domingo, 16 de março de 2014

B Touch: evolução na tecnologia de aparelhos celulares para deficientes visuais

Posted: 16 Mar 2014 01:13 PM PDT
A tecnologia deve ser muito mais que uma forma de consumo. E, no mercado acirrado de celulares, o fato é que existe um deles que é muito bacana para os deficientes visuais. Até porque, como forma certa de se agir, o mundo está cada vez mais pautado nos direitos humanos e na inclusão, de modo que todos os públicos devem ser agraciados. 

Sendo assim, visando ampliar a comunicação dos cegos com seus amigos, familiares, ambiente de trabalho, entre outras, é que foi criado o B Touch. Esse aparelho, que é de simples manejo, possui uma tela tátil que facilita o processo e que possui mecanismos que fazem o deficiente visual se comunicar com mais facilidade. 

Há, na estrutura do celular, um sistema que permite o reconhecimento de voz de seu dono. Seja bem como for, a questão é que ainda não sabemos se esse produto será feito em grande escala, o que seria um grande avanço para o mundo da tecnologia e para a ajuda para os deficientes visuais, melhorando assim sua qualidade de vida.

Uma curiosidade que vale a pena comentar é que esse aparelho digital foi inventado pelo designer chinês Zhenwei You. E, mais do que isso, o bacana é que, ao passar o aparelho celular sobre um livro, o mesmo traduz o livro em braile, oferecendo assim várias possibilidades de leituras para os clientes e donos do B Touch.

Na internet, por sua vez, há vídeos que mostram o funcionamento e a dinâmica do celular para cegos que, aos poucos, procura ganhar ainda mais terreno  no mercado mundial de celulares.

Esse é, sem dúvida alguma, um grande aliado para os deficientes visuais que, verdade seja dita, há muito estavam desamparados em termos de celulares e dispositivos moveis então criados exclusivamente para suas necessidades e demandas. Agora só nos resta esperar para ver se mais esta novidade irá surpreender um público cada vez mais exigente por tecnologia.

Nenhum comentário: