terça-feira, 18 de novembro de 2014

Livro ‘Rugby em Cadeira de Rodas – Fundamentos e Diretrizes’


Durante o Campeonato Brasileiro RCR, o árbitro da ABRC Professor Mateus Betanho Campana realizou o lançamento do livro ‘Rugby em Cadeira de Rodas – Fundamentos e Diretrizes’, editado pela Phorte Editora. Como o título indica, aborda a nossa modalidade quadrugby. Além de sua origem histórica, a excelente obra de Mateus Betanho Campana e José Irineu Gorla aborda assuntos referentes as patologias que tornam uma pessoa elegível para a sua prática e as principais regras a serem aprendidas para se dar início à aprendizagem do esporte, que em resumo exige que os atletas tenham deficiência em pelo menos 3 membros (caso de lesão medular, Poe exemplo) ou 4 membros no caso de amputação. A obra também traz informações de grande importância a respeito dos eventos que ocorrem no Brasil e no mundo, e as equipes brasileiras existentes até o momento.
Segundo o professor Mateus Betanho, há capítulos específicos sobre o planejamento dos treinos físicos, a avaliação motora e a classificação dos atletas que é baseada no Teste de banco (teste muscular realizado em toda a extremidade da musculatura superior, além do exame do alcance do movimento, tônus e sensação) e no Teste funcional do tronco (é realizada uma avaliação do tronco e das extremidades inferiores em todos os planos e situações, que pode incluir um teste manual da musculatura do tronco). Na oportunidade, foram repassados uma edição para cada equipe presente no 7º Campeonato Brasileiro RCR, em Vila Velha/ES.
foto_11
Mateus Betanho Campana é Dr em Atividade Física Adaptada pela FEF/Unicamp. Educador Físico do Centro Infantil Boldrini, Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Docente do curso de Bacharelado em Educação Física do Claretiano Centro Universitário. Membro do Grupo de Estudos em Avaliação Motora Adaptada FEF/Unicamp
foto_12
O professor entrega uma edição para cada equipe no Brasileiro de RCR

  • Comitê Paralímpico Brasileiro
  • Rugbi Amistad
  • Arcangeles
  • IWRF

Nenhum comentário: