sexta-feira, 2 de julho de 2010

Comportamento de Auto-Agressão

Comportamento de Auto-Agressão
Stephen M. Edelson, Ph.D.
Fonte: Centre for the Study of Autism (Centro para o Estudo do Autismo)
Salem, Oregon, EUA
Tradução de Mônica Accioly

O comportamento de auto-agressão freqüentemente diz respeito a qualquer comportamento que cause dano aos tecidos, como vermelhidão, hematoma, ferida. As formas mais comuns deste comportamento incluem morder as mãos, bater a cabeça , arranhar e esfregar.
Existem dois grupos de teorias para explicar a causa da auto-agressão: fisiológica e social.
Algumas das teorias fisiológicas (e respectivos tratamentos) são:
1. Estes comportamentos liberam beta-endorfinas no cérebro da pessoa, o que propicia a pessoa um tipo de prazer interno (beta-endorfinas são substâncias cerebrais endógenas tipo ópio). (Tratamento: medicação que inibe a produção de beta-endorfina).
2. Episódios súbitos de auto-agressão podem ser causados por um tipo de crise convulsiva. (Tratamento: a pessoa deve ser submetida a um extenso EEG que determine se o comportamento de auto-agressão está associado às crises).
3. Bater na cabeça ou no ouvido podem ser causados por infecção de ouvido média. (Tratamento: a pessoa deve ser submetida a um extenso exame otológico).
4. Alguns tipos de auto-agressão podem resultar de hiperarousal (como frustração). O comportamento de auto-agressão funciona como um escape, e assim, diminui o arousal. (Tratamento: Deve se tentar diminuir o nível de arousal da pessoa, por meio de relaxamento, terapia de visualização, “massagem” com pressão e exercício.)
5. Em alguns casos, a auto-agressão pode ser uma forma de auto-estimulação , estereotipias. Isto é, são repetitivos, ritualísticos e promovem algum tipo de estimulação sensorial ou arousal. (Tratamento: a pessoa pode receber terapia de integração sensorial para normalizar os sentidos.)

Algumas das teorias sociais que explicam estes comportamentos são:
1. Alguns indivíduos apresentam o comportamento de auto-agressão para receber atenção das pessoas. (Tratamento: as pessoas presentes no ambiente deverão ignorar o indivíduo quando ele apresentar tal comportamento para que ele compreenda que não obterá atenção desta forma.)
2. Alguns indivíduos apresentam a auto-agressão para escapar ou evitar uma tarefa. (Tratamento: a pessoa deverá terminar a tarefa .)


Embora não tenha sido discutido na literatura pesquisada, ainda existe a possibilidade deste comportamento estar ligado a hipersensibilidade a certos sons ambientais. Por exemplo, se um determinado ruído incomoda uma pessoa, ela pode reagir batendo na cabeça ou no ouvido. (Tratamento: talvez tentar a integração auditiva).

Basicamente, existem muitas razões possíveis para o comportamento de auto-agressão. A melhor maneira para determinar o motivo de tal comportamento é realizar uma análise funcional, ou seja, analisar o que ocorre antes e o que ocorre imediatamente após o comportamento. Se for possível eliminar as prováveis influências sociais, então se pode pensar em investigar as causas fisiológicas.

Nenhum comentário: