terça-feira, 20 de outubro de 2009

Escola de Nova York aposta em fazenda para ensinar crianças da cidade


Crianças do Harlem brincam com animais na fazenda / NYT
NOVA YORK - No ônibus a caminho do passeio, as crianças cantavam sobre a "Fazenda do Velho MacDonald" quando um menino gritou "Eu amo torta de abóbora!"

Mas logo ficou claro que este seria um "estudo de campo", como dizem os professores, e não apenas uma excursão. Os 75 alunos do jardim da infância do Harlem não iriam apenas conhecer rapidamente a vida rural, mas passar por testes para ganhar pontos extras na sua atividade curricular.

Os exames de matemátia e inglês do Estado de Nova York incluem várias perguntas a respeito da criação de animais, de colheitas e alguns outros pontos fundamentais da experiência rural que alguns pedagogos dizem confundir as crianças da cidade, cujo conhecimento da natureza pode começar e terminar no Central Park.


Crianças do Harlem brincam com animais na fazenda / NYT

Em uma prova de inglês este ano, por exemplo, alunos da terceira série tiveram que responder perguntas sobre galinhas e ovos. Em matemática, eles tiveram que contar ovelhas e cavalos.

Por isso, os pedagogos da Academia Sucesso de Harlem, uma cadeia de rápido crescimento de quatro escolas licensiadas pelo Estado, levam seus alunos à fazenda todos os anos, tentando expô-los à vida rural e melhorar seu conhecimento e suas notas.

Em uma manhã fria da semana passada, os alunos da pré-escola, envoltos em cachecóis azuis do uniforme, se aglomeravam em torno do curral do Museu e Fazenda do Condado de Queens para contemplar uma vaca conhecida como Daisy e uma ovelha que estava por perto.

"Usem seus ouvidos para escutar!", disse uma professora. Ela falou sobre como a lã de uma ovelha pode ser usada para se fazer uma blusa e repetiu alguns termos (como novelo) até que os alunos entendessem.

Apenas os alunos da pré-escola e do jardim da infância (cerca de 450 crianças) participam da excursão.
As provas são ministradas a partir da terceira série.

Alunos de outras séries participam de excursões relacionadas à natureza, como acampamentos, que os ajudam a se familiarizar com lugares pouco conhecidos, disse Moskowitz.

Ao meio-dia, os estudantes se reuniram para um piquenique com sanduíches e leite achocolatado, e compartilharam o que aprenderam. "As abóboras têm sementes dentro delas", disse Omari Eagan 6.

Ivan Ramírez, 5, disse ter aprendido que o toucinho vem do porco, mas não da galinha. "Galinhas põem ovos", disse Paige Garcia 5. "Eu não sabia disso antes".

Nenhum comentário: