quinta-feira, 8 de julho de 2010

Projeto SACI Pelos direitos dos Portadores de Necessidades Especiais

João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
Projeto SACI
Pelos direitos dos Portadores de Necessidades Especiais

Imagem-de-bonequinhos-de-criancas-com-deficiencias-como-crianca-com-oculos-escuros-cadeira-de-rodas-aparelho-auditor-crianca-com-cao-guia-muletas-e-apoio-para-andar
Já imaginou se o mundo vivesse situações invertidas em relação a sua “normalidade”? Vi um filme chamado A Cor da Fúria em que o racismo, em todas as situações de humilhação e preconceito, era vivenciado em todas as suas piores conseqüências pelos brancos. Os negros usufruíam dos privilégios, ocupavam os principais cargos, tinham os melhores salários, viviam em bairros com a melhor infra-estrutura,...
O mundo dos sonhos é aquele em que não há, evidentemente, vantagens para gregos ou troianos. Equilíbrio, harmonia e justiça social são desejos de todos aqueles que compreendem o mundo como um espaço democrático, onde deveria existir um sol a brilhar para todos, independentemente de qualquer situação sócio-econômica, racial, sexual,...
Pensando ainda nas inversões que o mundo teria, o que aconteceria se os livros todos fossem em braile ou ainda se ao invés de escadas tivéssemos apenas rampas; já imaginaram se a comunicação se efetivasse apenas através da linguagem de sinais ou ainda se as vagas dos estacionamentos fossem em sua maioria destinadas as pessoas com deficiência? Vi uma propaganda européia em que a perspectiva era justamente essa, ou seja, o mundo seria das pessoas que possuem necessidades especiais...
A produção da propaganda tinha a clara intenção de sensibilizar os espectadores para as dificuldades vividas pelos deficientes no mundo em que vivemos. Como destaquei anteriormente, era uma realização da televisão da Europa. Se em países desenvolvidos e ricos como França, Inglaterra, Espanha, Itália ou Alemanha faz-se necessária a produção de campanhas de esclarecimento como a que mencionei, isso significa que, na prática, ainda há dificuldades e muitas melhorias a se realizar para melhor servir e atender essa parcela de cidadãos especiais...
O que pensar então de um país como o Brasil quanto aos direitos de seus portadores de necessidades especiais? Num país em que os serviços básicos das áreas de atendimento social, como a educação ou a saúde, são irregulares e de qualidade duvidosa até mesmo para os cidadãos que não apresentam problemas físicos ou mentais, o que dizer para essas pessoas especiais?
É mais uma triste história a ser reprisada e recontada aos cidadãos brasileiros? Não, não deve ser encarada dessa forma. A realidade difícil dos portadores de necessidades especiais precisa ser discutida num âmbito cada vez maior. Os brasileiros têm que entender que se os problemas que vivem tornam sua vida dura, cheia de percalços e de constrangimentos, os embaraços para a existência de uma pessoa cega, surda, que tem dificuldades de locomoção ou que apresenta alguma deficiência mental são muito piores...
É justamente para estudar essa realidade, buscar soluções, pressionar por mudanças que favoreçam os portadores de necessidades, informar os interessados (pesquisadores, estudiosos, pais, comunidade, políticos) e, principalmente, buscar apoio entre aqueles ainda não conscientes quanto a difícil situação de nossos deficientes que surgiu o Projeto SACI e a Rede SACI, a partir da USP (Universidade de São Paulo), num projeto coordenado pela professora Marta Gil.
Para nós, da Futurekids do Brasil e do Planeta Educação é uma grande satisfação poder contribuir para que esse projeto sério, maduro e comprometido possa crescer ainda mais e ajudar a solucionar as dificuldades e problemas relacionados à questão dos portadores de necessidades. Através desse artigo pretendemos apresentar o portal da Rede SACI para que nossos internautas conheçam um pouco mais do trabalho desse importante aliado dos deficientes brasileiros.
O Site
Imagem-de-dois-jovens-sorrindo-deficientes-um-empurrando-a-cadeira-de-rodas-de-outro-sentado-na-mesma
O mais importante no trabalho com portadores de necessidades especiais é
o respeito, o carinho e a dedicação a esses cidadãos especiais.
O portal da Rede SACI se comunica com os internautas a partir dos projetos que realiza. Por esse motivo, ao abrir a página principal do site, encontramos links para cada uma dessas realizações, descritas a partir de páginas atualizadas que disponibilizam dados, fatos, notícias e descobertas ou aperfeiçoamentos na área que muito auxiliam os portadores de necessidades. O melhor de tudo é pensar que todo esse trabalho é feito sob a chancela da USP, a mais conceituada instituição universitária do país, o que dá a todo o trabalho uma grande respeitabilidade. Vamos então aos projetos:
Além dos projetos, a Rede SACI ainda disponibiliza notícias sobre a questão das necessidades especiais. Outro aspecto relevante do projeto SACI são as parcerias firmadas com instituições de variados segmentos da sociedade e que, a partir de suas experiências e ferramentas de atuação, se comprometem a auxiliar o SACI em suas importantes realizações em prol dos portadores de deficiências.
Links-Consultas-Produtos-Servicos-e-Instituicoes-Guia-de-Solidariedade-Reporter-Saci-e-Telecentros-para-todos

Links-Wat-e-Agenda-Deficiencia
Para Refletir
Imagem-de-varias-maos-uma-sobreposta-a-outra-sugerindo-uniao
É imprescindível que as pessoas estendam suas mãos e transformem a questão
dos portadores de necessidades especiais numa temática discutida nacional e
internacionalmente para que os direitos dos cidadãos especiais sejam respeitados.
Uma cadeira de rodas, muletas, bengalas, livros em braile, rampas, computadores adaptados e tantos recursos tem sido criados e renovados em sua estética e lógica de funcionamento para melhor atender as demandas dessas pessoas especiais. Projetos e estudos são feitos no Brasil e no mundo para auxiliar aos deficientes visuais, auditivos, físicos ou mentais.
Há esforços sinceros por parte de governos e autoridades do poder público para diminuir as dificuldades dos portadores de deficiências. Muitas são as empresas privadas envolvidas com a proposta de inclusão de trabalhadores especiais em suas fábricas, lojas, bancos, hospitais ou escolas.
O mundo passou a perceber e se solidarizar com os problemas de quem não pode andar, ver, ouvir, falar ou ainda manifestar com total clareza suas idéias. Não estamos ainda no melhor dos panoramas a se vislumbrar para a vida dessas pessoas. Evoluímos para patamares melhores, em que, no mínimo, prestamos nosso respeito e dedicamos nossa atenção, trabalho e esforços para auxiliar essas pessoas a se integrar de forma mais plena a sociedade em que vivemos.
Não devemos esmorecer em nossos esforços. Temos que sempre sonhar além daquilo que conseguimos para o dia de hoje. Devemos imaginar que mesmo no mais perfeito cenário para o futuro da humanidade existirão dificuldades e problemas a solucionar. O mais importante é levantar a bandeira e carregá-la até o final de nossas forças e repassá-la para que outras pessoas continuem a empunhá-la.
O Projeto SACI, através da Rede SACI (http://www.saci.org.br), do qual nos orgulhamos de ser parceiros, tem essa importante missão como seu projeto principal. Através de suas realizações o que esses pesquisadores e idealistas desejam é que mais pessoas, como eu ou você, se disponham a ajudar a levar a bandeira dos portadores de necessidades especiais além dos limites já atingidos. Participe!

Nenhum comentário: