quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pesquisa sobre acessibilidade no transporte aéreo

Responda ao questionário e participe!


ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - Brasil
Brasília, 10 de novembro de 2014 – Na última década tem sido mais fácil e muito mais comum viajar de avião do que há anos atrás. Nesse contexto, faz-se necessário observar que a dignidade, a segurança e o conforto de passageiros com deficiência sejam garantidos durante as viagens aéreas.

Com interesse em aprimorar a acessibilidade no transporte aéreo público no Brasil, a ANAC propôs o projeto ‘Pacto pela Acessibilidade’, buscando uma construção participativa de soluções para as situações que podem afetar a Pessoa com Deficiência-PcD durante sua viagem aérea.

Para isso, precisamos que você responda esta pesquisa para podermos entender como o passageiro vê a acessibilidade no Transporte Aéreo. A ANAC pretende planejar a fiscalização da acessibilidade com base nas informações obtidas por meio desta pesquisa. A ideia é levar em consideração a máxima: “Nada sobre nós, sem nós!”

A Pesquisa está dividida em duas partes e poderá ser respondida até o dia 30/11. A Parte I contém um Questionário Sócio-Econômico e a Parte II é formada por um Questionário de Análise.

O Questionário Sócio-Econômico tem a finalidade de identificar o perfil do Questionado (tipo de deficiência, cidade de residência etc), mas sem a identificação pessoal do indivíduo.

O Questionário de Análise tem o objetivo de captar a percepção do usuário sobre a qualidade da acessibilidade no Transporte Aéreo. Os itens referem-se aos dispositivos da Resolução de Acessibilidade da ANAC (Resolução nº. 280/2013), que as empresas aéreas e os operadores dos aeroportos devem obedecer.

Pode ser que você não seja PcD, mas mesmo assim pode responder este questionário, pois pode ter conhecimento sobre o tema ou relacionar-se com PcD.

Sabemos que o questionário é extenso e exige atenção e tempo, mas você pode interromper, salvando o que já respondeu para continuar de onde parou. Lembramos que a sua dedicação irá nos ajudar a melhorar a acessibilidade na aviação para todos os PcD, por isso ela é tão importante!

Caso você não tenha um computador ou acesso à Internet ou ainda precise de alguém para ler o documento para você, venha até a sede da ANAC que o ajudaremos. A sede fica no endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 09, Lote ‘C’, Torre A, 6º andar (GGAF), Ed. Parque Cidade, Brasília/DF.

Caso tenha dúvidas, você pode encaminhá-las para o seguinte e-mail: geop@anac.gov.br

Dedique um pouco do seu tempo para este projeto, pois ele foi feito para melhorar a sua vida e a de muitos outros!

O link para a pesquisa é o seguinte: https://pt.surveymonkey.com/s/AnacPesquisaAcessibilidade

http://svy.mk/1zAItlt (link em sua forma reduzida)

https://www.facebook.com/pages/ANAC-Ag%C3%AAncia-Nacional-de-Avia%C3%A7%C3%A3o-Civil/157025981024380 (link para Facebook)

Nenhum comentário: