quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sentidos: Dia Nacional de Luta da Pessoa com DeficiÊncia


Sentidos: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência



TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2010

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Desde 1982 é comemorado, em 21 de setembro, o dia pela luta dos direitos, do respeito e da dignidade da pessoa com deficiência. Em 2005, por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), foi sancionado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva como data oficial. Isso só reforça as ações pela inclusão dessa parcela da população que já conta com mais de 25 milhões de brasileiros, de acordo com o Censo 2000 do IBGE.

Em diversos municípios foram realizados atos e eventos em comemoração à data. No Rio de Janeiro, desde sábado, as pessoas com deficiência foram às ruas para manifestar e comemorar, como foi o caso do Movimento SuperAção 2010, na Orla de Copacabana. Em São Paulo, houve debates e shows. De acordo com assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o intuito do evento era para defender a Lei de Cotas.

A Lei de Cotas obriga as empresas (com mais de 100 funcionários) a contratarem candidatos com deficiência. Essa medida possibilitou que mais de 300 mil pessoas com deficiência fossem inseridas no mercado de trabalho. Um exemplo é Sandra Boschilia, que possui deficiência física em razão da poliomielite. Ela chegou a recolher latas de alumínio nas ruas para sobreviver, mas com a capacitação que recebeu da instituição Pró-Cidadania conseguiu um emprego e retomou a dignidade. Leia a matéria completa na próxima revista Sentidos, edição 60. Em breve nas bancas.

Conheça seus direitos para poder cobrá-los. Na Sentidos, há uma seção que reproduz algumas Leis da constituição Federal para as pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: