domingo, 26 de setembro de 2010

Festa no retorno de Marcelo Collet — Comit�Paraol�mpico Brasileiro

Festa no retorno de Marcelo Collet — Comite Paraolimpico Brasileiro


Festa no retorno de Marcelo Collet

Nadador desembarca em Salvador
Festa no retorno de Marcelo Collet
Foto: Beto Monteiro/CPB
“Collet, o Canal da Mancha ficou pequeno para você e o nosso orgulho enorme”, dizia a faixa que a família do nadador Marcelo Collet ostentava hoje no aeroporto de Salvador. Depois de se tornar o primeiro nadador paraolímpico do mundo a completar a travessia do Canal da Mancha, Collet enfim voltou para casa.

“É bom demais voltar para o calor da Bahia”, brincou Collet, enquanto matava a saudade da mulher, Tatiana Lírio, da filha de três anos, Iara, e dos pais, Cidinha e César Mauro Collet.
“É uma emoção muito grande estar entre os 10% que conseguem completar a travessia. A ficha só está caindo agora, que cheguei em casa. Lá, quando termina, você comemora com a equipe, mas está em um país estranho, não se dá conta do tamanho do feito”, explicou ao desembarcar.
Os pais de Collet, César e Cidinha eram os mais emocionados.
“É muito bom vê-lo novamente em casa”, comemorou César.
“A gente pensa em tudo de ruim que pode acontecer, não tem jeito”, explicou a esposa, Tatiana.
Os riscos da travessia também preocupavam a equipe de Collet.
“Não é uma travessia simples. Alguns dizem que é o maior desafio do homem, maior até que o Everest”, justificou o técnico Murilo Barreto. “A gente sabe que ele é um guerreiro, que não desistiria jamais. Preocupamo-nos em conscientizá-lo do limite dele, para que ele não fosse além, para não correr riscos.”

A travessia
Collet nadou na última sexta-feira, 39.300m em 10h06min40seg, da Inglaterra à França. A maior dificuldade foi vencer o cansaço e o frio de 16ºC da água.

“O mais difícil foi entre a quinta e a sexta hora, que o cansaço bateu mais forte e o frio incomodou mais”, contou Collet.
“Ele foi muito determinado. Eu caí n’água e não agüentei cinco minutos”, brincou Murilo, que também era só orgulho do pupilo.
“O Brasil todo agora conhecerá Collet. Ele irá divulgar o Esporte Paraolímpico, mostrando que o País está cada vez mais no topo”, ressaltou o técnico.

Próximos desafios
Marcelo Collet já volta aos treinos amanhã. O objetivo agora é perder os quilos extras adquiridos para suportar a travessia. A meta é manter-se na seleção brasileira para disputar o Parapan-Americano de Guadalajara, no México, ano que vem. Mas sem deixar de lado as travessias.
“Vou disputar o Brasileiro de águas abertas e o baiano. Quem sabe faça outras travessias, como a de Gibraltar, na África, mas cada coisa a seu tempo.”
Quem é ele
Marcelo Collet iniciou sua carreira paraolímpica após ser atropelado em um acidente em Salvador-BA. Na época, aos 17 anos, o atleta já despontava como promessa do triatlo brasileiro. Superando-se gradativamente, Marcelo investiu na natação paraolímpica colocando-se entre os melhores atletas dessa modalidade. Atleta da seleção paraolímpica de natação, participa das mais importantes competições internacionais. No seu currículo além de mundiais de natação, estão dois Parapanamericanos (Mar Del Plata e Rio de Janeiro), em que conquistou quatro medalhas e duas Paraolimpíadas (Atenas e Pequim), nas quais ficou entre os oito melhores atletas da sua categoria.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (
diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (
manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (
thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (
janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Nenhum comentário: