quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Promessas da Seleção de jovens de atletismo brilham no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares 2014


  
Gabriela Mendonça na prova dos 100m T13
Gabriela Mendonça na prova dos 100m T13
O primeiro dia das provas de atletismo das Paralimpíadas Escolares 2014 teve destaque de integrantes da Seleção Brasileira de jovens. Sob os olhares do técnico-chefe do time nacional, Ciro Winckler, que acompanhou as provas de perto na pista do Ibirapuera, Thalita Simplício, do Rio Grande do Norte, e Gabriela Mendonça, do Mato Grosso do Sul, venceram suas provas com facilidade para ficar com a medalha de ouro. As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Coca Cola, e se estenderão até esta quinta-feira, 27 de novembro, em São Paulo.
Apesar de ser uma competição no fim da temporada, o tempo nos 100m, classe T13 (baixa visão) de Gabriela foi pouca coisa mais alto do que sua melhor marca. Com 12s99, a jovem de 16 anos ficou apenas 11 décimos acima do recorde pessoal. “Cheguei aqui esperando correr acima dos 13 segundos e me surpreendi. Já estou me preparando para o próximo ano, que será bem agitado e preciso estar muito rápida para tentar uma vaga no Parapan de Toronto (CAN) e no Mundial de Doha (QAT). Será um ano decisivo para mim”, disse.
Para Thalita, a marca de 13s08 nos 100m T11 (cego total) era esperada pela rotina que estava levando. A potiguar de 17 anos também encerra a temporada de competições nas Escolares, e faz planos para 2015. “Me preparei demais para este mês e espero responder com resultados bons. Ano que vem quero estar bem rápida para me manter na Seleção. E o segredo para conseguir é treino. Não existe mágica no esporte!”, analisa Thalita.
As duas estão com expectativas positivas para as provas de quinta-feira. Coincidentemente, Gabriela e Thalita têm suas melhores performances nos 400m de suas classes. “Estou agoniada para os 400m. Estou fazendo umas marcas boas nos treinos e quero confirmá-las aqui”, planeja Thalita. “O professor Ciro me recomendou os 400m e estou animada para essa prova”, resume Gabriela.
Goalball
No goalball, o auxiliar técnico da Seleção Brasileira feminina, Jonatas Castro, acompanha de perto a competição escolar. Já no segundo dia do evento, ele listou dois nomes que podem brilhar em um futuro breve: Deborah Prado, de Minas Gerais, e Larissa da Silva, do Rio de Janeiro, ambas de 17 anos.
“Nas Paralimpíadas Escolares, todos têm a mesma idade, e é mais fácil observar atletas que possuem uma qualidade técnica e que tenham liderança dentro quadra. Em Minas Gerais, observei a atleta Deborah e, no Rio de Janeiro, Larissa chamou a minha atenção. São nomes de quem eu aposto para o futuro”, aponta.
Ainda neste ano, está prevista semana de treinamento para a Seleção Brasileira, que será de 7 a 15 de dezembro, em Niterói (RJ). Como o calendário de competições está encerrado, a comissão técnica pretende chamar novos valores visando renovar o grupo. A vinda de Jonatas às Paralimpíadas Escolares serve exatamente para garimpar este tipo de atleta. Visita que traz ainda mais ânimo às competidoras.
“Eu sou nova e a atual seleção está muito forte, mas não custa sonhar. Para estar lá, estou me dedicando muito, mas se não der, com certeza irei para Tóquio-2020″, disse Larissa.
Bocha
A equipe do Rio Grande do Norte foi a grande surpresa da bocha nesta quarta-feira, no Anhembi. A delegação do Nordeste rivalizou com São Paulo e Rio de Janeiro – cujas delegações são maiores – em número de classificados para as fases decisivas da modalidade nas Paralimpíadas Escolares de 2014. Cada estado colocou três atletas no mata-mata, que irá definir os primeiros medalhistas do esporte.
Os potiguares Matheus Maycon (classe BC1), Ingryd Xavier (BC2) e Lucas Dantas (BC4) disputarão ainda na tarde desta quarta as quartas de final de suas respectivas classes para tentar seguir na briga por lugares no pódio. Matheus terá pela frente o sul-mato-grossense Marcial dos Santos, enquanto Ingryd enfrentará Fernando Anacleto, de Minas Gerais. Por fim, Lucas pegará Julia Antonieta, de São Paulo.
A bocha ocorre no pavilhão do Centro de Convenções do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. A disputa das medalhas de ouro e bronze da bocha estão marcadas para ocorrer nesta quinta-feira, 27, último dia de competições. Tênis de mesa e judô também têm seus eventos no mesmo local.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro nas Paralimpíadas Escolares
Rafael Maranhão (rafael.maranhao@cpb.org.br / 61 3031 3016 / 61 8188 0683)
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 9267 2935)
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 3031 3066 / 61 8161 9271)
Ivo Felipe (ivo.felipe@cpb.org.br / 11 97641 9078)
Diogo Mourão (diogo.mourao@mginpress.com.br / 21 98301 0149)

Nenhum comentário: