quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pessoas com deficiência e a prática esportiva


Pessoas com deficiência e a prática esportiva

O esporte é um importante meio de inclusão social. Não é mais segredo que qualquer pessoa se beneficie com a prática esportiva regular.
No caso das pessoas com deficiência, o esporte trabalha valores como autoconfiança, autoestima, independência e autonomia. Isso reflete positivamente na rotina dessas pessoas, que ganham mais energia e motivação para desempenhar atividades corriqueiras, como fazer compras num supermercado ou sair para ver um filme no cinema.
Embora a falta de investimentos para os projetos e a falta de acessibilidade no transporte público sejam encarados como obstáculos, conforme constatou umamatéria da Universidade Metodista sobre o assunto, iniciativas para tornar o esporte mais próximo da pessoa com deficiência podem ser encontradas em diversos lugares. Empresas e prefeituras, trabalhando individualmente ou em parceria, desenvolvem projetos nesse sentido, buscando inserir a pessoa com deficiência no mundo do esporte.
Na região do ABCD Paulista, a Prefeitura de São Caetano do Sul oferece aulas de natação no Complexo Esportivo Lauro Gomes. Em São Bernardo do Campo, oCentro Recreativo Esportivo Especial Luis Bonício oferece aulas de basquete, golbol e futsal visual e auditivo.
A Prefeitura de Araraquara, através do Centro de Referência da Cidadania, oferece treinamento para natação competitiva e hidroterapia para crianças, jovens e adultos com deficiência ou mobilidade reduzida.
Em Embu, o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência atende jovens em oficinas de esportes, atividades da vida diária, artes e música.
É importante dizer que há esportes adaptados, que atendem os diferentes tipos de deficiência, tornando a prática esportiva um meio de inclusão universal. As modalidades mais conhecidas são: tiro com arco, futebol de 5 (para atletas com deficiência visual), voleibol sentado, natação, basquete em cadeira de rodas e judô.
Você pode encontrar mais informações sobre esportes no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro e no How Stuff Works.
Basquete em cadeira de rodas foi um dos primeiros esportes adaptados que se tornou popular em vários países

Links Relacionados

Links Internacionais

Downloads


Páginas: 1 | 2 | 3
 BIBLIOTECA VIRTUAL
Não encontrou a informação que procurava?
Envie sua mensagem pelo formulárioFale Conosco e receba a informação que deseja.
Acompanhe as notícias da Biblioteca Virtual peloTwitter

Nenhum comentário: