sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Internacional da Síndrome de Down


Um Príncipe sonhador

Hoje também se faz homenagem as pessoas com da síndrome de Down, desde 2006, após proposta da Down Syndrome International, uma organização filantrópica inglesa. Em suas vidas de permanente superação, embora limitados por sua condições congeniais, essas encantadoras criaturas, as quais sempre associo com o afeto natural e a permanente alegria, nasceram para nos dar lições. Seus grandes esforços e sensibilidade têm revelado dotes artísticos que podem ser invejados por muitos daqueles que se consideram “normais”. Como o poeta escolhido pelo Banco da Poesia, aluno de uma APAE, que percebe o que é a linguagem poética e com ela se expressa no singelo poema aqui publicado. O autor tem, hoje, mais de 30 anos, embora seu desenvolvimento mental, segundo seus professores, seja comparável ao de uma pessoa de 15 anos. E não é fantástico e invejável ter sempre 15 anos?

ILUSÕES DO AMANHÃ

Por que eu vivo procurando um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você.
Eu quero apenas viver, se não for para mim que seja pra você.
Mas às vezes você parece me ignorar, sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.
Se a vida dá presente pra cada um,
o meu, cadê?
Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Talvez eu seja um tolo,
Que acredita num sonho.
Na procura de te esquecer,
Eu fiz brotar a flor.
Para carregar junto ao peito,
E crer que esse mundo ainda tem jeito.
E como príncipe sonhador…
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.
Príncipe Poeta (Alexandre Lemos – APAE)

Nenhum comentário: