quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Educação Inclusiva - U E R J

Educação Inclusiva

Inclusão social e escolar de alunos com 

necessidades educacionais: práticas 

pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais

APRESENTAÇÃO
 – ProPEd, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 (UERJ), o objetivo desse grupo é desenvolver estudos 
e pesquisas sobre Educação Inclusiva, com ênfase nos 
processos escolares e sociais que permeiam a 
implementação dessa proposta nas escolas brasileiras, 
visando a superar o distanciamento entre as políticas 
públicas de inclusão e as práticas de educação formal.
 O foco das investigações se volta para a análise e 
desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem 
que viabilizem a inclusão de alunos com necessidades
 educacionais especiais, sobretudo deficiências e
 condutas típicas no ensino regular, bem como a 
formação continuada de educadores e gestores escolares.


DISSERTAÇÕES

Políticas e Estratégias de Atendimento Educacional para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Município do Rio de Janeiro, Brasil, suas Implicações para o Desenvolvimento da Educação Inclusiva em Cabo Verde.
Autor: Vitorino de Pina Ramos
Defesa: Setembro de 2009

Avaliação de necessidades educacionais especiais: construindo uma nova prática educacional
Autor: Mércia Cabral de Oliveira
Defesa: Agosto de 2008

Orquestrar a gestão escolar para respostas educativas na diversidade
Autor: Luciane Porto Frazão de Sousa
Defesa: Agosto de 2007

Uma leitura sociológica da construção do espaço escolar à luz do paradigma da Educação Inclusiva
Autor: Katiuscia C. Vargas Antunes
Defesa: Julho de 2007

Rompendo a barreira do silêncio: interações de uma aluna surda incluída em uma classe do ensino fundamental
Autor: Vera Lucia Lopes Dias
Defesa: Novembro de 2006

Concepção do Professor sobre o aluno com seqüela de paralisia cerebral e sua inclusão no ensino regular
Autor: Cleide Câmara
Defesa: Setembro de 2005

A prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classe regular: um estudo de caso com abordagem etnográfica
Autor: Katia Machado
Defesa: Agosto de 2005

O Professor Itinerante como Suporte para Educação Inclusiva em Escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Autor: Márcia Pletsch
Defesa: Fevereiro de 2005

TESES

Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas
Autor: Márcia Pletsch
Defesa: Março de 2009

A Educação Inclusiva no Município de Niterói(RJ): das propostas iniciais às experiências em sala de aula - o desafio da bidocência
Autor: Rejane Fontes
Defesa: Outubro de 2007

Retratos e imagens das vivências inclusivas de dois alunos com autismo em classes regulares.
Autor: Maryse Suplino
Defesa: Fevereiro de 2007

MONOGRAFIAS

A Educação Inclusiva em uma Unidade do Colégio Pedro II – Um Estudo de Caso
Autor: Mariana Cardoso Meirelles da Costa
Defesa: Agosto de 2009

Intervenções realizadas com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais em busca de uma educação inclusiva: a percepção de uma bolsista de iniciação a docência
Autor: Priscilla dos Santos Moreira
Defesa: Março de 2009

Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais na Educação Infantil: uma visão dos Professores.
Autor: Felipe Cariscio
Defesa: Julho de 2005



Nenhum comentário: