quinta-feira, 20 de novembro de 2014

AUTISMO - Can Game é proposta de software multidisciplinar para crianças autistas

Can Game é proposta de software multidisciplinar para crianças autistas
Por Eraldo Guerra
Capa do Jogo Can GameOlá caros leitores, sou Eraldo Guerra, de Recife (PE). Atualmente sou educador da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM) e mestrando no Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife. Foi a partir do mestrado que surgiu minha ligação com o autismo, quando precisava definir uma linha de pesquisa para desenvolver um projeto ou estudo de caso que fosse minha tese de defesa. Assim iniciei minha BUSCA por um tema que tivesse uma importância para mim e uma relevância para sociedade, uma vez que enquanto educador da ETEPAM priorizava desenvolver projetos ou atividades com meus alunos, que promovessem um impacto, seja ele social ou ambiental.
O tema autismo veio por um acaso da vida, pois não tenho parentes ou AMIGOScom autismo, sendo esse um dos principais motivos pelo qual, as pessoas buscamconhecer o assunto. Assim, comecei a ler sobre assuntos relacionados à tecnologia social, ao uso da tecnologia como qualidade de vida, além de casos de uso da tecnologia na área da saúde ou educação. De tantas pesquisas e buscas, acabei encontrando um blog que contava a história de uma menina chamada Carly Fleischmann, sua história de vida mexeu demais comigo. Para quem desconhece, em resumo se trata de uma história de superação: ela foi diagnosticada como uma criança com autismo GRAVE e retardo mental severo. Porém ela acabou contrariando todas as expectativas médicas e gerando questionamentos à Ciência ao mostrar uma evolução inesperada.
leia mais...

Vencedores do 8º Prêmio Orgulho Autista
Movimento Orgulho Autista

Por Fernando Cotta


Saíram os vencedores do Prêmio Orgulho Autista 2012/2013, sua oitava edição. Saiba quem ganhou em cada uma das 15 CATEGORIAS da premiação, que é anual.

Histórico

Desde 2005 o Conselho Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista, formado por pessoas ligadas ao tema de todo o Brasil, busca evidenciar personalidades e instituições que se destacaram de forma significativa na vida de autistas, agraciando-os em diversas CATEGORIAS, conforme suas realizações.

No primeiro momento, os membros do Conselho indicam os concorrentes e apresentam as defesas com o motivo pelo qual essas pessoas/instituições foram incluídas como candidatas. Na segunda fase, os integrantes do grupo votam naqueles que acreditam merecer a homenagem. Naturalmente, os MAIS votados são os vencedores.
leia mais...

Nenhum comentário: