domingo, 16 de novembro de 2014

Feira abre 1.200 vagas para pessoas com deficiência

Rio + Inclusivo acontece na segunda, no Senac RJ do Riachuelo, e terá transporte gratuito

HENRIQUE MORAES
Rio - Para estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho acontece, na próxima segunda-feira, o evento Rio + Inclusivo. A feira de emprego ocorrerá das 9h às 17h, no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo, na Zona Norte. Serão oferecidas 1,2 mil vagas de emprego. A entrada é franca e haverá transporte gratuito das 8h30 às 16h30 do evento à estação de metrô de São Cristóvão. O centro fica na Rua Paes de Andrade 25, no bairro do Riachuelo, na Zona Norte do Rio.

Nos últimos cinco anos, 2.500 trabalhadores que sofreram acidentes foram reabilitados em cursos do INSS e voltaram ao mercado
Foto:  Divulgação

O participante poderá concorrer ainda a uma das 200 vagas de cursos de capacitação profissional que oferecidas pelo Senac RJ e que promove o feirão juntamente com a Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio (SRTE/RJ) e a Gerência-Executiva Centro do INSS do Rio. Os organizadores esperam um público superior a duas mil pessoas.
“Nós buscamos conscientizar as empresas para o cumprimento da Lei de Cotas e sensibilizar, principalmente, os setores de recursos humanos para acabar com possíveis estereótipos ou preconceitos”, afirma o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio, Antônio Albuquerque.
A ação terá a participação de 42 grandes empresas e pretende também inserir reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. “Esperamos receber um bom público e preencher as 1,2 mil vagas no Rio + Inclusivo. Será o maior evento de inclusão social promovido no estado”, explica o gerente-executivo da Gerência Centro do INSS, Flávio Souza.
GRANDES EMPRESAS
Grandes marcas estarão presentes no evento e vão oferecer vagas de emprego na feira de oportunidades. Entre elas, Ambev, Shell, Coca-Cola, Contax, Frescatto, SulAmérica, P&G, Unimed Rio, Oi e TIM, RedeDor, Victor Hugo, Supermercado Mundial, Drogaria Pacheco, PUC-Rio, Angels Vigilância, Concremat, P&G e Ipiranga.
A iniciativa conta também com o apoio da Fecomércio RJ, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab), Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), além do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Cursos com 200 vagas
Durante a feira, o Senac RJ vai oferecer 200 vagas gratuitas de capacitação profissional nos cursos de estoque e armazenagem e de rotinas de escritório, dentro do programa Sem Limite.
“O Rio + Inclusivo é mais uma oportunidade de promover a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Por isso, abrimos as portas para esta iniciativa”, afirma a gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ, Ana Paula Nunes.
Durante o evento serão oferecidos serviços como emissão de carteira de trabalho e palestras ministradas sobre temas de interesse dos participantes, como benefícios previdenciários e orientações para participação em entrevistas e dinâmicas de grupo, com tradução simultânea em Libras.
Na segunda-feira também será o lançado no Rio pelo Ministério do Trabalho e Emprego a “Carteira de Trabalho Digital”. Serviço que permite a emissão do documento informatizado com mais rapidez, segurança e praticidade. Com a novidade, a pessoa conseguirá receber o documento até no mesmo dia.
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que estará na abertura do Rio Mais Inclusivo, também fará o lançamento da carteira de trabalho digital, às 15h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no Centro do Rio.

    Tags: emprego , deficientes

    Nenhum comentário: