quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Palestra de Yohansson Nascimento em centro profissionalizante inspira atletas paralímpicos de Fortaleza

   0   0
yohanssonMedalhista paralímpico e mundial, Yohansson Nascimento viveu uma emoção diferente nesta quinta-feira, 12, em Fortaleza. A cidade sedia entre os dias 14 e 16 a terceira e última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Mas, antes, houve tempo para que a referência do atletismo paralímpico brasileiro passasse um pouco da sua experiência para atletas locais.
Yohansson foi palestrante no Centro Profissionalizante de Esporte e Capacitação da Pessoa com Deficiência, estrutura que conta com aporte do Governo do Estado do Ceará. Assim, teve contato com jovens e praticantes de diversas modalidades paralímpicas.
“Foi um evento muito bacana. Deu para ver que ali tinham muitos atletas e fiquei à disposição deles. Isso é sempre algo muito satisfatorio”, disse Yohansson Nascimento após a palestra, que durou cerca de duas horas e contou com questões dos atletas para ele.
Pouco antes da fala de Yohansson, houve uma apresentação de atletas de taekwondo adaptado que treinam no centro. Eles demonstraram a modalidade, que tentará entrar no programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. A decisão do Comitê Paralímpico Internacional será revelada no início de 2015.
“É muito bom poder ter contato com caras como o Yohansson. Pratico o atletismo também, então sempre tive a curiosidade de conhecer os atletas de ponta. São poucas as oportunidades que temos, mas é legal ver alguém humilde e batalhador como ele”, afirmou Joselino de Andrade, que pratica provas de campo.
Ainda nesta quarta-feira, Yohansson também será palestrante na Faculdade Geral de Fortaleza. O evento ocorrerá a partir das 19h (horário local). Nesta sexta-feira, 14, haverá mais três participações de atletas paralímpicos em Fortaleza. Às 13h, Susana Schnarndorf e Camille Rodrigues dão palestra na Escola José Dias Macedo. Em seguida, às 15h, Andre Brasil falará no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Por fim, às 16h30, Phelipe Andrews dará palestra na Escola Santo Afonso.
Todos os eventos fazem parte de ações da semana do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação. As competições de natação em Fortaleza serão disputadas no Náutico Atlético Cearense. O atletismo e o halterofilismo terão como sede a Universidade de Fortaleza.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no Circuito Caixa Loterias, em Fortaleza
Ivo Felipe (ivo.felipe@cpb.org.br)
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br)

Nenhum comentário: