quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Conheça a história do atleta que pode substituir Pistorius como ídolo paralímpico


Conheça a história do atleta que pode substituir Pistorius como ídolo paralímpico



O australiano Scott Reardon é hoje um dos principais paratletas do mundo e se posiciona como candidato a suceder Oscar Pistorius como ídolo nos Jogos Paralímpicos, depois que o sul-africano acabou condenado pelo assassinato da namorada, ocorrido no começo do ano passado.

Reardon ainda não está perto de disputar os Jogos Olímpicos, como Pistorius fez em 2012, se tornando o primeiro atleta paralímpico a disputar também as Olimpíadas regulares. Mas a história do australiano mostra lição de superação, aliada a muito esforço e evolução.
Enquanto Pistorius nasceu sem as fíbulas, teve as pernas amputadas logo depois, e usou próteses desde cedo, o australiano teve que se adaptar à vida de uma pessoa com necessidades especiais e recomeçar tudo de novo.
Reardon sofreu um acidente aos 12 anos, quando o cadarço de um de seus tênis acabou ficando preso a um trator, puxando a perna direita e causando múltiplas lesões.
“Eu tive que lidar com muitas dificuldades na minha vida. Mas eu vivi com o que eu tinha e posso te dizer que a minha vida é muito mais fácil do que a de muitas pessoas que não têm nenhum problema físico”, disse o atleta, em entrevista ao Elite Times.
Um vídeo divulgado na internet mostra o avanço de Reardon nos últimos anos. A mudança na velocidade que o australiano consegue alcançar é muito visível. Em 2012, ele participou dos Jogos Paralímpicos de Londres e foi medalhista de prata nos 100 m na categoria T42.
“As pessoas sempre veem o produto final já pronto quando nós competimos nos Jogos Paralímpicos, mas elas não percebem o processo que há para alguém que não era nada atleta, que é o que eu era, a um atleta de alto rendimento mundial. É legal mostrar para as pessoas que os paralímpicos não são apenas pessoas com deficiência. Nós somos atletas que trabalham duro no que fazemos”, completou.
Depois da prata em Londres, o próximo objetivo está no Brasil. Em 2016, os Jogos Paralímpicos serão realizados no Rio de Janeiro.
Confira o vídeo abaixo:

Nenhum comentário: