quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Goalball | Urece

Goalball | Urece

Goalball

História

O Goalball é uma modalidade criada exclusivamente para atletas cegos e portadores de visão subnormal. Este esporte é ainda pouco conhecido entre os brasileiros. Ainda assim, nos últimos anos, nossos atletas têm progredido e ganho experiência internacional.
O Goalball é um esporte de equipe (veja figura), do qual participam dois times de três jogadores, com, no máximo, três atletas reservas. Podem competir na mesma equipe atletas das classes B1(cego), B2 e B3 (portadores de visão subnormal), segundo as normas de classificação da Federação Internacional deEsportes para Cegos (IBSA). O goalball é disputado nas categorias masculina e feminina.Legenda: Diagrama de goalball
O esporte é disputado num espaço com as mesmas dimensões da quadra de vôlei. Os gols se estendem por todo o comprimento da quadra (9 metros) e estão situadas atrás da linha de fundo. Os três atletas de cada equipe ficam restritos a uma área de 3 metros à frente da baliza que defendem, de modo que não há qualquer contato entre os oponentes. O objetivo do jogo é fazer com que a bola ultrapasse o fundo da quadra adversária, entrando assim nas balizas. Em sua trajetória, a bola necessita obrigatoriamente tocar linhas predeterminadas, de modo que ela chegue ao gol adversário junto ao chão. Os arremessos mais fortes podem atravessar a quadra em menos de meio segundo.
A bola de goalball é especialmente desenvolvida para esse esporte. Pesando 1 quilo e 250 gramas, ela possui em seu interior um guizo que balança em seu deslocamento, permitindo que os atletas a possam localizar.
O desenvolvimento do jogo é baseado no uso da percepção auditiva para a detecção da trajetória da bola e requer uma boa capacidade de orientação espacial do atleta. Todo jogador deve estar devidamente vendado, de modo que aquele que possui visão residual não possa obter vantagem sobre um companheiro seu, totalmente cego.
O Goalball teve início na Alemanha, em 1946, como fator de ressocialização de ex-combatentes que haviam perdido a visão, ou parte dela, durante a II Guerra Mundial. O esporte foi idealizado pelos professores Hanz Lorenzen e Sepp Reindle, sendo a única modalidade esportiva criada exclusivamente para a prática de atletas cegos e portadores de visão subnormal. Em 1976, em Toronto, Canadá, o goalball teve sua primeira participação nos jogos Paraolímpicos. Atualmente, o esporte é praticado em mais de 120 países no mundo todo.
Hoje, as competições do goalball estão crescendo cada vez mais, tanto em nível técnico, quanto em formação de novos times. No Brasil, o esporte tem ganhado um incentivo muito grande nos últimos anos e já é um dos que mais tem adeptos entre os deficientes visuais. Contribuiu muito para o crescimento do esporte no Brasil a realização, em 2002, VII Campeonato mundial de Goalball, no Rio de Janeiro.
Em 2003, a equipe feminina do Brasil conquistou a medalha de prata no mundial do Canadá. Com este resultado, elas asseguraram uma vaga nos Jogos Paraolímpicos de Atenas. Foi a primeira vez que o Brasil foi representado nesta modalidade nas Paraolimpíadas. Para 2008, as equipes masculina e feminina do Brasil conseguiram classificação para as Paraolimpíadas de Beijing.
Faça aqui o download do regulamento completo do Goalball.

O goalball na Urece

Os responsáveis pelo goalball são os professores Fábio Dias de Oliveira e Rafael Ceccon de Araújo. Fábio, que também é treinador da equipe de atletismo da associação, dirige pela primeira vez uma equipe de goalball. Rafael Ceccon tem larga experiência na modalidade, tendo treinado também a equipe do Instituto Benjamin Constant, por alguns anos no início da década.

Equipes da Urece

A Urece possui duas equipes na modalidade de goalball: masculina e feminina.

A estréia se deu em 2008. Formadas as equipes, o desafio era conseguir a vaga para a primeira divisão nacional. Para isso, ambas as equipes obtiveram excelente resultado na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de goalball, disputada em Pindamonhangaba, SP, em fevereiro de 2008. Os meninos, capitaneados por Filippe Silvestre (artilheiro da competição) ficaram com o primeiro lugar. As meninas obtiveram o vice-campeonato.

Nas Paraolimpíadas de 2008, o goalball da Urece foi representada pelo atleta Luís Pereira, que acabou se sagrando o artilheiro da seleção brasileira que obteve o décimo primeiro lugar na primeira participação nacional em Paraolimpíadas.

Filippe Silvestre, tido como um dos melhores jogadores do esporte no país, acabou sendo cortado durante a fase de preparação. No entanto, o atleta deu a volta por cima. Convocado para período de treinamentos da seleção brasileira da modalidade (abril de 2010), ele não decepcionou, garantindo vaga no Campeonato Mundial de Goalball, disputado na cidade inglesa de Shefield, em junho do mesmo ano.

O time da Urece esteve bem perto de conquistar o Brasil quando, em 2009, os meninos conseguiram o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Mas o título nacional veio na Taça Brasil, disputada em São José dos Campos, em março de 2010. Na mesma competição, as meninas conseguiram um comemoradíssimo vice-campeonato.

Principais resultados:

Equipe Masculina

* campeã da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro (Pindamonhangaba, SP, fevereiro de 2008)

* quinto lugar no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão (Niterói, RJ, 2008)

* Terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade (Niterói, RJ, 2009)

* campeã da Taça Brasil (São José dos Campos, março de 2010)

Equipe Feminina

*vice-campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de Goalball (Pindamonhangaba, SP, fevereiro de 2008)

* Sétimo lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade (Niterói, RJ, 2008)

* Oitavo lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade (Niterói, RJ, 2009)

* vice-campeã da [Taça Brasil] (São José dos Campos, março de 2010)

AnexoTamanho
Regras_goalball.pdf66.84 KB
4.25
Média: 4.3 (12 votes)
Seu voto

Nenhum comentário: