quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Universidades com bom desempenho poderão receber financiamento do BNDES

05/08 - 18:36
Agência Brasil

Este artigo segue as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Hadadd, assinou nesta quarta-feira ato de cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de instituições de ensino superior. O valor a ser liberado chegará a R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, de acordo com o BNDES.

A linha de crédito será destinada a investimentos em infraestrutura e capacitação, à compra de livros e equipamentos, capital de giro e reestruturação financeira, no caso das instituições que estiverem passando por dificuldades, segundo informações da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci.

Para ter acesso ao financiamento, as instituições precisarão comprovar a qualidade dos cursos, de acordo com Maria Paula. Para isso, terão que obter no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) conceito institucional igual ou acima de 3. O conceito preliminar de pelo menos 70% dos cursos também deve ser igual ou superior a 3. A instituição precisa ainda ter no mínimo 60% de seus cursos reconhecidos pelo MEC.

“Isso induz uma expansão ordenada”, destacou a secretária. Para ela, não vale a pena fazer “como no passado, quando a expansão era feita oferecendo cursos primeiro e depois vendo o que acontece”.

O MEC também assinou hoje ato de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior para capacitação de recursos humanos. O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Desenvolvimento e Promoção do Comércio Exterior (Pró-Comex) vai investir em cursos de mestrado e doutorado destinados a incentivar o comércio internacional.

“Até o final do próximo mês nós teremos todos os dados sobre as linhas de atuação e áreas de pesquisa para lançamos o edital”, informou o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Emídio Oliveira.

Leia mais sobre: BNDES

Nenhum comentário: