Apesar do Basquetebol em Cadeira de Rodas ser a mais antiga modalidade de esportes praticada por portadores de deficiência em nosso país, a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas - CBBC, somente foi fundada em dezembro de 1997, quase quarenta anos depois do basquetebol ser introduzido no Brasil, por Sergio Del Grande e Robson Sampaio.
Até então a organização do Basquetebol brasileiro era da competência da ABRADECAR - Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas, que em razão de compromissos com uma dezena de outras modalidades de esportes não dava ao basquetebol brasileiro a atenção merecida.
A independência do basquetebol com a criação da CBBC trouxe ao esporte desenvolvimento técnico, tático e tecnológico, através do aprimoramento constante das cadeiras de rodas para sua prática. O Brasil passou a ser respeitado em todo o mundo.
Realizou aqui competições internacionais do porte do Mundial Junior, em 2002, e finalmente depois de 16 anos, classificou-se novamente para a disputa dos Jogos Paraolímpicos.
O crescimento do basquetebol no Brasil pode ser medido pelo número de clubes praticando a modalidade - mais de 50, espalhados por praticamente todos os estados da federação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário