sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Implante Coclear



O "ouvido biônico" é um equipamento que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total.

Ele pode ser colocado gratuitamente pelo SUS em todo o país.

"O Implante Coclear (ou popular "ouvido biônico" ) é um equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total.
Assim o implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 100.000 pessoas no mundo já estão usando."



Tamanho da letra
A- A+ Nos endereços abaixo você encontra mais informações sobre este implante e também a lista dos centros de implantes coclear existentes no Brasil.

Esclareça dúvidas também pelo 0800.772.73.27.

www.implantecoclear.org.br

www.politec.net
Aparelhos

Os aparelhos apresentam dois componentes. A unidade interna e a unidade externa.

A unidade interna consiste no dispositivo que será implantado. Nele estão presentes o conjunto de eletrodos e a antena receptora. A função da unidade interna é receber o sinal que é emitido pela unidade externa e transformar em pulso elétrico, que será transmitido pelo conjunto de eletrodos para o interior da cóclea. A unidade externa tem a função de receber o som do ambiente, codificá-lo e enviá-lo para a unidade interna.

Componentes essenciais que compõe o sistema de implante coclear:
1. Microfone direcional: Situado no compartimento retroauricular, capta a informação acústica e a envia ao processador de fala;
2. Processador de fala: sua principal função é a análise e digitalização do sinal acústico de entrada.
3. Antena de transmissão: Envia os sinais codificados pelo processador como sinais de rádio FM para o receptor interno
4. Receptor/estimulador: Converte os sinais recebidos em energia elétrica, organizando-os e enviando-os aos eletrodos selecionados.
5. Feixe de eletrodos: Estimulam as fibras nervosas remanescentes no gânglio espiral.

Existem três marcas aprovadas no Brasil. As marcas são: Cochlear corporation®, MedEl® e Advanced Bionics®. Cada aparelho tem suas caracteríticas e possuem algumas diferenças no formato e no material empregado. Assemelham-se no fato de usarem um conjunto de eletrodos para estimular a cóclea.

COCHLEAR CORPORATION
Os aparelhos produzidos pela empresa australiana Cochlear Corporation® são comercializado no Brasil pela Politec® Importação e comércio Ltda.
Estes implantes possuem 22 canais internos de estimulação e permite a realização de telemetria neural ou NRT, capacitando a verificação individual de cada eletrodo e sua resposta frente ao estímulo realizado. Os aparelhos deste fabricante são: Freedom , Nucleus® 24 Double Array, Nucleus® ABI(tronco cerebral)

Este é o modelo mais avançado da Cochlear corporation e apresenta como vantagens o chip de plataforma aberta (microprocessador),que permite atualizações ao longo dos anos a medida que novas tecnologias forem criadas, e eletrodo Softip que foi projetado para proteger as partes delicadas da cóclea durante a cirurgia.

MEDEL®
Pulsar® CI100:

O implante coclear PULSAR® CI100 é produzido pela empresa austríaca MED-EL®.
Além do Pulsar® CI 100, a MED-EL® também possue outros dois modelos, o Sonata® TI100 e o Combi® 40+.
Esta marca possue três tipos de microprocessadores: Opus 1, Opus 2 e o Tempo+ .

ADVANCED BIONICS®
HiRes® 90K:

O Implante coclear HiRes® 90K é produzido pela empresa norte americana Advanced Bionics® e comercializado pela Richards do Brasil, representante exclusivo no Brasil.
Possui um feixe com 16 eletrodos, cada um com com 16 fontes independentes de energia. Permite a realização de telemetria intra operatória e apresenta 3 estratégias exclusivas de codificação de fala, incluindo a mais nova Fidelity 120. Possui avançada tecnologia de baterias recarregáveis, Powercels®, que têm durabilidade de 14 a 24 horas ininterruptas.
Atualmente a empresa só está comercializando no Brasil os 2 últimos modelos de processador de fala, o retroauricular Harmony® e o modelo tipo 'caixa' Platinum®. Ambos os modelos processam a estratégia Fidelity 120 ,que permite a criação de até 120 canais virtuais.

Paciente utilizando modelo Nucleus® 24 com microprocessador tipo "caixa" modelo SPrit:


Paciente utilizando modelo Nucleus® 24 com microprocessador retroauricular modelo ESPrit 3G:

Paciente utilizando modelo Medel:

Paciente utilizando modelo Medel. Em mulheres, o cabelo comprido esconde totalmente o aparelho:

Copyright 2005 - Grupo de Implante Coclear

Nenhum comentário: