quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seleção brasileira de atletas especiais leva três ouros em torneio na Holanda

 - Atualizado em 


Competição reuniu 240 judocas. Brasil levou atletas de SP, RJ, MG, RS e PR, com diferentes características: síndrome de down, deficiência física, intelectual e outros

Por Baarlo, Holanda
A seleção brasileira de atletas com necessidades especiais conquistou três MEDALHAS de ouro no International G-Judô Tournament, neste final de semana, na cidade de Baarlo, na Holanda. O evento reuniu 240 judocas de oito países (Brasil, Alemanha, Bélgica, Escócia, País de Gales, Inglaterra, Argélia e Holanda) em uma celebração do esporte e da inclusão. Mesmo competindo machucada, Jaqueline Xander superou as dores e levou o país ao lugar mais alto do pódio, assim como Saulo Palote e Felippe Reis. Ao todo, cinco estados brasileiros foram representados na Europa (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná), reunindo judocas com diferentes características: síndrome de down (5), deficiência física (1), deficiência intelectual (1) e múltiplas deficiências (1).
Breno Viola G-Judô Tournament (Foto: Staff Images)Breno Viola conquistou a MEDALHA de bronze no G-Judô Tournament (Foto: Staff Images)

- Estou muito orgulhoso dessa equipe. Eles deram tudo, conquistaram ótimos resultados e são um exemplo para o país. A força de vontade desse time é incrível - destacou o coordenador da delegação brasileira, Ricardo Lúcio.

A primeira conquista do dia veio pelas mãos da única mulher da equipe, a paranaense Jaqueline Xander. Ela superou uma torção no tornozelo direito e venceu todas suas adversárias rapidamente. 
- Estou muito feliz com mais essa conquista. Eu não estava tão confiante para essa competição, mas consegui me superar e vencer minhas lutas - comemora a judoca, que em maio desse ano havia vencido outro torneio em Ravena, na Itália.
Felippe Reis G-Judô Tournament (Foto: Staff Images)Felippe Reis foi campeão em sua categoria no G-Judô Tournament (Foto: Staff Images)
Estreante em competições internacionais, o carioca Saulo Palote também conquistou vitórias em suas lutas, todas por ippon. 
- É minha primeira vez em um campeonato como esse e não esquecerei nunca desse título. Só me motiva a treinar mais e continuar crescendo e conquistando mais coisas na minha vida - diz o jovem de apenas 18 anos.

Os outros integrantes da equipe também tiveram bons resultados. O mineiro ORLANDO Cherem ficou com a prata na mesma categoria vencida pelo paulista Felippe Reis. A MEDALHA de bronze foi conquistada por Breno Viola (RJ), Yves Dupont (RS), Diego Correa (PR) e Guilherme Paiva (RJ). Para definir as chaves do torneio, os judocas foram divididos em cinco categorias, de acordo com o grau de comprometimento de sua necessidade especial.

Resultados da equipe brasileira:

Jaqueline Xander (APAE-Maringá) - 1° lugar
Felippe Reis (ACRE) - 1° lugar
Saulo Palotte (RBN) - 1° lugar
Orlando Cherem (Minas Tênis Clube) - 2° lugar
Breno Viola (CRF) - 3° lugar
Yves Dupont (SOGIPA) - 3° lugar
Diego Correa (APAE-Maringá) - 3° lugar
Guilherme Paiva (SION) - 3° lugar

Nenhum comentário: