sábado, 24 de outubro de 2009

ATLETISMO PARAOLIMPICO - RECORDES MUNDIAIS DE JONATHAN DE SOUZA


Crédito: Beto Monteiro



O alagoano Jonathan Souza, de 19 anos, quebrou por dois dias consecutivos o recorde mundial de atletismo paraolímpico, nas provas de lançamento de disco e arremesso de peso. A façanha ocorreu em Bogotá, na Colômbia, onde são disputados até quinta-feira (22) os Jogos Parapan-Americanos Juvenis. Cerca de 600 atletas de 14 países, dos 13 aos 21 anos, participam. O Brasil enviou 90 representantes com potencial de disputar os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, e principalmente do Rio de Janeiro, em 2016.

Jonathan é um dos expoentes dessa turma. Na segunda-feira (19), atirou o disco a 36m81 de distância. São 5m47 a mais que o antigo recorde, pertencente a um atleta da Alemanha. Nesta terça, o alagoano arremessou o peso a 11m29, oito centímetros melhor do que a marca anterior, que era de sua própria autoria.

Apesar da pouca idade, Jonathan já acumula cinco quebras de recordes mundiais, sendo três no peso e duas no disco. Na última Etapa Nacional Circuito Loterias Caixa, em Fortaleza, na primeira quinzena de setembro, ele estabelecera 11m21 no arremesso. “Nunca imaginei que pudesse fazer as melhores marcas do planeta em duas provas em uma só competição”, disse, surpreso o alagoano, nesta terça.
Portador de acondroplasia (popularmente conhecida como nanismo), Jonathan mora em Maceió, cursa o terceiro ano do ensino médio e, nas horas vagas, surfa. Foi após uma despretensiosa sessão de surfe na capital alagoana que foi descoberto pela treinadora Valquiria Campelo, três anos atrás. Ele participou dos Jogos Paraolímpicos de Pequim e terminou na quinta colocação no peso.

“Há um bom tempo o Jonathan apresenta resultados de alto nível e o Comitê Paraolímpico Brasileiro tem que parabenizá-lo pela excelente performance na Colômbia”, disse Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). “Um atleta que quebra dois recordes mundiais no Parapan Juvenil mostra que há o trabalho de renovação. Sinal de que, além de fazer um grande espetáculo na organização dos Jogos Paraolímpicos do Rio, em 2016, teremos muitos brasileiros no ponto mais alto do pódio”, completou Parsons.

O atletismo tem nesta quarta-feira (21) uma pausa na programação. O Brasil lidera com folgas o quadro de medalhas da modalidade. Depois de faturar 17 medalhas em dois dias, somente na terça-feira nossos representantes subiram 18 vezes ao pódio. Foram 10 medalhas nas provas de 200m, nove de ouro: Alan Fonteles, Wilson Pavloski, Thiago Barbosa, Fabio Vacari, Liwisgton Costa, Priscila Melo, Jenifer Martins, Viviane Soares e Maria Pamela Almeida. Uma de prata: Ana Paula Castelvi.

Destaque especial para Liwisgton, Pamela, Jenifer que conquistaram duas medalhas só nesta terça. Além dos 200m, Liwisgton foi campeão no salto em distância, Jenifer, nos 100m, e Pamela, nos 100m. A alagoana Marivana Oliveira da Nóbrega também se juntou ao seleto grupo ao ser campeã no lançamento de dardo e de disco somente nesta terça-feira.

Media Guide Comunicação/Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Na Colômbia: Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br / 61 8161-9271)

Nome: Jonathan de Souza Santos
Data de nascimento: 19/03/1990
Deficiência: Ananismo
Modalidade: Atletismo
Classe: F40
Prova: Arremesso de Peso

Antes de entrar para o esporte paraolímpico Jonathan já era surfista. Foi na praia, em 2007, que ele recebeu o primeiro convite de sua atual treinadora para competir no atletismo. O nordestino e único anão da delegação brasileira é o recordista mundial no arremesso de peso, classe T40/41, com a marca de 11,05 metros

Nenhum comentário: