quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Primeiro dia das Paralimpíadas Escolares 2014 tem presença de atletas das seleções de natação e atletismo e do mascote dos Jogos Paralímpicos do Rio


   0   0
Lorena Spoladore, à esquerda, e Talisson Glock, á direita, posam com o mascote dos Jogos do Rio
Lorena Spoladore, à esquerda, e Talisson Glock, á direita, posam com o mascote dos Jogos do Rio-2016
O primeiro dia das Paralimpíadas Escolares 2014 foi bem agitado. Nesta terça-feira, 25, pouco depois das primeiras disputas começarem em São Paulo, alguns dos 600 atletas inscritos tiveram uma experiência diferente das habituais: conheceram o mascote dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, revelado ao público no último domingo, e ainda participaram de um bate-papo com a saltadora campeã do mundo em Lyon (FRA) Lorena Spoladore e com o nadador medalhista de prata no Mundial de Montreal (CAN) Talisson Glock.
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006 com o objetivo de estimular a prática de esportes entre jovens com deficiências e ainda servir de base para os atletas mais novos. Desta forma, começar a edição 2014 mostrando aos inscritos exemplos de esportistas que passaram pelas Escolares e que hoje são referências internacionais foi uma forma de incentivar os mais novos.
“Ficamos orgulhosos em organizar um evento esportivo como este. Estamos deixando cada vez melhor e a prova é a segunda participação de uma delegação britânica [participaram pela primeira vez no ano passado]. E o nosso esforço é deixar mais competitiva e mais atraente para vocês, atletas”, disse Andrew Parsons, presidente do CPB, que abriu o evento ao lado do vice-presidente da Coca-Cola para os Jogos Rio 2016, Flávio Camelier.
Durante o encontro, os competidores mais novos ouviram as histórias de Talisson e Lorena nas Paralimpíadas Escolares. “Aos 13 anos competi pela primeira vez nas Escolares e notei que era atleta que eu queria ser. Senti o clima de competição, o arrepio e gostei da sensação”, contou Lorena. “É importante saber como funciona um evento esportivo grande. Se o atleta se sentir bem aqui [Paralimpíadas Escolares], vai saber se comportar em campeonatos nacionais”, completou o nadador Talisson.
Os presentes puderam ainda interagir com os dois jovens integrantes das seleções principais de natação e atletismo, respectivamente. Entre as perguntas dos jovens inscritos para a edição 2014 estavam as dificuldades que enfrentaram na carreira, a rotina de treinamento de um profissional e a sensação de representar o país nas grandes competições do mundo.
Logo após o bate-papo, foi a vez de o mascote dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 entrar em cena. Ainda sem um nome – foi revelado ao mundo no domingo -, a criatura mágica, que é uma mistura de todas as plantas das florestas brasileiras, dançou e posou sorridente para fotos. Depois, circulou pelo Centro de Exposições Anhembi (local do encontro e de competições).
As Paralimpíadas Escolares 2014 contam com o apoio da Coca-Cola e a participação de 600 atletas de 12 a 17 anos de 24 estados brasileiros, do Distrito Federal e da Grã-Bretanha. A competição tem disputas em sete modalidades: atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro nas Paralimpíadas Escolares
Rafael Maranhão (rafael.maranhao@cpb.org.br / 61 3031 3016 / 61 8188 0683)
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 9267 2935)
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 3031 3066 / 61 8161 9271)
Ivo Felipe (ivo.felipe@cpb.org.br / 11 97641 9078)
Diogo Mourão (diogo.mourao@mginpress.com.br / 21 98301 0149)

Nenhum comentário: