quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NATAÇÃO, ATLETISMO E JUDÔ SÃO AS GRANDES APOSTAS DA DELEGAÇÃO FLUMINENSE NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES DE 2014


 19/11/2014 - 14:57h - Atualizado em 19/11/2014 - 15:51h 
Equipe do Rio de Janeiro, composta por 43 atletas, intensifica a preparação para a competição que começa no dia 24 de novembro, na CAPITAL paulista

Equipe de judô se prepara para a edição de 2014 das Paralimpíadas Escolares / FOTOS: Eduardo Tate

Menos de duas SEMANAS é o tempo que falta para a estreia da delegação fluminense nas Paralimpíadas Escolares de 2014. O momento é de concentração e treinamento forte para os 43 atletas que compõem a seleção de jovens talentos que vão disputar a sétima edição da competição, em São Paulo, a partir do dia 24 deste mês. A delegação do Rio de Janeiro, tricampeã da competição, recebe o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
 
Um dos que estão bem ansiosos é Sérgio Fernandes Júnior. O judoca, de 14 anos, vai estrear nas Paralimpíadas Escolares, na CATEGORIA pesado, está bem atento ao calendário.
 
- Estou contando os dias para chegar logo. A ansiedade é bem grande, mas o foco está no treinamento. É muito legal estar nesta competição porque é uma forma de trocar experiências e fazer AMIGOS de outros lugares – explicou o adolescente, que sonha em chegar como faixa preta do esporte.

O Rio de Janeiro BUSCA o quarto campeonato da competição com uma delegação de 43 atletas em 2014

DANIEL Ritto, técnico da equipe de natação, aposta do treinamento intenso que os atletas tiveram desde o início do ano. De acordo com ele, o grupo já é veterano nesta competição.

O grupo de nadadores já são veteranos na competição: muitas medalhas e experiências durante a viagem
 
- Enquanto a piscina do Instituto Benjamin Constant (IBC) estava sendo reformada, treinamos na praia da Urca durante três meses. O grau de dificuldade é bem maior por ser no mar, mas isso ajudou na preparação, dando MAIS condicionamento físico aos atletas. Como falta pouco tempo para as Paralimpíadas, estamos agora focando nos tiros – afirmou o treinador da equipe do IBC.
 
Participando pela quarta vez da competição, José Luis Perdigão, de 15 anos, é um dos destaques na piscina. O adolescente conta que desde pequeno gostava de brincar na água, mas foi aos 10 anos que o PROFESSOR observou que ele poderia se tornar um atleta.
 
- Eu ia para a casa da minha vó e não queria sair da piscina. Sempre gostei e os professores deram muita força para eu levar a sério o esporte. Eu me lembro da minha primeira competição nas Paralimpíadas, onde eu conquistei dois ouros e duas pratas. É uma experiência muito legal e temos a oportunidade de conhecer os atletas de outros estados e fazer amizades. Esse ano não será diferente, vamos ENTRAR para ganhar – exclamou José Luis.
 
Ana Carolina Lopes Correia Batista já perdeu as contas do número de medalhas que conquistou nas Paralimpíadas Escolares. Após alguns cálculos, a atletas acredita que seja em torno de 20. Mas a nadadora, de 16 anos, ainda não se deu por satisfeita: quer MAIS na edição deste ano.
 
- Vou pelo quarto ano seguido para a competição e acho que estou muito bem. Treinamos o ano inteiro e estamos a cada dia melhorando as técnicas. São três horas de treino nos cinco dias da SEMANA. Então, acho que vou estar muito bem preparada – exemplificou Ana Carolina, que aproveita para pegar umas dicas com a colega Maressa Calmon, de 19 anos. Em virtude da idade, a nadadora já não disputa mais as Paralimpíadas, mas faz questão de passar a experiência adquirida aos amigos.
 
- O nervosismo é NATURAL, mas é importante demonstrar foco, pois é uma competição séria. Todos aqui têm muito talento e sei que iremos fazer bonito novamente – afirmou Maressa, que iniciou na modalidade aos 14 anos e agora focar na preparação para conquistar uma vaga os Jogos Paralímpicos de 2016, que serão no Rio de Janeiro.
 
Atletismo é outro ponto forte da delegação fluminense, que é tricampeã das Paralimpíadas Escolares

Os colegas Gabriel Faria, Isamara Vitória e Jonatan Rodrigues integram o grupo do atletismo. Gabriel é o MAIS velho entre os três, com 17 anos, e vai para a terceira participação. Quando era pequeno, chegou a ficar entre o futebol e as pistas, mas optou por correr.
 
- Foi um PROFESSOR que chamou a atenção para o talento no atletismo. Fiz um teste e gostei. Gosto muito dos 100 e 400 metros, além do salto em distância. É nisso que estou focando no momento. Meu grande sonho é chegar na Seleção Brasileira.
 
Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte (ME), as Paralimpíadas Escolares são voltadas para estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que possuam deficiência física, VISUAL ou intelectual e praticam atividades esportivas em escolas ou instituições de apoio. O estado vencedor é determinado pela quantidade de pontos atingidos em cada modalidade, de acordo com a colocação das equipes ao final das disputas

Nenhum comentário: