domingo, 16 de novembro de 2014

America Acessível - Unesco e SDH/PR mobilizam setor das TICs por acessibilidade


12/11/2014
Gestores públicos e representantes do setor da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) iniciam uma série de debates em torno de experiências bem sucedidas em acessibilidade no Brasil e no exterior. O evento América Acessível: Informação e Comunicação para Todos, foi aberto na manhã desta quarta-feira (12), em São Paulo, realizado pela Unesco em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e Prefeitura de São Paulo.
Até sexta-feira (16), participantes promovem debates com a perspectiva da elaboração de uma carta de compromissos para a eliminação das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência na utilização de serviços e equipamentos em informação e comunicação na América Latina.
Para o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira,SDH/PR, é necessário pensar no fortalecimento do desenho universal para que as tecnologias de informação e comunicação atendam a todas as pessoas.
"Estamos falando de um bilhão de pessoas no mundo e 45,6 milhões de brasileiros que necessitam das tecnologias assistivas e das ferramentas de acesso à informação. Importante sobretudo nos espaços virtuais para que pessoas com deficiência sensorial possam ter acesso pleno aos ambientes em que estão submetidas", afirmou.
No âmbito do governo federal, o secretário fez uma menção aos esforços da Ancine de promover a acessibilidade a partir da digitalização das salas de cinema; do processo de adaptação em acessibilidade do site da agência e das ferramentas de consulta pública online da Anatel.
Antônio lembrou ainda da criação do Centro Nacional de Tecnologia Assistiva na Unicamp, que coordena outros 90 núcleos de concepção de produtos de tecnologia assistiva a partir do potencial criativo das universidades e institutos federais; a disponibilização de R$120 milhões à Finep para financiamento de projetos de  inovação em equipamentos assistivos, além da linha de crédito facilitado BB Acessibilidade, que disponibiliza crédito com taxas de juros abaixo do mercado para compra de mais de 250 tipos de produtos assistivos, ações que fazem parte do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Viver sem Limite.
Abertura - Participaram da abertura o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad;  o representante da Unesco no Brasil, LuciAn Muñoz; o diretor da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a Região das Américas, Bruno Ramos; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende e a diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Rosana Alcântara.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: