quarta-feira, 19 de novembro de 2014

DICAS DE COMO ADAPTAR E TORNAR A SUA ACADEMIA ACESSÍVEL

[A-] | [A+]
Cada vez mais o brasileiro está se importando mais com a beleza e cultuando corpos mais bonitos e podemos perceber na quantidade de academias e locais públicos para prática desportiva, assim como em lojas de vendas de produtos naturais e específicos para atletas. O Brasil é um dos países que mais tem academias, se não o maior, e o maior número de praticantes.
O número de deficientes que tem procurado academias para poder se exercitar, ficar com corpos mais bonitos e fazer tratamentos de recuperação de força. Porém a pergunta que não nos deixa calar é:
Será que as academias estão preparadas para receber as pessoas com deficiência?
Uma mulher fazendo musculação
A resposta não é definitiva, mas a maioria das academias não estão preparadas para receber as pessoas com deficiência e as pessoas da terceira idade, que também tem buscado o serviço para poder melhorar a qualidade de vida.
Será que adaptar uma academia tem um custo tão alto ou é tão difícil assim? Essa resposta é não, mas para isso é necessário que os proprietários tenham uma visão do seu negócio e boa vontade para poder oferecer a acessibilidade a todos os seus alunos.
A acessibilidade na academia além de trazer novos alunos, garante a academia conforto para todos os demais alunos, e torna o estabelecimento inclusivo a pessoas com deficiência e a terceira idade. 
Um senhor na terceira idade fazendo musculação

Dicas para adaptar a academia

É muito importante busque apoio profissional de um engenheiro ou arquiteto para efetuar as mudanças estruturais e construções, caso sejam necessárias para que estejam dentro da especificação feita pela ABNT. Vamos as dicas:
Entrada e saida
  1. Na entrada e nas saídas da academia é necessário que tenham rampas ou elevadores nos lugares das escadas e degraus, caso existam.
  2. Caso a academia possua controle de entrada com roletas ou qualquer outro tipo, verificar se existe uma passagem com acessibilidade para as pessoas com deficiências e os equipamentos de controle estão em altura adequada para estas pessoas.
  3. Importante que o balcão de atendimento tenha uma área que facilite a pessoa com deficiência para falar com as pessoas do atendimento.
Banheiros e vestiários
  1. É necessário que a academia possua ao menos um banheiro adaptado ou uma banheiro coletivo que contenha uma área exclusiva para uso de pessoas com deficiência.
  2. O vestiário pode ser o mesmo utilizado por todos os demais alunos desde que possua espaço suficiente para que um cadeirante possa livremente
Aparelhos e profissionais
  1. Apesar de existirem alguns aparelhos adaptados no mercado, a maioria dos equipamentos utilizados pelos alunos em geral pode ser utilizado pelas pessoas com deficiência.
  2. É necessário que a academia tenha um professor formado e habilitado em educação física ou em fisioterapia. As séries e exercícios devem ser determinadas de acordo com a capacidade de cada pessoa.
Acessibilidade interna
  1. É muito importante que a academia tenha espaço suficiente para o trânsito das pessoas com deficiência, então os corredores devem ter as medidas contidas na norma da ABNT 9050 para corredores de acesso.
  2. É interessante que exista orientação para as pessoas com deficiência visual. Apesar de ser um diferencial, poderia manter um cartão de exercícios em braile para o aluno tenha maior autonomia.

Luis Ricardo

Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Nenhum comentário: