensoriais – visão, audição/vestibular, tato, olfato e paladar isoladamente; descreve-se a integração sensorial e, posteriormente são demonstradas as atuações dos demais sentidos com a ausência da visão.

Além disso, enfatiza a necessidade do movimento como forma integradora dos sentidos,possibilitando assim que o deficiente visual possa enxergar com o corpo todo.

Nenhum comentário: