segunda-feira, 10 de março de 2014

Primeiro brasileiro em Jogos Paralímpicos de Inverno, Aranha é 15º

Primeiro brasileiro em Jogos Paralímpicos de Inverno, Aranha é 15º

Sochi (Rússia)
Fazendo história no paradesporto nacional, Fernando Aranha se tornou, neste domingo, o primeiro brasileiro a competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Na edição deste ano, que está sendo realizada em Sochi, na Rússia, o atleta ficou em 15º lugar entre 21 competidores na prova dos 15km do esqui cross-country.
Sexto atleta a largar, Fernando completou o percurso em 49min31s4. O pódio da disputa foi dominado pelos anfitriões. Entre eles, quem ocupou o lugar mais alto foi Roman Petushkov, que fez 40min51s6. A prata ficou com Irek Zaripov (41min55s1), enquanto Aleksandr Davidovich faturou o bronze (42s08s6).
Divulgação
Fernando Aranha ainda competirá em outras duas provas em Sochi (Foto: Márcio Rodrigues/CPB/MPIX)
Com sensação de dever cumprido, o brasileiro comentou sobre a prova e aprovou seu resultado.
“A prova foi sofrida, mas muito divertida. Cai umas cinco, seis vezes no percurso, mas o ritmo estava bom. O tempo estava quente, gostoso. Também gostei da posição em que larguei. Tinha gente para eu correr atrás, e tinha gente na minha cola. Ou seja, tive muita motivação para buscar meu melhor resultado. A ficha caía toda vez em que via as pessoas gritando. Era fantástico. Comecei a sentir o peso de um evento dessa magnitude. Estou me sentindo muito feliz”, comentou o atleta.
Cadeirante por conta de uma poliomielite, o brasileiro competiu com uma cadeira equipada com um par de esquis. Apesar de já ter conquistado um grande feito, Aranha ainda competirá em Sochi no sprint de 1km, na próxima quarta-feira, e a prova de 10km, no domingo. O outro atleta do País que estreará na Rússia é André Cintra, que competirá no snowboard, na sexta-feira.

Nenhum comentário: