terça-feira, 11 de março de 2014

ARTIGO UNICAMP - DANÇA EM CADEIRA DE RODAS E PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO DA MENINA LAURA

DANÇA EM CADEIRA DE RODAS E PARALISIA CEREBRAL: 
ESTUDO DE CASO DA MENINA LAURA

http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/386/298






Fernanda Silva
Bruna Araújo Carvalho
Álvaro Rego Millen Neto

Resumo
O estudo analisa as possibilidades da dança com cadeira de rodas enquanto recurso auxiliar para o
desenvolvimento dos aspectos afetivo social, cognitivo, psicomotor e terapêutico de uma criança com
Paralisia Cerebral. Para tal, foi realizado um estudo de caso de uma menina (Laura) com nove anos de
idade.
Os dados foram coletados através de entrevistas e um diário de campo.
Suas análises permitem as seguintes considerações: o interesse deliberado de Laura, o apoio da família e o acompanhamento de Profissionais especializados foram fundamentais para o projeto de dança; sua inclusão em uma escola municipal regular reafirmou as possibilidades da inclusão educacional, desde que se atenda às necessidades didático-metodológicas e estruturais para tal;
 Laura demonstrou nítida progressão em aspectos motores, tais como subir na cadeira de rodas ou fazer movimentos de dança de forma autônoma;
o desenvolver das aulas de dança desencadeou uma notável contribuição em sua auto-estima.

Palavras-Chave

Paralisia Cerebral; Dança em Cadeiras de Rodas; Inclusão Social.


DANCE WITH WHEELCHAIR AND CEREBRAL PALSY: STUDY OF CASE OF THE LAURA
GIRL

Fernanda Silva
Bruna Araújo Carvalho
Álvaro Rego Millen Neto

Abstract
The study it analyzes the possibilities of the dance with wheelchair while auxiliary resource for the
development of the aspects social affective, cognitive, psychomotor and therapeutical of a child with
Cerebral Palsy. For such, a study of case of a girl (Laura) with nine years old was carried through. The
data had been collected through interviews and a field daily.
Its analyses allow the following considerations: the deliberate interest of Laura, the support of the family
and the accompaniment of specialized professionals had been basic for the dance project; its inclusion in
a municipal regular school reaffirmed the possibilities of the educational inclusion, since that if it takes
care of to the structural necessities didactic-methodological and for such; Laura demonstrated clear
progression in motor aspects, such as to go up in the wheelchair or to make movements of dance of
independent form; developing of the dance lessons unchained a notable contribution in its auto-esteem.

Key-Words

Cerebral Palsy; Dance With Wheelchair; Social Inclusion.

Nenhum comentário: