quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aromas de Portugal: COMO ALFABETIZAR CRIANçAS AUTISTAS



Aromas de Portugal: COMO ALFABETIZAR CRIANÇAS AUTISTAS




http://www.jogosdeempresa.com.br/images/produtos/abecedario_visao_p.jpg

Gostaria de saber se alguém já conseguiu alfabetizar crianças autistas.

Sim. Um autista pode ser alfabetizado, dependendo do seu grau de comprometimento, das peculiaridades do caso e, claro, da formação do educador. Existem profissionais que se dedicam a essa tarefa e obtêm bons resultados.

O autismo pode se manifestar de forma branda, moderada, grave ou profunda. Existem também os quadros comumente chamados de autismo de bom funcionamento, que afetam os portadores da Síndrome de Asperger. Os "aspergers" são descritos como indivíduos com dificuldades sociais, mas com a capacidade intelectual preservada. Alguns deles são muito inteligentes, podendo chegar à universidade e até cursar pós-graduação.

Para alfabetizar um autista, diz a educadora Eliana R. B. Lopes, é preciso elaborar um programa educacional específico para cada caso, levando em consideração potencialidades e limites - dependendo do grau de comprometimento, a alfabetização torna-se extremamente difícil. Nesse plano devem ser incluídas aulas de Música, Artes, Culinária e todas as atividades que possam tornar o indivíduo mais independente e autônomo.

Resposta de Ignês Maia Ribeiro, mestre em distúrbios da comunicação e membro da diretoria do Comitê Nacional de Fluência da Fala a Cláudia Pereira Marques | Sete Lagoas, MG | Revista Nova Escola - Como e por quê? - Psicologia
março/2000 | enviada para a Comunidade Virtual Autismo no Brasil por Priscilla Guimarães |
 

Nenhum comentário: